TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO NO ENSINO INFANTIL

Casos: O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO NO ENSINO INFANTIL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  1.374 Palavras (6 Páginas)  •  1.176 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE PAULISTA

DARLENE ALVES BRANDÃO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO NO ENSINO INFANTIL

BRASÍLIA

2014

DARLENE ALVES BRANDÃO

RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

O ESPORTE COMO CONTEÚDO PEDAGÓGICO NO ENSINO INFANTIL

Relatório de Atividade Prática

Supervisionada (APS) para avaliação no

3° Semestre letivo do curso de

Educação Física apresentado à Universidade Paulista - UNIP

ORIENTADOR: Aylton Caldas Filho

BRASÍLIA

2014

1. Introdução

Os esportes, atualmente, são vistos como uma fonte essencial na formação humana, porém é preciso saber introduzi-los na escola de uma forma que alcancem os objetivos tratados pelo professor.

Através da transformação didático-pedagógico do esporte, o aluno pode ter uma melhor organização da modalidade em questão e proporcionar vivências que não se restrinjam apenas à mecanização dos movimentos.

O objetivo a ser alcançado por essa transformação é de que o aluno possa ter uma formação humana, aprenda valores dentro da aula de Educação Física, como cooperação, coletividade, confiança, determinação, prazer pela atividade física, ou seja, valores que contribuem para sua formação humana.

Por fim, é de suma importância destacar que, na Educação Física escolar, em especial os anos iniciais, é essencial trabalhar as questões afetivas, cognitivas, sociais, entre outras. Através da transformação didático-pedagógica do esporte, podem-se alcançar os objetivos citados nas aulas de Educação Física.

Sendo assim, o tema escolhido para este trabalho foi a Educação Física escolar, o esporte como conteúdo pedagógico no ensino infantil.

2. Desenvolvimento

O esporte é um fenômeno sócio-cultural que exerce uma grande atração nas pessoas, independentemente da etnia, do sexo ou da ideologia. Na antiguidade a prática esportiva destinava-se àqueles com melhores condições de vida, os mais ricos, enquanto que a classe trabalhadora era excluída, ocorrendo, com isto, a distinção da classe social. (OLIVEIRA, 2001).

Deve-se destacar também que o esporte possibilita que as pessoas desenvolvam a experiências de grupo, valoriza a estruturação das relações interpessoais e intensifica os mecanismos individuais de autocontrole. Contemplar a diversidade de habilidades é uma necessidade, mas não se deve apostar na repetição de jogadas, pois esta atitude acaba premiando apenas alguns alunos e exclui os menos aptos. (BREGOLATO, 2007).

É importante que a Educação Física escolar tenha consideração pelas experiências anteriores da criança e também pelas experiências fora do contexto escolar, em especial ao mundo de movimentos, como elemento facilitador na relação professor-aluno, assim como na metodologia de ensino.

A tarefa da Educação Física é tornar o aluno um ser praticante, lúdico e ativo, que incorpore o esporte e os demais componentes da Educação Física em sua vida, levando-o, assim, a descobrir motivos nas suas práticas. Além disso, a Educação Física deve assumir a responsabilidade de formar um cidadão crítico e emancipado diante de novas formas de movimentos corporais. Como componente curricular, deve integrar e introduzir o aluno nas mais diversas possibilidades de movimentos e exploração corporal, para que o aluno possa usufruir dos jogos, das atividades rítmicas, da ginástica, das demais vertentes da área da Educação Física, resultando em benefícios à qualidade de vida.

A preocupação com a questão pedagógica do esporte na escola é que, em certos momentos, é posta de lado, quando, na realidade, é necessário um incentivo à prática prazerosa da iniciação esportiva. O que mais interessa aqui, na proposta de Kunz (1998), é a relação do tratamento dado ao conteúdo do esporte como um conhecimento pedagogicamente transmitido nas escolas pela Educação Física.

Quando o esporte é tratado com vistas ao rendimento dentro do âmbito escolar, acarreta uma série de problemas, como: formação escolar deficiente; a unilateralização de um desenvolvimento que deveria ser plural, reduzida participação em atividades, brincadeiras e jogos do mundo infantil, que são indispensáveis para o desenvolvimento da personalidade na infância.

É evidente que existem fatores positivos do esporte dentro do âmbito escolar, todavia é necessário salientar que o esporte tratado dentro da escola não deve visar o rendimento e os resultados, deve evidenciar o caráter lúdico e prazeroso com o intuito de desenvolver características de formação humana.

Os aspectos positivos para quem leva o esporte de maneira saudável e coerente são, de acordo com Kunz (1998): estimulação do desenvolvimento corporal, psíquico e social; valorização das capacidades individuais de imagem e concepção de vida; vivências coletivas e atuações sociais; e ampliação de vivências e experiências enquanto atividades de tempo livre.

É fato que, através do esporte, muitas virtudes podem se trabalhadas, e, conseqüentemente, diversos objetivos podem ser alcançados. E, sabendo-se dessas repercussões, diversas questões do cotidiano social dos indivíduos podem ser trazidas para a escola e pedagogicamente trabalhadas de forma a serem compreendidas e proporcionarem maneiras de as crianças atuarem nesta sociedade.

A utilização do lúdico no esporte tem um teor educacional, e o esporte só é lúdico quando, espontaneamente, encoraja a cooperação, desenvolvendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com