TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Direito

Trabalho Escolar: O Direito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  249 Palavras (1 Páginas)  •  170 Visualizações

Aula-tema 02: Teoria Geral do Estado

Se tivesse que escolher entre Presidencialismo e Parlamentarismo, nos dias atuais, o que os debates prévios deveriam levar em consideração? Exponha seus argumentos que justifiquem a escolha.

RESPOSTA:

Primeiramente, acredito que deveriam se atentar as diversas culturas do nosso país. O Brasil, visto como um país de dimensões continentais necessita que cada Federação do Estado possua sua representação nacional e sua assembleia legislativa. Outro ponto, diz respeito ao avanço do país em relação aos números de partidos políticos, que visam lutar pelos muitos interesses dos cidadãos.

Penso que a mudança de regime não irá alterar muito o cenário nacional, visto que discordo com as comparações do nosso país para com os países que estão num padrão de desenvolvimento acima do nosso. Talvez, o que deveria ser alterado é a nossa Constituição, para que se atentassem aos nossos políticos e o abuso de poder que estes utilizam para se esquivar de muitas atitudes erradas, pois a questão em foco é que se estes exercessem corretamente seu cargo não haveria tantas especulações.

Acredito também que outro ponto que é sempre argumentado e que a meu ver não faz tanto sentido, é o de insistir em uma comparação com os demais países que não tem a mesma realidade que o nosso, ou seja, países com grau elevado de alfabetização, com menos desigualdade social, etc.

Enfim, para os dias atuais apoio o Presidencialismo, mas com leis mais eficazes , impondo penas maiores para quem comete lesões aos cofres e aointeresse publico.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com