TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O EXPERIMENTO DE CIRCUITOS RESISTIVOS

Por:   •  25/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.210 Palavras (9 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 9

CENTRO UNIVERSITÁRIO IESB                                  PROFESSOR: AFONSO GABRIEL DOS ANJOS JUNIOR, D.Sc.                                                         Disciplina: ELEMENTOS DA FÍSICA    Turma: ENGMM1AB[pic 1]

 

 

 

 

 

EXPERIMENTO DE CIRCUITOS RESISTIVOS 

 

 

 

 

 

ALUNOS

Claudson Hardy Moura de Aguiar – 2122082030

Israel de Moura Costa – 2122081017

Júlia Ramos dos Santos – 2212140006

Lucas Ferreira Lopes – 2122140017

Mhisia Valverde Vasconcelos Correia - 2212140019

 

 

BRASÍLIA, JUNHO DE 2022

Sumário

1        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        3

2        OBJETIVO        3

3        PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS        3

3.1        Materiais        3

3.2        Métodos        3

4        RESULTADOS E DISCUSSÕES        3

5        CONCLUSÃO        3

6        REFERÊNCIAS        4

 

 

 

 

 

 

 1        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 1ª PARTE: RESISTORES E CÓDIGO DE CORES

Resistores são dispositivos usados para controlar a passagem de corrente elétrica por meio de seu material. Chama-se resistência elétrica, sua unidade o ohm [Ω], onde encontramos como múltiplos mais usuais:

Quilo-ohm (KΩ) : 1KΩ = 10³ Ω

 Mega-ohm(MΩ) : 1MΩ =  Ω[pic 2]

São classificados os resistores em dois tipos: fixos e variáveis. Os resistores fixos são aqueles que possuem um único valor de resistência que permanece constante sob condições normais, tem três parâmetros (valor nominal da resistência elétrica, a tolerância), ou seja, a máxima variação em porcentagem do valor nominal, e a máxima potência elétrica dissipada. Já os resistores variáveis têm a sua resistência modificada dentro de uma faixa de valores por meio de um cursor móvel.

Código de Cores mostra valores ôhmicos dos resistores podem ser mostrados pelas cores das faixas em suas superfícies, cada cor e sua posição no corpo do resistor representam um número. Obs.: A ausência da faixa de tolerância indica que esta é de ±20%, as três primeiras são algarismos significativos e os demais são a tolerância.

[pic 3]

2ª PARTE: MULTÍMETRO

 A) OHMÍMETRO é um instrumento que permite medir a resistência eléctrica de um elemento. Os ohmímetros são parte integrante de um multímetro.

B) VOLTÍMETRO a tensão é a diferença de energia potencial elétrica entre dois pontos, sendo sua unidade o volt (V). Temos dois tipos de tensão (contínua e alternada), que representado por VDC e VAC. Vamos ver só tensão contínua, que é aquela que não muda de polaridade com o tempo, isto é, apresenta um pólo sempre positivo e outro sempre negativo. O voltímetro ideal é aquele que possui resistência interna infinita (∞) que não interferi no circuito, quando conectado em paralelo com os pontos entre os quais se deseja medir a tensão. Na prática, porém, possui resistência interna cujo valor varia conforme estrutura (circuito com resistores em série). Obs.: Para medir a tensão entre os dois pontos (ligação em paralelo).

[pic 4]

C) AMPERÍMETRO corrente elétrico é o movimento ordenado de elétrons em um meio condutor, sendo sua unidade ampère [A], tendo como submúltiplos:

Miliampère (mA) : 1mA = A [pic 5]

Microampère (µA): 1µA = A [pic 6]

Nanoampère (nA) : 1nA = A [pic 7]

Há dois tipos de corrente (contínua e alternada). A corrente contínua, que é resultante da aplicação de uma tensão contínua em uma carga resistiva. O amperímetro é o instrumento utilizado para medidas de corrente e que também faz parte do multímetro. Para efetuarmos uma medida de corrente, ele deve circular pelo instrumento. Para tanto é preciso interromper o circuito e intercalar o amperímetro, ou seja, deve ser colocado em série, observando a polaridade correta. O amperímetro ideal é aquele que possui resistência interna nula, não influindo no circuito a ser medido. Na prática, possui resistência interna de baixo valor, (circuito com resistores em paralelo e em série.)

[pic 8]

LEIS DE OHM E KIRCHHOFF

Em circuitos mais complexos, os resistores podem estar ligados de tal modo, que não possam ser separados em combinações em série e em paralelo. Circuitos mais complexos podem ter mais de uma bateria ou fonte de voltagem. O procedimento geral para resolver circuitos complexos envolve as leis de Kirchhoff. Com o conhecimento da lei de Ohm e das condições que caracterizam os movimentos das cargas elétricas em circuitos, qualquer problema sobre corrente contínua fica definido e resolvido.

2        OBJETIVO

Determinar o valor da resistencia pelo Código de cores, identificar o tipo de resistor, demonstrar a lei de Ohm, montar circuitos para determinar o valor da resistencia a partir dos valores das tensoes e correntes eletricas medidas, determinar o valor da corrente em um circuito a partir do valor da resistencia e tensao aplicada, determinar a dependencia da resistencia eletrica e sua tolerancia. Igualmente com a lei Kirchhoff.

 PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

 

3.1  Materiais 

  •  1 Multímetro digital;
  •  5 resistores (diversos valores e tamanhos).
  • Fonte de tensão

3.2  Métodos 

A realização do experimento foi dividida em duas partes:

Primeiramente selecionamos 5 resistores com variações de valor nominal e tolerância, e então, fizemos a leitura de cada resistor de acordo com a tabela dos códigos de cores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com