TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde

Por:   •  20/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  643 Palavras (3 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 3

MINISTÉRIO DA SAÚDE [pic 1]

CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

CURSO TÉCNICO SAÚDE COM AGENTE - ACS

Disciplina 21 - Cuidado, Educação e Comunicação em Saúde

ACS: THIAGO MOREIRA DA SILVA E EDINEIDE COSTA DE SOUSA QUEIROZ

Turma:  ACS-2391

Preceptora: MARIA PRISCILA FIGUEIREDO ANGELIM NEVES

ORÓS - CEARÁ

2023

ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE

Tema: Desafios Sociais e Familiares Enfrentados por Mães e Crianças com TEA.

Autismo é uma palavra originária do grego “autos”, que significa “próprio ou de si mesmo”. Consiste em um distúrbio neurológico que se manifesta na infância, acarretando atrasos no desenvolvimento de interação social e aprendizagem dos indivíduos afetados. Não há uma causa definida para o autismo.

Esse transtorno leva ao atraso no desenvolvimento infantil, interferindo na socialização, comunicação e imaginação. A manifestação acontece até os três anos de idade.

Essa ação contribui para que o tema seja amplamente debatido em diferentes contextos sociais e familiares. Focados no bem-estar de pessoas com TEA e seus cuidadores e assim ajudar a desmistificar a visão sobre indivíduos problemáticos criada por anos nos mais diversos contextos que essas pessoas estão inseridas.

Como o autismo ainda não é amplamente conhecido em seus detalhes, esse diagnóstico pode levar à não aceitação da família. Aquilo que não é plenamente compreendido pode causar medo e o medo leva muitas vezes à rejeição.

Então a dificuldade do TEA se soma ao desamor e à falta da ajuda necessária para o desenvolvimento dessas pessoas. A inclusão dos autistas na sociedade se inicia no seio familiar. 

   PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE:

  • Tema: Desafios Sociais e Familiares Enfrentados por Mães e Crianças com TEA.
  • Público-alvo:  Mulheres mães e autistas cadastrados na Unidade no total de 10 pessoas.
  • Previsão de data e tempo de realização: dia 17/04/2023, às 08h e com duração de 1 hora.
  •  Materiais a serem utilizados: Caneta, lista de presença e folha para anotações, celular para o registro, sucos de abacaxi e manga, bolo, cartaz, guardanapos de papel, copos descartáveis e lembrancinhas.
  • Recursos necessários: Sala de Reunião, cadeiras, mesa, iluminação.
  • Responsável pela atividade: ACS: Thiago Moreira da Silva e Edineide Costa de Sousa Queiroz.
  • Metodologia: preparar o local da atividade, organizar cadeiras em roda, acolher as pessoas convidadas que chegaram, solicitar assinatura na lista de presença; iniciar a atividade agradecendo a presença, e explicando o objetivo do encontro. Em seguida, falaremos sobre o tema brevemente. Pedir autorização para tirar fotos e gravar vídeos, para fins de registro da ação; iniciar o encontro para isso:
    1º passo: Nesse momento nós ACS sintetizamos o que seria falado da temática com relação a todos os desafios enfrentados constantemente por elas perante a família como toda a sociedade e mostrando que começa assim pelo fortalecimento e organização entre elas para a luta dos direitos deles.
    2º passo: Foi convidada a Psicóloga Eduarda do NASF para uma maior contextualização sobre os principais conceitos e estratégias no combate ao preconceito do Autismo e uma e sanando algumas dúvidas referente a temática se colocando à disposição para qualquer demanda das participantes mesmo com toda a sobrecarga de atendimento a esses profissionais no âmbito do município.

3º passo (avaliação): A população assistida teve a possibilidade de discutir sobre sua realidade sendo bastante participativa com perguntas pertinentes aos assuntos, demonstraram anseio por uma melhoria de vida perante a sociedade. Mesmo com uma quantidade de faltantes que demonstra uma certa fragilidade na participação mais engajadas na lute também por direitos desse público necessitando de uma maior participação delas através dessas informações e um maior apoio social e multisetorial. Todos os tópicos propostos foram executados com sucesso concluído com uma dinâmica que trazia a verdadeira importância da união delas para suportarem as grandes adversidades que enfrentam diariamente tanto no contexto social e familiar e assim, nosso serviço de educação em saúde continue nesse caminho, o caminho da disseminação de informações relevantes para o individual e coletividade em nossas comunidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (80.2 Kb)   docx (198.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com