TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Esquema Para Redação

Por:   •  2/4/2023  •  Ensaio  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  49 Visualizações

Página 1 de 2

Realizaria um Brainstorm, após a leitura do texto motivador. Por seguinte, retirando como tema: Resistência em tempos Pandêmicos.

Introdução

*Apresentaria o tema através de uma contextualização com fatos reais e estatísticos. *

 Na contemporaneidade a violência contra a mulher é presente na sociedade. Todos os dias mulheres morrem pelo fato de serem mulheres, isso se caracteriza como feminicídio, crime de ódio baseado no gênero, ou seja, assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica ou em razão a misoginia.  Embora as mulheres após muita luta e resistência tenham adquirido muitos direitos, estes ainda não são suficientes, visto que as estatísticas mostram dados estarrecedores. Segundo levantamento feito pela Secretaria de Políticas para Mulheres do Governo Federal, uma mulher é estuprada a cada 10 minutos e, a cada 90 minutos uma mulher é assassinada no Brasil.

Desenvolvimento

- Mencionaria por exemplo, de forma estatística, como as mulheres são afetadas e os tipos de violência.

- Buscaria entender o contexto histórico de quando a luta contra a violência doméstica teve início. Pontuando, importantes mudanças que marcaram o cenário nacional acerca da assistência às mulheres vítimas de violência. A qual, essas mudanças têm como motivador o movimento feminista que levou ao debate sobre os direitos humanos, o direito da mulher e de viver uma vida sem violência.

- Apresentaria sobre a lei Maria da Penha que é reconhecida como um grande marco para o processo histórico de reconhecimento do direito das mulheres.

Conclusão

Concluiria que a violência contra a mulher não é um assunto moderno no entanto caracteriza-se como um dos assuntos mais problemáticos que estamos enfrentando nos últimos tempos, agravando ainda mais com o isolamento domiciliar causado pela pandemia da COVID -19. Mas que mesmo sendo uma situação patriarcal, poderia apresentar sim, medidas para sairmos desse cenário, como: Ressaltar o valor da educação das meninas e da contribuição das mulheres ao desenvolvimento econômico, Capacitar mulheres, fortalecer a capacidade da mulher de ganhar dinheiro oferecendo treinamento de habilidades e o fortalecimento e capacitação das redes de atendimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (23.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com