TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE DOS BIOMARCADORES DE LESÃO CELULAR E ESTRESSE OXIDATIVO EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE JIU-JITSU BRASILEIRO.

Por:   •  26/1/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  497 Palavras (2 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DOS BIOMARCADORES DE LESÃO CELULAR E ESTRESSE OXIDATIVO EM ATLETAS PROFISSIONAIS DE JIU-JITSU BRASILEIRO.

Gustavo Nascimento de Carvalho, Camilli Fernanda Martins dos Santos, Victor Machado de Mello Andrade, Luciane Claudia Barcellos.

Instituição(ões) do(s) autor(es) enumeradas e indicadas por número arábico

RESUMO

Introdução: Nas últimas décadas, a popularidade do jiu-jitsu brasileiro teve um aumento acentuado, com praticantes e atletas em todo mundo. Com o aumento do nível técnico e por consequência a maior competitividade, diversas estratégias têm surgido, buscando uma melhora no desempenho. Portanto, é necessário que se utilize mecanismos para mensurar variáveis que influenciam o desempenho do lutador; e o controle do estado orgânico em tal pratica esportiva, pode contribuir no processo de treinamento e acompanhamento destes lutadores. Ainda que haja um grande número de estudos, relacionando a geração de radicais livres por meio do exercício físico, há um campo pequeno de estudos quando se analisa o estado de estresse oxidativo em atletas de luta. Objetivo: Portanto, o nosso objetivo foi de quantificar as respostas agudas que ocorrem durante uma luta de jiu-jitsu brasileiro através da avaliação de biomarcadores de lesão celular e estresse oxidativo de atletas profissionais na modalidade. Método: Participaram deste estudo 8 lutadores profissionais de jiu-jitsu brasileiro, com idade média de 23,7 ± 3,3 anos do sexo masculino e feminino. Os atletas realizaram um combate ininterrupto de 10 minutos e passaram por uma coleta venosa antes do combate e uma após o combate, avaliando os biomarcadores de lesão celular muscular e estresse oxidativo nos momentos pré e pós-combate. Resultado: Com relação aos biomarcadores de dano celular observamos um aumento nos marcadores de lactato e CK, porém o LDH não apresentou um aumento significativo. Não foi demonstrado alteração no estado de estresse oxidativo em nenhum dos biomarcadores avaliados.

Tabela

Conclusão: Concluímos que o tempo de uma luta de 10 minutos não foi suficiente para alterar o estado de estresse oxidativo, porém pode apresentar um aumento nos marcadores de dano celular.

Palavras-chave: jiu-jitsu brasileiro; estresse oxidativo; radicais livres;

Fontes de financiamento: (se houver ou a palavra “nenhuma”)

Conflito de interesses: (se houver ou a palavra “nenhuma”)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com