TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito De Empresa

Dissertações: O Conceito De Empresa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  1.086 Palavras (5 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 5

O AMBIENTE DAS EMPRESAS

CAPÍTULO 4

O ambiente representa todo o universo que envolve a empresa, é tudo aquilo que está situado fora dela. O ambiente é a própria sociedade que é constituída de outras empresas e organizações, fornecedores, clientes, concorrentes, agências reguladoras, entre outras. As empresas não vivem isoladas, mas funcionam dentro de um contexto do qual dependem para sobreviver e crescer. É do ambiente que as empresas obtêm recursos e informações necessários para a subsistência e o funcionamento, que estão sempre passando por intensas mudanças e transformações.

As empresas são organizações inventadas pelo homem para se adaptarem continuamente às mutáveis circunstâncias ambientais, a fim de alcançar objetivos.

Características das empresas bem-sucedidas:

• São lucrativas;

• Alcançam longevidade;

• São saudáveis;

• São inovadoras;

• São flexíveis;

• São admirados;

• Têm identidade própria;

• São os melhores lugares para se trabalhar;

• Produzem retorno para todos os Stakeholders.

MAPEAMENTO AMBIENTAL

O ambiente é um contexto externo que apresenta uma enorme e complexa variedade de condições extremamente variáveis, dinâmicas e mutáveis, difíceis de serem abordadas no seu conjunto ou analisadas com clareza e objetividade. A empresa necessita constantemente mapear seu espaço ambiental. O mapeamento ambiental se esbarra em três dificuldades: seleção ambiental, percepção ambiental e os limites da empresa.

• Seleção Ambiental

As empresas não conseguem absorver e compreender todas as condições variáveis e mutáveis de uma só vez, pelo fato de algumas delas estão sujeitas a várias influências que as empresas não podem sequer visualizar, entender, prever ou controlar. As empresas selecionam seus ambientes e passam a visualizar seu mundo exterior apenas naquelas partes escolhidas e selecionadas desse enorme conjunto. Esse reducionismo permite compreender uma pequena amostra do ambiente capaz de ser interpretada pela empresa.

• Percepção Ambiental

As empresas percebem subjetivamente seus ambientes de acordo com suas expectativas, experiências, desafios, convicções e motivações. Um mesmo ambiente pode ser percebido e interpretado diretamente por duas ou mais empresas. A percepção ambiental depende muito daquilo que cada empresa considera relevante no seu ambiente.

Consonância e Dissonância

Existe consonância quando as presunções da empresa a respeito de seu ambiente são confirmadas na prática e no cotidiano. Com isso, seu comportamento está de acordo com suas presunções. Para manter a consonância com o ambiente e coerência com seu comportamento, as empresas adotam como informação de referência o resultado da elaboração lógica de outras informações anteriores tomadas como reais e verdadeiras. Se a comparação revela algum forte desvio ou incoerência, a empresa tende a restabelecer o equilíbrio desfeito, seja modificando suas crenças anteriores ou desacreditando na nova informação recebida.

Limites ou Fronteiras

Os limites ou fronteiras entre a empresa e ambiente podem ser definidos em termos de espaço (prédios, edifícios, instalações, áreas físicas, terrenos), em termos de tempo (horário de trabalho, turnos de atividade), em termos de valores e atitudes de seus empregados (quando eles se identificam com as regras e regulamentos internos da empresa), em termos legais (o que é propriedade da empresa e o que não é), em termos fiscais (o que é definido como “território” da empresa e o que não é), como também podem ser definidos por meio de uma infinidade de outras abordagens diferentes.

AMBIENTE GERAL

As empresas vivem em um mundo humano, social, político e econômico em constante mudança. O ambiente geral, que é comum a todas em empresas e as influencia de maneira genérica e o ambiente de tarefa, que é ambiente de tarefa, que é o ambiente específico e imediato de cada empresa.

Variáveis do Ambiente Geral

O ambiente geral é constituído por um conjunto complexo de variáveis que atuam de maneira dinâmica e interativa formando um campo de forças.

1. Variáveis Tecnológicas: A tecnologia envolve a soma total dos conhecimentos acumulados a respeito de como fazer as coisas: incluem invenções, técnicas, aplicações, patentes, desenvolvimento, entre outros.

2. Variáveis Políticas: As variáveis políticas incluem o clima político e ideológico geral que o governo pode criar e a estabilidade ou instabilidade política e institucional do país, uma vez que esses fatos repercutirão consideravelmente no comportamento das empresas.

3. Variáveis econômicas: Em nível nacional, as variáveis econômicas podem ser permanentes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com