TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crack na Sociedade

Por:   •  19/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  792 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO........................................................................................................6

4      REFERÊNCIAS................................................................................................................7



  1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como finalidade apresentar o tema: O enfrentamento do problema do crack no contexto da saúde pública. Através de pesquisas realizadas podemos visualizar a situação e a luta da sociedade, da família para combater este grande vício que a cada dia está afetando e levando a morte grande parte da sociedade. Nele é possível identificar entidades de ajuda apropriada para recuperação de dependentes químicos.


2 DESENVOLVIMENTO

      O ministério da saúde vem tratando a dependência química como uma questão que envolve diversos fatores da vida do individuo, por isso a inserção do trabalho das organizações sociais atuam em sintonia com a política de saúde mental. Temos que oferecer um novo projeto de vida ao dependente químico, pois a relação com a droga condiz com o lugar onde ele vive, com o espaço social, a sua condição na família. Isso exige serviços de saúde diferentes para situações diferentes.

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS) é um serviço específico para o cuidado, atenção integral e continuada às pessoas com necessidades em decorrência do uso de álcool, crack e outras drogas.

Seu público específico são os adultos, mas também podem atender crianças e adolescentes, desde que observadas às orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Os CAPS oferecem atendimento à população, realizam o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários pelo acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários. Os CAPS também atendem aos usuários em seus momentos de crise, podendo oferecer acolhimento noturno por um período curto de dias. E também apóia usuários e famílias na busca de independência e responsabilidade para com seu tratamento.

Os projetos desses serviços, muitas vezes, ultrapassam a própria estrutura física, em busca da rede de suporte social, que possam garantir o sucesso de suas ações, preocupando-se com a pessoa, sua história, sua cultura e sua vida cotidiana.

Em nossa região o CAPS deu início nas atividades do centro junto às escolas, colocando a disposição das entidades e educandários palestram com profissionais de prevenção ao uso de drogas, ressaltando a possibilidade do tratamento.

Com relação à campanha contra o crack realizada no ano passado com empresas e entidades, a coordenadoria avaliou como positivo o trabalho e destacou que com este processo as pessoas tomaram consciência do que as drogas fazem com o organismo das pessoas, e a destruição da família como um todo. Foi ressaltado que já passaram centenas de pessoas junto ao CAPS para realização de tratamento, mas muitos desistem ao longo do processo. O importante é que as famílias se unam na recuperação dos pacientes e contribuam, estimulando o tratamento, pois assim serão possíveis resultados positivos. Atualmente os tratamentos disponíveis auxiliam os pacientes a iniciar e manter o processo de abstinência,  envolvem a psicofarmacologia, a terapia individual e em grupo, grupos de auto-ajuda. Essa doença não tem cura, pois em qualquer oportunidade de recaída o indivíduo estará em alto risco de voltar a consumir a droga na mesma freqüência e intensidade anteriores a abstinência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com