TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTRESSE NO COTIDIANO DE PROFISSIONAIS DO MEIO ESTÉTICO

Por:   •  9/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 6

1 INTRODUÇÃO

Esta síntese vem abordar um tema muito frequente no meio profissional, o estresse, esse mal que a cada dia mais atinge milhares de pessoas em todo o mundo, pode ser extremamente perigoso. Estresse nada mais é do que pressão ou tensão física e mental, é um mal presente entre as mais predominantes doenças no trabalho e consequentemente no cotidiano dos profissionais que atuam em determinada área.

Em salões de beleza, clínicas de estética e spas, é comum encontrar pessoas em busca do alívio de tensão. Diariamente os mais variados indivíduos buscam a eliminação do estresse nesses locais, mas e aqueles que estão ali a serviço e disposição do público, como se sentem em relação ao cansaço rotineiro de seu trabalho?

Ninguém está livre da exaustão, da pressão e da tensão, o estresse não escolhe vítimas e também assola a vida do profissionais do meio estético, aqueles que se dedicam a expelir esse mal do organismo humano, muitas vezes acabam adquirindo para si o problema.

Através da produção deste trabalho, por meio da realização de entrevistas e da aplicação de um questionário aos profissionais da área, foi possível levantar o nível de estresse dos mesmos. Após esse levantamento foram propostas soluções aos entrevistados, para contribuir na prevenção desse mal.

2 DESENVOLVIMENTO

A OMS – Organização Mundial de Saúde apontou o estresse como uma doença de resultados desastrosos, que altera o organismo e desequilibra a mente e o corpo, e o considerou como “O Mal do Século”. O estresse faz com que o corpo humano sofra reações químicas, trazendo doenças como gastrite, úlcera, hipertensão, além de agravar e dificultar o tratamento de outras doenças, como o câncer.

O estresse causa aceleração no ritmo cardíaco e na respiração, suor e cansaço intensificado, dificuldade de concentração, tontura, boca seca, dor no estômago e tensão muscular, mudança de apetite e diarreias, angústia com tremores. Pode também apresentar insônia e problemas sexuais, dentre outros sintomas.

Esse mal pode ser classificado em fases. A primeira fase é quando o indivíduo entra em contato com o agente estressor e o seu corpo perde o seu equilíbrio, é a chamada fase de alerta. Em seguida surge a fase da resistência, quando o corpo tenta voltar ao seu equilíbrio, ou seja, o organismo tenta de adaptar ao problema ou eliminá-lo. Por último o estresse chega a fase da exaustão, que é a mais perigos, pois se tem diversos comprometimentos físicos em forma de doença.

O estresse é uma doença que precisa de cautela, pois pode começar com uma dor de cabeça e terminar desenvolvendo distúrbios psíquicos, é de extrema importância ficar atento as fases desse problema.

O estresse no trabalho é um dos mais comuns no cotidiano das pessoas, no meio estético esse mal também está presente. Salões de beleza, clínicas de estética, spas e demais centros de beleza, são alvos diários do estresse, e a mercê desse problema, estão os profissionais que atuam nessas localidades. Para medir o nível de estresse desses trabalhadores, foram realizadas entrevistas e aplicado um questionário com características psicofísicas em relação ao trabalho por eles exercido, que tinha como intuito, saber como eles enfrentavam isso em seu dia a dia. O resultado apurado foi:

Tabela 01:

PROFISSÃO IDADE PONTOS RESULTADOS

Esteticista 22 anos 37 Possibilidade de desenvolver o estresse.

Cabeleireiro 31 anos 62 Início de instalação do estresse.

Cabeleireira 45 anos 78 Início de instalação do estresse.

Os profissionais entrevistados foram escolhidos de acordo com idade e tempo de atuação no mercado de trabalho, sendo que os que estão a mais tempo no ramo podem apresentar resultados diferentes daqueles que entraram agora nesse meio, eles responderam ao questionário aplicado com a mais absoluta clareza e veracidade.

A primeira entrevistada foi uma recém-formada em Estética e Cosmética, de 22 anos. Ela atua como profissional em uma Clínica Estética há 23 meses, exercendo diariamente funções referentes às suas atribuições, tais como: tratamentos capilares, faciais, corporais, terapias alternativas, dentre outras. Apesar da pouca idade, a esteticista mostrou que ninguém está livre do estresse, em entrevista a esse trabalho, a jovem revela que a exaustão ao final da jornada de trabalho e a falta de incentivo salarial devido a pouca experiência, são os principais fatores causadores de estresse no seu dia a dia. O questionário aplicado mostrou que ela tem a possibilidade de vir a desenvolver o estresse profissional no futuro.

Em seguida, o cabeleireiro de meia idade, conta que sua experiência em salões de beleza começou há basicamente 6 anos, realizando atividades pertinentes a profissão. Ele classifica o estresse como inevitável em sua vida. Hoje com 31 anos, dono do seu próprio negócio, afirma que o estresse só aumentou com o acúmulo de funções. Ao responder o questionário, ele demonstra o seu elevado nível de estresse, e aponta o esgotamento emocional, a exaustão e a indisposição como as causas cruciais dessa elevação, causas essa que fizeram com que o estresse acabasse se instalando no profissional.

Por fim, a última entrevistada de 45 anos, também exerce função de cabeleireira em seu próprio salão, diz que ao longo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (51.3 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com