TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Dia da vitória e a FEB na II Guerra

Por:   •  8/5/2020  •  Dissertação  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

                                Dia da vitória e a FEB na II Guerra

O Brasil ingressou na segunda guerra após ceder a pressão do governo norte americano para encerrar o período de neutralidade pelo presidente Getúlio Vargas. Período esse a qual, o país se encontrava na situação de não apoiar nenhuma das grandes potencias para tentar se aproveitar das vantagens oferecidas por elas, porém além da pressão exercida o ataque a alemão aos navios brasileiros na costa que causaram a morte de 500 pessoas também influenciou para que o país se juntasse aos aliados na guerra. Sendo assim, houveram acordos entre os Estados unidos e o Brasil, que permitiram posteriormente a realização de grandes feitos que levaram ao hoje conhecido como “Dia da Vitoria” contra p Eixo na segunda guerra.

Antes de Tudo é cabido saber que embora o Brasil já tivesse declarado guerra, não estava em melhores condições de preparo já que, a Aeronáutica estava apenas ainda começando a se modernizar, com a adoção de aviões de fabricação americana, A marinha possuindo embarcações obsoletas e pouco aptas para o combate submarino, além de possuir uma filosofia arcaica que levará ao fracasso tentativas de melhoria e modernização no treinamento para combate externo, aos quais só vieram a adaptar-se ao final do ano de 1942 com empréstimos americanos de 100 milhões de dólares, além de outros benefícios nacionais que propuseram. Contudo, o Brasil estava compondo uma das vinte divisões aliadas na frente italiana, constituídas por: norte-americanos, italianos antifascistas, exilados europeus, tropas coloniais britânicas e francesas, formando uma junção de adversidade étnica lutando por uma só causa, sendo também um grande marco para a história das forças armadas brasileiras.

Além disso, ao chegar dia 16 de julho de 1944 à Itália, soldados brasileiros conseguiram realizar grandes feitos ao expulsar o Exército alemão que ainda residia no norte da Itália e ao tomarem Massarosa, Camaiore e o Monte Prano, lutando lado a lado das forças americanas e da FEB que foi o nome dado a recém-criada força Expedicionária brasileira, que tiveram papel decisivo na guerra fornecendo apoio e de ponto de abastecimento para aviões americanos e base naval antissubmarinos. Também participaram na conquista ao Monte Castelo, porém que não se estendeu por longo prazo, pois dia 2 de maio o exército alemão assinou sua capitulação e dia 8 de maio a guerra na Europa chegava ao fim, com rendição definitiva da Alemanha e tornando tanto para o Brasil como para os demais países envolvidos uma data para comemoração e recordação.

Por conseguinte, o Dia da Vitória e a FEB foram nada mais nada menos do que sequencias de acontecimentos que a princípio fizeram a nação ficar um pouco receosa em relação ao cenário da época e que trouxeram alguns prejuízos e perdas como a morte de 454 soldados brasileiros no cemitério de Pistoia. Porém que ao final trouxeram vários benefícios para o país como a melhoria das forças armadas, a criação da Companhia siderúrgica Nacional, a Companhia Vale do Rio doce, entre outros benefícios.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com