TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cerimonial e Protocolo

Por:   •  12/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  2.930 Palavras (12 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 12

ETEC FERNANDO PRESTES

ANA LAURA MORAES, BRUNA P. CAMARGO, NATHALIA TONET

CERIMONIAL E PROTOCOLO

Precedência, posse de presidente, visitas oficiais, falecimentos, condecorações.

SOROCABA

2019

ANA LAURA MORAES, BRUNA P. CAMARGO, NATHALIA TONET

CERIMONIAL E PROTOCOLO

Precedência, posse de presidente, visitas oficiais, falecimentos, condecorações.

                                                                                   Trabalho apresentado no curso de Eventos

                                                                                   da Escola técnica ETEC Fernando Prestes

                                                         Orientador (a): Selma Pedra

SOROCABA

2019

SUMÁRIO

RESUMO                                                                                                              4 e 5

REFERÊNCIAS                                                                                                         6

INTRODUÇÃO                                                                                                           7

DESENVOLVIMENTO                                                                                      8 à 16

CONCLUSÃO                                                                                                         17

RESUMO

Este instrumento mostra como planejar, organizar e administrar os eventos, de maneira a destacar, sequencialmente, a uniformização, a beleza, a sensibilidade e o encanto que podem tocar o emocional do espectador, dando impressão de planejamento e ordem.

No Brasil, ainda vigora o Decreto no 70.274, de 9 de março de 1972, o qual aprova as normas de cerimonial público e a ordem geral de precedência, que deverão ser observadas nas solenidades oficiais realizadas na capital da República, nos estados, nos territórios federais e nas missões diplomáticas do Brasil.

Obviamente, torna-se patente a atualização do citado decreto, principalmente quanto à ordem de precedência, tendo em vista as novas atribuições estabelecidas pelas gestões de governo. Ademais, o referido decreto presidencial começou a ser cumprido na época em que o regime militar estava implantado no Brasil. Em razão disso, os eventos seguiam um rigor maior.

Ocorre que, naquela época, devido ao regime militar, as cerimônias tinham outro perfil, e acreditava-se que, no órgão público, não se deveria trabalhar a imagem, pois se evitava mostrar a cara da instituição.

Nos últimos anos, a esfera do governo tende no que diz respeito às regras e às formalidades do cerimonial público, à sensibilidade, à flexibilidade e, principalmente, ao bom senso.

Atualmente, vive-se outra política, em que a principal preocupação não é excluir completamente da divulgação os atos da instituição, é, antes, mostrar boa imagem. Embora isso não queira significar negligência ou falta de zelo, enfoca-se a necessidade de sensibilizar os procedimentos, com responsabilidade, disciplina e qualidade, para que tudo resulte em firmar a imagem da organização.

Apesar da importância de se levar em conta a simplicidade nos eventos, não se deve desconsiderar que protocolo, cerimonial e etiqueta são, imprescindivelmente, as bases para a realização de cerimônias.

Protocolo e cerimonial englobam normas, ritos e pompas: “protocolo, cerimonial e etiqueta são o cerne de qualquer evento público ou empresarial, dando-lhes forma e conteúdo”. (MEIRELES, 2002, p. 23).

Nos dias atuais, ainda é escassa obra a respeito de cerimonial, protocolo e etiqueta. Portanto, mesmo quem se mantém por mais tempo na área de cerimonial, depara-se com questões que, muitas vezes, recebem multiplicidade de respostas, como, por exemplo: Como compor uma mesa par? Aplaude-se após a execução do Hino Nacional? Onde o anfitrião deve sentar-se? Que traje usar? Qual o papel do mestre de cerimônias? Que fazer com as autoridades retardatárias? Como fazer um roteiro de solenidade?

Para tanto, apresentam-se a seguir os procedimentos necessários para a realização de uma solenidade com sucesso, desde o planejamento estratégico até a avaliação final.

REFERÊNCIAS

https://pt.wikipedia.org/wiki/Posse_do_presidente_do_Brasil

https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=jyFnDwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT18&dq=+Cerimonial+empresarial+&ots=TvC75VEmWk&sig=2WnlKDuvtHav5fvPosv4S_gR1qY#v=twopage&q&f=false

https://blog.grupo-pya.com/pt-br/manual-de-protocolo-empresarial-conteudos-e-passos-de-elaboracao/

INTRODUÇÃO

De acordo com cada tipo de evento, o cerimonial diz respeito às formalidades exigidas em certo acontecimento, de acordo com uma ordem pré-estabelecida. Já o protocolo, trata-se de uma parte do cerimonial, estabelecendo as normas para a boa condução do evento, seja ele uma reunião, um curso, inauguração e até mesmo uma palestra.

Ainda que seja mais comum perceber essas normas em eventos extremamente formais, o cerimonial e protocolo se ajustam segundo as características de cada tipo de evento e, consequentemente, ao seu conjunto de itens necessários, como a ordem de procedência.

CERIMONIAL

O cerimonial foi criado com objetivo de organizar um evento com um conjunto de normas estabelecidas. E ele é quem dita á ordem hierárquica para determinar as regras de conduta em eventos. Uma cerimônia bem-sucedida irá refletir a organização do governo, da prefeitura, da empresa ou de uma instituição.

Nos dias atuais existem decretos, regras, normas e leis para que o protocolo seja seguido. Cada evento tem um cerimonial a ser cumprido.

Segundo a escritora Marina Martinez Nunez o conceito de cerimonial é um conjunto de diretrizes preestabelecidas que precisa ser conhecido e observado em eventos oficiais ou especiais, sendo o indicador de como as pessoas devem se comportar no convívio social formal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com