TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Engenheiro De Produção E As Vantagens De Pós-graduar-se Em Engenharia De Segurança Do Trabalho

Artigo: O Engenheiro De Produção E As Vantagens De Pós-graduar-se Em Engenharia De Segurança Do Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  4.632 Palavras (19 Páginas)  •  554 Visualizações

Página 1 de 19

O ENGENHEIRO DE PRODUÇÃO E AS VANTAGENS DE PÓS-GRADUAR-SE EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO

Clayton Rezende Silva¹; Debora Ana Gomes de Jesus²; Kátia Goes Meira Oliveira³; Leandro César4; Leonardo Henrique Amaral Almeida5; Luan Fylippe de Jesus Araújo Abreu6; Natália Ferreira Braga7; Priscila do Carmo Silva8; Rafael Pires Domingues9; Wilhian Alves Oliveira10;

David Augusto Lopes¹¹ (Orientador)

Centro Universitário de Belo Horizonte, Belo Horizonte, MG

¹clayton.rezende@live.com; ²deboraanag@gmail.com; ³katiagoes2006@gmail.com; 4cristcesar@hotmail.com; leohenrique2008@hotmail.com5; luannfylippe@hotmail.com6; natybraga27@gmail.com7; 8priscilasilvarn@gmail.com; 9raff.540@hotmail.com; 10wilhian_10@hotmail.com; ¹¹david.lopes@prof.unibh.br

RESUMO: O presente artigo é resultante de pesquisa com o objetivo de evidenciar a atuação do engenheiro de produção com pós-graduação em segurança do trabalho em diferentes ramos de atividades econômicas. Atualmente é notório o crescimento do conceito prevencionista de segurança do trabalho e a valorização do capital humano. Assim, os aspectos abordados neste estudo destacam a inclusão da segurança do trabalho no contexto da cultura organizacional. Esse é um tema muito importante, inclusive, quando a qualidade do produto e o aumento da produtividade são considerados como objetivos da empresa. Foram realizadas pesquisas em duas empresas que em seu quadro de empregados contam com engenheiros de produção. Os resultados foram evidenciados e apresentam aspectos esclarecedores para acadêmicos da engenharia de produção.

PALAVRAS-CHAVE: Engenharia, Pós-graduação, Gestão, Segurança, Ocupacional, Acidente de Trabalho, Produtividade.

ABSTRACT: This article is the result of research aimed at demonstrating the performance of a production engineer with postgraduate studies in safety at work in different branches of economic activities. Is currently noticeable growth preventionist concept of job security and the optimization of human capital. Thus, the issues addressed in this study highlight the inclusion of job security in the context of organizational culture. This is a very important topic, even when the product quality and increased productivity are considered as goals of the company. Surveys were conducted in two companies in its workforce have production engineers. The results were shown and feature enlightening aspects for scholars of production engineering.

KEYWORDS: Engineering, Graduate, Management, Safety, Occupational, Occupational Accident, Productivity.

____________________________________________________________________________

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho propõe uma análise, sob a perspectiva do mercado de trabalho, das demandas das empresas e organizações que buscam profissionais capacitados para analisar o processo produtivo, elaborar e implantar estratégias que lhes proporcionem vantagens. Uma vez que o engenheiro de produção está apto a trabalhar em diversos segmentos, faz-se necessário que este esteja sempre preocupado com a questão ambiental, buscando novas tecnologias que possam favorecer a produção sustentável. O fator humano também deve ser observado por esse engenheiro que deve priorizar o desenvolvimento e a adoção de técnicas e métodos no processo que não tragam riscos à saúde do trabalhador.

Para os engenheiros de produção, conforme Batalha (2008), produzir de modo econômico significa o grande desafio de produzir sem refugo, sem retrabalho, melhorando as condições ambientais e assumindo as responsabilidades sociais, promovendo o desenvolvimento dos trabalhadores, física e mentalmente. É essa abordagem que vai aperfeiçoar o custo em curto prazo e levar o crescimento sustentado da empresa ou da organização.

A Engenharia de Produção (EP) não leva apenas a economia em consideração, outras ciências são relevantes, como a Sociologia e a Psicologia, pois, saber lidar com pessoas, trabalhadores, é essencial para um engenheiro de produção. Afinal, como define Batalha (2008): “pessoas são partes integrantes dos sistemas de produção, os quais são projetados, implantados, e aperfeiçoados pelos engenheiros de produção”.

Considerando a importância do aumento da produtividade aliada à necessidade do comprometimento com a segurança do trabalhador por parte do empregador, torna-se necessário o uso de ferramentas da EP associadas as da engenharia de segurança do trabalho (EST), objetivando a melhoria dos processos e a prevenção de perdas dentro da organização. Através dessa perspectiva, eis a temática que norteia este trabalho: As vantagens para o Engenheiro de Produção em fazer pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (EST).

No contexto organizacional atual os dirigentes de empresas de médio e grande porte têm dado cada vez maior importância à implantação de sistemas de gerenciamento de Segurança do Trabalho. Não apenas com o objetivo de preservar a saúde e segurança dos trabalhadores ou cumprir a legislação vigente, mas também com a intenção de obter vantagens competitivas.

Nesse sentido, o bom desempenho do sistema de segurança ocupacional é decisivo para as empresas, uma vez que este sistema reduz os riscos de acidentes, promove a saúde e a satisfação dos trabalhadores, melhora os resultados operacionais e a imagem da organização, criando novas oportunidades de crescimento.

O objetivo mais amplo desse trabalho consiste em apresentar descrição das habilidades do engenheiro de produção e de segurança do trabalho. Mais especificamente, realizar um levantamento dos diferentes campos de atuação do engenheiro de produção pós-graduado em EST, considerando suas atribuições frente as expectativas das organizações.

Compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologias, informação e energia (ABEPRO, 2008).

Segundo Vollman E.T. et at. ,2006 , o sistema produtivo é uma corporação que organiza um conjunto de recursos tecnológicos, econômicos, humanos, físicos e financeiros em materiais, equipamentos, processos, instalações e procedimentos; planejando transformar recursos naturais, tidos direta ou indiretamente através de seus trabalhadores, em produtos adequados às necessidades de seus consumidores; adicionando valor através do trabalho humano; atendendo ao mesmo tempo às demandas sociais, econômicas e financeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (32.4 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com