TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Câncer da Pós-verdade

Por:   •  11/3/2018  •  Artigo  •  798 Palavras (4 Páginas)  •  87 Visualizações

Página 1 de 4

“O Câncer da Pós-verdade”

No século XXI, as notícias são proliferadas de forma extremamente vertiginosa, e no intermédio de tudo isso, foi-se criado um novo tipo de notícia para definir de forma culta as mentiras criadas pela mídia, as "Fake News", ou "Pós-verdade". As informações distorcidas criadas nas redes sociais, blogs e até mesmo em jornais de todo o mundo se tornou um câncer nesse meio. São usadas como trunfo ideológico político e produzidas para ferir o intelecto do leitor, se aproveitando da baixa cultura, da pouca informação e da falta de bom-senso. As Notícias Falsas estão se tornando algo cada vez mais preocupante e já se transformou em jargão jornalístico no mundo inteiro.

No Brasil, o problema ainda é tratado de forma rasa, ao contrário dos EUA, ou a Itália por exemplo, onde medidas pelo próprio criador do Facebook e do próprio governo em si, estão sendo tomadas para lidar com esse problema. O Brasil não se importar com esse tipo de mídia é preocupante... Nós estamos vivenciando uma era onde nunca a eleição brasileira foi tão polêmica. Nunca foi se falado tanto em política quanto hoje. A polarização e as ideologias estão cada vez mais claras e expostas. Uma guerra intelectual é travada pelas posições na internet, e as munições usadas por muitas unidades são as próprias Fake News.

Pablo Ortellado, filósofo, professor e colunista brasileiro da Folha de S. Paulo, acredita que as Fake News são notícias feitas a partir de uma apuração ilegítima, porém ela é falsa não por falta de pesquisa, mas falsa de maneira maliciosa com um objetivo em mente. Ele elabora que é muito difícil definir o que são as notícias falsas num fluxo de notícia tão sinuoso, dividido por vários meios diferentes, por isso medidas contra isso são complexas, e precisam ser estudadas.

Claire Wardle, jornalista norte-americana que estuda Fake News há mais de dois anos, resume que "O Brasil reúne as características que o deixam suscetível a manipulação". Você absorve aquilo que o convém, aquilo que reafirma suas crenças, então você simplesmente acredita e compartilha, isso é óbvio. Se você lê algo que vá contra a sua crença, algo é despertado dentro de você, e você tenta brigar ou questionar. Os seres humanos são assim.

Wardle também acredita que isso tudo se resume a inocência e a humildade do povo. Em um país onde o uso do WhatsApp é extremamente alto, ele é utilizado por todo o tipo de pessoa, isso faz com que a propagação de notícias falsas aumente ainda mais. Lendas urbanas são compartilhadas em grupos como se fossem verdades, fatos são aumentados ou diminuidos, todos falam o que querem e aquilo é tratado como verdade. Fábio Malini, do Labic, da UFES, cita de exemplo que, muitos brasileiros, ainda acreditam que um dos filhos de Lula é o verdadeiro dono da Friboi viou que, o recente suposto cálculo de que as reduçoes fiscais pelo Governo Temer às petroleiras dos EUA somariam mais de 1 trilhão.

Com a polêmica eleição presidencial de 2016 nos EUA, as notícias falsas começaram a circular nas mídias de uma maneira nunca antes vista, principalmente na mídia norte-americana, onde os fatos distorcidos feitos para atacar diretamente o candidato "Trump" foram lidas e acreditadas por boa parte da Internet.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com