TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho Universitário: O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  1.164 Palavras (5 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 5

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

SERVICO SOCIAL

NIVEA SUANNY SANTOS FERREIRA

TÍTULO DO TRABALHO

SUBTÍTULO DO TRABALHO, SE HOUVER

Arapiraca

2013

O ENFRENTAMENTO DA QUESTÃO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Pará, do módulo 1º Período, como requisito parcial para obtenção do título de Licenciatura Plena em Serviços Social. Professora Orientadora: Alessandra Silva.

Arapiraca-AL 2013

Sumário

INTRODUÇÃO 4

1- SURGIMENTO DA QUESTAO SOCIAL 5

1.1 Expressões da Questão Social 5

1.2 – Serviços Social no Brasil 6

1.3- Na atualidade 7

1.4 Refrações Sociais 8

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem a finalidade de apresentar a importância do desenvolvimento sócio- histórico do Serviço Social e assim refletir sobre a questão social e desafios cabíveis a categoria. Surgiu no século XIX , na Europa e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

É importante informar que as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizadas por intensas lutas travadas entre força e organização políticas e sindicais dos trabalhadores e as forças constitutivas do capitalismo monopolista. Estasapoiada pelo fascismo.

Assim, os países industrializados parecem ser cada vez mais afetados pelo desemprego, precariedade laboral, pobreza e exclusão social.

Estas novas condições, descendentes do capitalismo. Que se vivencia atualmente,são apelidadas de a “nova Questão social” e, no entanto e segundo Iamamoto (2000, p.2). as distintas expressões da questão não se traduzem numa nova questão social, mas sim em novas formas para velhos conteúdos.

.

1-SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL

1.1 – Expressões da Questão Social

A questão social contemporânea é comandada pelo capital de sua divisão de classe. Embora não seja uma especificidade do capitalismo esta formação social tem peculiaridade que a distinguem das sociedadesprecedentes, mas infelizmente o que predomina da sociedade capitalista é a desigualdade .O serviço surgiu aos propósitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvidas pela sistema capitalista ascensão.

Iamamto(1998) assinala que o serviço social surgiu como uma estratégicaconcretas de disciplinamentos , controle e reprodução da força de trabalho e seu papel é conter e controlar as lutas sociais.

Nesse intervalo de tempo da história da humanidade, vários movimentos surgiram, espalhando sua filosofia e princípios pelo o mundo inteiro, refletindo de alguma forma, sob algumas ciências.

1.2 – Serviço Social no Brasil

No Brasil, até 1930, não havia uma compreensão da pobreza enquanto expressão da questão social e quando esta emergia para a sociedade, era tratada como “caso de polícia” e problematizada por intermédio de seus aparelhos repressivos. Dessa forma a pobreza era tratada como disfunção individual. A questão social é a formação com riqueza de uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, numa área vital de intervenções do serviço social.

A desigualdade social no Brasil origina vários problemas como o desemprego, seqüestros, violência, problemas que causam desequilíbrios no clima político e social brasileiro.

O grande desafio é que alguns problemas como desigualdades sociais e injustiças são muitas vezes tolerados e ignorados porque não representam uma ameaça direta ao poder político. Por outro lado, os homicídios e seqüestros, por representarem ameaças ao poder, recebem uma intervenção por parte do governo. É por esse motivo que a questão social representa uma área que precisa evoluir bastante no Brasil.

1.3- Na atualidade

Atualmente, podemos presenciar que a sociedade passa por um período em que as expressões de uma sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com