TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Efeitos de sessões educativos no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental

Artigo: Efeitos de sessões educativos no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2013  •  Artigo  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 2

Efeitos de sessões educativos no uso das mochilas escolares em estudantes do ensino fundamental.

Nos últimos aos estudos tem sido realizados estudos para se explicar como mochilas escolares devem ser usadas adequadamente para não causar lesões nos estudantes.

Segundo pesquisas cientificas crianças e adolescentes tem alterações na coluna por diversos motivos, um deles é o mal uso da mochila escolar.

Segundo o artigo cientifico “EFEITOS DE SESSÕES EDUCATIVAS NO USO DAS MOCHILAS ESCOLARES EM ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL” -

Hábitos posturais incorretos adotados desde o ensino fun¬damental podem gerar alterações irreversíveis nas crianças, considerando que as estruturas que compõem a unidade verte¬bral (ligamentos e discos) sofrem um processo de degeneração ao longo da vida e não apresentam mecanismos de regenera¬ção. Em virtude desses achados, justifica-se a elaboração de programas de prevenção para diminuir os riscos de alterações e dores na região da coluna vertebral em escolares, originados do transporte e uso inadequados de mochilas escolares.

Alguns estudos defendem a tese de que a mochila escolar deve ter o peso equivalente a 10% da massa corporal do estudante, pois se o peso for maior que se deve o estudante terá lesões no futuro. Porém quando se trata de crianças proporções são maiores, uma vez que as dores irão privá-las das experimentações sensoriais que são importantes para o desenvolvimento da postura e do controle dos movimentos.

No entanto alguns métodos podem ser tomados, por exemplo: palestras com fisioterapeutas, panfletos que informe aos estudantes a forma de utilizar a mochila e como calcular o peso da mochila para saber se ela estará adequada para aquele determinado aluno, entre outras formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com