TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização Do Trabalho Pedagógico Do Ensino Infantil

Casos: Organização Do Trabalho Pedagógico Do Ensino Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  526 Visualizações

Página 1 de 2

Para um processo de ensino de aprendizagem das crianças pequenas, a organização de modo geral, necessita respeitar os direitos das crianças, porque é o começa de uma vida (inteira).

Através de publicação dos documentos do Ministério da Educação (Brasil, 2005a - 2005b), que as instituições possuem orientações básicas para fazerem adaptações de necessárias, reformas e construções de espaço de educação de crianças.

Os adultos precisam compreender que o espaço físico(paredes, chão móveis) não pode ser isolado do ambiente, pois o espaço físico é aonde se faz atividades e o ambiente é todo o espaço físico. Quanto ao espaço , necessitam ter ambientes para que todos possam ter acessibilidade, ter um espaço lúdico, que estimulam o desenvolvimento de criatividade, e que tenham condições de superar desafios, ter mais facilidade para que as crianças da mesma idade e idades diferentes possam se interagir.

O espaço precisa ser arejado, participativo, uma decoração para crianças, sala de televisão, biblioteca, brinquedoteca, ter autonomia e segurança, principalmente às pessoas com necessidades especiais, as instituições precisam ter cuidado com a procedência dos materiais didáticos, precisam ter o suficiente para as crianças, precisam ter vários tipos para várias atividades para que as crianças posam estimular, localização ou disposição de espaço. Com as crianças de 0 a 1 ano, o lugar deve priorizar o cuidar e educar delas, deve ser silencioso, longe de muito barulho, os documentos acima citado, orienta também que o espaço para esta idade deve ter: sala de repouso, sala de atividades, fraldário, lactário, solário.

Tudo de ser muito bem planejado: recepção, secretaria, sala de professores, salas de aulas organizadas, banheiros, pátio coberto, para que todos possam encontrar uma melhor maneira para se interagirem.

Todas as instituições de educação infantil, podem e devem oferecer melhores condições de vida para as crianças e adultos (funcionários, professores, família, coordenadores) se forem bem organizadas e administradas, mas também é preciso cobrar dos órgãos gestores, com tudo isso, e uma boa formação do professor, com certeza, teremos um ensino de aprendizagem melhor, e isso fará toda a diferença nas instituições infantis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com