TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANIDADE

Monografias: O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  3.051 Palavras (13 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 13

O enfrentamento da questão social vai-se expandindo diariamente, juntamente com os problemas que essa questão traz para a nossa realidade. Toda essa desigualdade social que existe hoje em dia é conseqüência de toda uma política que é engajada de forma errada, a sociedade que é a parte principal e a parte prejudicada nessa história.

Inicialmente é importante esclarecer os conceitos básicos que permearam a sociedade e o seu desenvolvimento, a luz dos ensaios de Marx, destacando: a concepção de estado, a concepção das desigualdades sociais; a concepção das leis para vida em sociedade e as formas de enfrentamento das desigualdades sociais. Em paralelo essas concepções foram trazidas para a atualidade através de exemplos que são encontrados na sociedade em que vivemos. Em seguida, atendendo ao estabelecido na formatação do presente trabalho, será apresentado um release, sobre o significado de desigualdades sociais e o panorama desse vetor na região de Januária MG, apontando as políticas publicas municipais de combate a desigualdade.

Para Marx, as desigualdades sociais são resultados do processo de apropriação dos bens de produção, que por si só estabelece uma estrutura social desigual. O operário, agente de produção, produz num processo social, mas o capitalista, proprietário dos recursos, se apropria do produto de forma particular; desta forma, o operário produz a riqueza e o capitalista se apropria dela.

Essa relação conflitante caracteriza e acentua as desigualdades sociais. Reflete a apropriação e a dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema a classe trabalhadora produz e a outra domina tudo. Nesse sentido, a dominação da classe burguesa promove uma absurda desigualdade social, e cria várias formas de opressão e exclusão.

A propriedade privada exige trabalho assalariado, e assim o lugar que as pessoas ocupam na divisão do trabalho é que define a classe social. Para Marx, as relações sociais são constituídas pelo modo como os homens produzem sua vida. Na visão de Marx, as desigualdades são fruto das relações, sociais, políticas e culturais, mostrando que as desigualdades não são apenas econômicas, mas também culturais, quando o individuo participa de uma determinada classe significa que ele está em plena atividade social, e estas atividades ajudam-lhe a ter um melhor pensamento sobre si mesmo e seus companheiros, considerando que participar de qualquer classe pressupõe a existências de outras pessoas que têm em comum aquela classe social.

As desigualdades se originam dessa relação contraditória, refletem na apropriação e dominação, dando origem a um sistema social, neste sistema uma classe produz e a outra domina tudo, onde esta última domina a primeira dando origem as classes operárias e burguesas.

Crianças e adolescentes, que está promovendo um efeito devastador, destruindo vidas e famílias inteiras. Sendo a pobreza, a principal causa que leva as crianças e adolescentes a se viciarem em drogas e ter uma vida marginal.

- No que se refere a saúde, sabe-se que deveria ser garantida a todos, no entanto, as pessoas que dispõem de recursos suficientes para custear planos de saúde, tem acesso a um melhor atendimento em contrapartida, as outras pessoas que não tem plano de saúde, ficam submetidas a: hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemas encontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. A população mais afetada é aquela que depende deste atendimento médico, ou seja, as pessoas mais pobres.

A renda e o problema de sua distribuição não é só do município de Januária, mas sim de todo país, pois uma pequena parcela da sociedade é muito rica, enquanto grande parte da população vive na pobreza e miséria. Apesar da melhoria nos últimos anos da distribuição de renda.

Com relação ao combate às desigualdades sociais, algumas ações vêm sendo realizadas de forma isolada pelo poder municipal e outras em conjunto com os poder estadual e federal. Destacando na esfera federal o PAC que consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infra-estrutura e remover obstáculos (burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos) ao crescimento

Projovem Integrado (Projovem trabalhador e Projovem urbano), que tem como objetivo ampliar os conhecimentos dos jovens e sua socialização ao meio, como forma de combate as desigualdades sociais e a criminalidade.

De acordo com o programa de políticas publicas social e humanização, que tem por objetivo implantar ações de redução da pobreza e da vulnerabilidade social, foi estabelecidos os seguintes programas e ações:

Avançar processos de inclusão social de segmentos excluídos, através da universalização de direitos, através de políticas públicas, que garantam mínimos sociais. Garantir mínimos sociais constitui o referencial básico na delimitação dos programas de Assistência Social e, na avaliação e redefinição do Programa de Ação Social Continuada – PASC, possibilitando aos menos favorecidos condições mínimas de alimentação, moradia e qualidade de vida.

- No campo da educação – Criar e promover um espaço de reflexão compartilhada para os alunos das turmas que estão com alta infrequência escolar, constituído pelo universo escolar, familiar e comunitário, visando o pleno pessoal e da aprendizagem, assim como preparar o aluno para o exercício da cidadania e qualificação para o mercado de trabalho; e

- Promover reuniões com os responsáveis/representantes das turmas que compõem o Projovem (por exemplo), visando fortalecer a relação Família x Escola e efetivar o papel da representação dos familiares no espaço escolar, considerando a perspectiva de uma ação multiplicadora.

− Para prevenir a infrequência e a evasão escolar, a sugestão consiste em trabalhar as questões problemas que possam influenciar o baixo rendimento escolar do aluno através das observações (falas espontâneas) dos responsáveis, colher sugestões para a melhoria do ensino e criar uma rotina de aproximação dos pais junto à escola.

Com relação ao conteúdo estudado nas disciplinas do 3º período, cabe destacar a contribuição que os nobres professores proporcionaram para formação acadêmica do estudante de Serviço Social, levando o aluno a uma reflexão critica do cenário onde a questão social e sua problemática está inserida. E acreditando no crescimento e desenvolvimento intelectual, que foi permitido através da transmissão dos conhecimentos, de logo agradeço aos professores a oportunidade impar de discutir assuntos tão relevantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com