TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Enfermeiro Frente A Organização Do Processo De Trabalho

Artigos Científicos: O Enfermeiro Frente A Organização Do Processo De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2014  •  3.033 Palavras (13 Páginas)  •  610 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

FLAVIO LAURETH AVILA

O ENFERMEIRO FRENTE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA HOSPITALAR

CURITIBA

2013

UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES

FLÁVIO LAURETH AVILA

O ENFERMEIRO FRENTE A ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA HOSPITALAR

Artigo Científico encaminhado à Universidade Candido Mendes – UCAM, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em.Gestão Logística e Hospitalar.

CURITIBA

2013

Resumo

Palavras-chaves: Enfermeiro .Organização. Processo de Trabalho. Hospital

Introdução

A enfermagem é uma profissão que mantém estreita relação com a história da civilização. Assim, exerce papel preponderante na vida humana, uma vez que busca promover o bem estar do ser humano.

Neste sentido, a atuação do enfermeiro está voltada para a promoção da saúde, prevenção de enfermidades, no transcurso de doenças e agravos, nas incapacidades e no processo de morrer (BEDIN et al, 2004).

O enfermeiro é o profissional que, seja na rede básica, hospitalar ou ambulatorial, deve estar preparado para lidar e direcionar uma demanda diversificada, principalmente quando se tratar de questões de ordem da mulher gestante que se encontra internada, visando o atendimento humanizado (AMORIM; ANDRADE, 2004).

O cuidado em enfermagem como uma prática assistencial humanizada, deve estar centrado na necessidade de comunicação como estratégia de aproximar paciente-equipe, na reconstrução do relacionamento entre o profissional de enfermagem e o ser humano hospitalizado, repercutindo diretamente na qualidade do serviço prestado pelas instituições de saúde e no modo como este é percebido pelo usuário ( MORAES et al , 2009).

O objetivo deste estudo será analisar o papel do enfermeiro frente a organização do processo de trabalho na área hospitalar,

A realização desta investigação científica foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica, que visou o levantamento de informações para obter conhecimento existente sobre o tema.

Para realizar a fundamentação teórica foi realizada uma pesquisa bibliográfica para aprofundar os conceitos e pressupostos teóricos que nortearam essa investigação. Segundo Gil (2007, p.64) a “pesquisa bibliográfica é desenvolvida a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos”.

Desenvolvimento

Essencialmente a enfermagem é uma atividade que envolver o “cuidar” de um paciente que possui algum tipo de limitação, mas, também é uma ciência cuja particularidade é o cuidado do ser humano, individualmente, no seu âmbito familiar, ou até mesmo em comunidade de modo holístico ou integral, desenvolvendo formas de promoção da saúde e a prevenção de doenças.

O cuidado como modo-de-ser perpassa toda existência humana e possui ressonâncias em diversas atitudes importantes. Através dele as dimensões de céu (transcendência) e as dimensões de terra (imanência) buscam seu equilíbrio e coexistência. Realiza-se também no reino dos seres vivos, pois toda vida precisa de cuidado, caso contrário adoece e morre. Trata-se de conceitos afins que se desentranham do cuidado e o traduzem em distintas concreções (BOFF, 1999, p. 109).

“Enfermagem é uma ciência humana, de pessoas e de experiências com campo de conhecimento, fundamentações e prática do cuidar dos seres humanos que abrangem do estado de saúde aos estados de doença mediada por transações pessoais, profissionais, científicas, estéticas, éticas e políticas“ (LIMA, 1994 p.27).

Para a Associação Americana de Enfermagem (1979), “Enfermagem é o diagnóstico e o tratamento das reações humanas a problemas reais ou potenciais de saúde” (IYER et al, 1993 p.16).

O conhecimento que fundamenta a profissão, deve ser constituído principalmente de filosofia, ciência e tecnologia, numa abordagem ética de modo a promover a evolução da sociedade.

Lira e Bonfim (1989, p. 9). instaurou um novo conceito da profissão: “a enfermagem é a arte que requer organização, prática e treinamento científico”. Além disso, para os autores a enfermeira é uma hábil servidora da medicina, e não uma servidora hábil dos médicos.

No que se diz respeito à profissão, o enfermeiro é um profissional da área da saúde, de nível superior responsável por atuar juntamente em todos os níveis de atenção e cuidado a saúde (atenção primaria, atenção secundaria e atenção terciária). O enfermeiro sai da faculdade já preparado para atuar na área assistencial, administrativa e gerencial da saúde. Ainda em enfermagem, há o profissional auxiliar de enfermagem (nível fundamental) e o profissional técnico (nível médio). Freqüentemente, ambos são confundidos com o enfermeiro, porem, dentro de um hospital estes possuem funções diferentes.

A enfermagem tem um papel fundamental para a reabilitação do cliente. Sendo necessário e fundamental desempenhar esforços para que os conceitos relacionados à administração da assistência de enfermagem como: tomada de decisão, organização, autoridade e poder sejam operacionalizados uma vez que se encontra dificuldade, porque o enfermeiro não só presta cuidados diretos ao paciente mas também é responsável pela administração da assistência a todos os pacientes e pela administração da unidade de internação além do que os demais elementos da equipe.

As pessoas que tomam a decisão de trabalhar no serviço de enfermagem , em um momento de suas vidas decidiram por esta profissão, e de formas diferenciadas em tempo de formação a que lhe foi possível ou desejou, obteve formação especifica a categorias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com