TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Curso Superior Recursos Humanos

Por:   •  4/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.045 Palavras (17 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

        Faculdade Anhanguera Valparaiso

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Recursos Humanos

MATHEUS ALVES ANTUNES
RA: 30681976









PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI






Valparaíso- GO
2022

MATHEUS ALVES ANTUNES
RA: 30681976

Produção textual com apresentado como requisito para aprovação no curso de Recursos Humanos, na Faculdade Anhanguera Valparaíso de Goiás, sob a orientação de Joyce Sartori Lhopis.


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI



Valparaíso- GO
2022


Introdução

Recursos Humanos, ou RH, de uma corporação, são todas as pessoas que fazem parte da organização. No entanto, a gestão de Recursos Humanos, gestão de RH ou gestão de pessoas é a administração desses colaboradores, com o objetivo de sincronizar as metas e compromissos da empresa com os funcionários, afim de promover a satisfação profissional.

O setor de RH tem a responsabilidade de criar estratégias focadas em administrar as situações comportamentais internas, não somente, mas também sobre o relacionamento dos funcionários com a empresa. Há muitos anos, o departamento de Recursos Humanos de uma empresa tinha a imagem de um setor de solução para burocracias.

Além disso, área de Recursos Humanos é a junção de trabalhadores de uma determinada corporação. A raiz do segmento tem em sua responsabilidade são as funções de seleção, recrutamento, treinamento, remuneração e fornecimento de vantagens aos colaboradores. Tal setor de RH teve seu início no século 20, ainda como resultado da Revolução Industrial.

Do século 20 para os dias atuais, tal setor evoluiu do que era uma repartição operacional, da qual, trazia despesas para um setor que tinha o objetivo de ,diretamente, focado ao alto escalão das corporações na tomada de decisões estratégicas. Os trabalhadores, que antes eram considerados “mão de obra[1]”, mudaram de lá pra cá e passaram a ser vistos como “capital humano[2]”.

Ao longo dos anos, surgiu conceito de RH Estratégico por volta dos anos 1980, em pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições reconhecidas, como a Michigan Concept e a Harvard Concept.

Para Michigan Concept[3], o RH estratégico é um aglomerado de planejamentos onde tem de se levar em conta a missão, estrutura e estratégia para alcançar resultados vantajosos para a empresa Harvard concept coloca o RH estratégico como um órgão destinado a construir e planejar toda uma organização.

As atividades do RH são essenciais para a empresa, parte ímpar para manter a engrenagem rodando dentro do administrativo para criar e gerir cultura organizacional.

Um dos grandes desafios das corporações é identificar colaboradores que compartilhem de seus princípios e alinhá-los quanto à perspectiva de trabalho e cultura organizacional.

Segundo Chiavenato[4], talentos que têm claras a missão e os valores compreendem melhor como conduzir seus trabalhos e tem uma noção mais clara de seu papel na empresa. E para isso integração é o ponto principal das soluções necessárias.

Com tal atuação do RH, é possível unir objetivos e inspirações ao foco, o que cria posicionamentos específicos sobre a maneira certa de agir.

Sendo assim, o empreendedor que já está focado em sua decisão de abrir seu próprio negócio, todavia, devido as diversas de que etapas nos quais são necessárias para que a empresa esteja completamente dentro dos requisitos da Lei, podem haver lacunas a serem cumpridas como conhecimentos sobre Ponto eletrônico, Programadas Qualidade de Vida no Trabalho, Recrutamento Interno e Gestão de Talentos. Este é o objetivo deste trabalho. No qual serão apresentadas soluções para as problemáticas mais à frente. Desta forma, que surge a necessidade de saber um passo a passo sobre como, onde e quando se aplicarem tais conhecimentos, assim demonstrando a importância do trabalho do RH dentro de uma empresa, para que assim, exista mais fluidez dentro dos mecanismos para tal funcionamento. Mantendo colaboradores e empreendedores alinhados.


Sumário

Introdução        3

1- Ponto Eletrônico        6

2. PQVT - Flexibilização de horário        8

3. Gestão de Talentos        11

4- Recrutamento interno        13

5- DSR        15

Considerações Finais        16

Referências        18


  1. Ponto Eletrônico[5]

O ponto eletrônico é um maquinário parecido com uma impressora analógica que computa em um papel os horários de trabalho do mesmo dia, tendo em vista o avanço tecnológico o mesmo pode ser feito através de outros equipamentos mais avançados, como por meio de biometria digital ou facial.

  1. O problema encontrado é o sistema de ponto de controle, é por ele não estar cadastrado no INPI. A Portaria 671 de 2021[6], define que:

“é o programa (software) executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro nos termos do art. 91 [registro no INPI], utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos decorrentes da relação do trabalho e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, referentes à entrada e à saída de empregados nos locais de trabalho”.

  1. Não há problema desde que seja feito o controle por meio do chamado “livro de ponto[7]” que é a forma tradicional. Desta forma cabe ao funcionário registrar, em um livro ou cartão indicativo, os horários de entrada, saída e intervalos.  Ou, o funcionário pode utilizar O aplicativo de ponto eletrônico é a maneira mais moderna e rápida de registro de jornada disponível no mercado. Sendo feito de forma intuitiva: todos os horários de entrada, pausa para o almoço, retorno e saída são marcados diretamente por meio de aparelhos tecnológicos como celulares, computadores e tablets. Desde que seja cadastrado no INPI.

  1.  Neste foi informado que há trabalhadores terceirizados, mas não foi dito sobre a regulamentação do ponto eletrônico destes colaboradores. A Lei 13.429/2017 e a reforma trabalhista pluralizou as possibilidades de atuação das empresas junto aos terceirizados. É uma obrigação efetivar o controle de ponto também entre funcionários terceirizados, responsabilidade esta da empresa contratada, desde que seja cadastrada no INPI. Pode criar seu próprio software para controlar os trabalhadores terceirizados.

É essencial ter um bom controle de ponto na empresa. Afinal:

1º) Melhor gestão do processo

Com marcações de horários, o empregador terá como fiscalizar se o empregado vem atendendo a jornada estabelecida. Dessa forma, obterá uma maior possibilidade de verificar sua produtividade e sugerir eventuais melhorias necessárias ao seu desenvolvimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)   pdf (503.1 Kb)   docx (588.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com