TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Crescimento da Igreja no Seculo XX

Por:   •  25/11/2016  •  Resenha  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  420 Visualizações

Página 1 de 4

Seminário de Educação Cristã

Alunas: Andréa Claudia  e Abinair Teixeira

2º ano

Profª. Bueno

Disciplina: Histórias das Missões

É necessário fazer uma reflexão sobre alguns acontecimentos, para entendermos a Influencia do Crescimento da Igreja no Século XX.

No século XX o mundo estava voltado a um pensamento modernista muito forte, o avanço rumo a um futuro de paz e justiça, onde a ciência explicaria tudo e que o homem não precisaria de Deus. Foi um período que as pessoas passaram a crer na ciência, no nacionalismo, na politica entre outros.

Em 1906 surge o Movimento Pentecostal, com gritos estranhos e pronunciando coisas que aparentemente nenhum mortal em seu juízo normal pudesse entender, seus devotos se colocam em um estado de louca euforia quando se entregam ao fervor pessoal.

Em 1920, as igrejas conservadoras de toda a América se reuniram dando origem ao Movimento Fundamentalista.

1921- Inicio das transmissões do primeiro programa radiofônico cristão onde KDKA foi a primeira emissora de rádio dos EUA e carecia de programação. Decidiram assim transmitir um culto de alguma igreja em um domingo pela manhã.

1949 – Grande Cruzada Billy Graham em Los Angeles.

Considerado por muitos “O Grande Evangelista do século XX” Billy Graham levava multidões a ouvir a Palavra de Deus. Ninguém foi tão “jeitoso” no planejamento e realização de cruzadas como Billy Graham.

Em meados de 1958 – 1959 os conservadores da época confundiram os protestantes com comunistas passaram a persegui-los. Escolas evangélicas foram fechadas, igrejas destruídas, bíblias e hinários foram queimados e mais de 100 pessoas foram martirizadas por sua fé. As pessoas que pregavam o evangelho foram ameaçadas.

1960 – Renovação Carismática em Igrejas Tradicionais.

O movimento não foi estabelecido como um ramo da igreja pentecostal e encontrava lugar dentro de denominações tradicionalmente não pentecostais. Entre os protestantes, iniciou-se em 1960 e entre os católicos romanos, em 1967.

1962 – Concílio Vaticano II

Ao iniciar-se o Concílio Ecumênico Vaticano II, tornou-se mais evidente do que nunca que a verdade do Senhor permanece eternamente. O Concílio Vaticano II abriu o diálogo com as outras Igrejas Cristãs, num espírito ecuménico, e possibilitou um relacionamento tolerante com as outras religiões, numa tentativa de facilitar a paz no mundo.

O século XX foi marcado profundamente pelo movimento pentecostal. O mais essencial do pensamento pentecostal é o batismo com Espírito Santo, falar língua estranha, profecia, visão e revelação. Exorcismo, curas, milagres, arrebatamento (êxtase), barulho, oração gritante, jejum e vigília na igreja e no monte fazem parte do pensamento pentecostal.

Na segunda metade dos anos de 1970 surgiu neopentecostalismo. Cresceu, ganhou visibilidade e se fortaleceu no decorrer das décadas seguintes. A Universal do Reino de Deus (1977, RJ), a Internacional da Graça de Deus (1980, RJ), a Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra (1976, GO) e a Renascer em Cristo (1986, SP), fundadas por pastores brasileiros, constituem as principais igrejas neopentecostais do país. No plano teológico, caracterizam-se por enfatizar a guerra espiritual contra o Diabo e seus representantes na terra, por pregar a Teologia da Prosperidade, difusora da crença de que o cristão deve ser próspero, saudável, feliz e vitorioso em seus empreendimentos terrenos, e por rejeitar usos e costumes de santidade pentecostais, tradicionais símbolos de conversão e pertencimento ao pentecostalismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com