TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Estilo nado peito

Artigo: O Estilo nado peito. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/10/2013  •  Artigo  •  914 Palavras (4 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 4

O Estilo nado peito

A execução do estilo peito é o estilo que mais apresenta regras, mesmo sendo regras para competição, o ideal é que se ensine dentro das leis, para que no futuro a criança possa participar de uma competição sem o risco de ser desclassificada por erros técnicos.

Regras do nado peito:

Corpo mantido sobre o peito, braços e pernas movimentados simultaneamente, sem nenhum movimento alternado.

Junto com o peito as mãos são deslocadas para frente e em seguida empurram a água para trás dentro ou na superfície da agua.

Os pés devem ser voltados para fora fazendo o movimento de pernada para trás.

É permitida cabeça totalmente submersa somente nas saídas e viradas, portanto durante o nado o atleta tem q manter a parte de sua cabeça sempre dentro da água.

Os membros do nadador tem que sempre estar no mesmo planos, ou seja, uma imagem espelhada do lado esquerdo em relação ao lado direito.

Devido às recuperações ser feitas dentro da água, e os membros se movimentarem com restrição o nado peito é classificado como o estilo mais lento.

TÉCNICA

Posição do corpo

O corpo deve estar numa posição horizontal e hidrodinâmica, os quadris não devem ser totalmente flexionados, pois assim quando os pés estiverem em fase de recuperação provavelmente vão ultrapassar a superfície da água.

Uma parte da cabeça do nadador precisa estar fora da água, portanto é preciso cuidado com a cabeça muito alta, pois isso faz com que as pernas afundem na água, isso é um erro comum visto em iniciantes.

Os ombros devem estar paralelos à superfície da água. Os movimentos dos braços faz com que o nadador eleve a cabeça para que possa ser feita a inspiração.

Ação das Pernas

A propulsão da pernada começa com os pés na posição dorsal e virado para fora, simultaneamente e para mesma direção, o movimento de chicote é o que gera maior propulsão.

Recuperação

A recuperação da pernada no nado costas é a que causa mais atrito com água, comparada com outros estilos devido à posição das pernas para o início da fase propulsiva.

A pernada começa com as pernas estendidas, alinhadas e os pés unidos, e assim que as pernas tem que estar no final da ultima pernada.

No momento certo os joelhos e os quadris devem estar flexionados, o joelho tem que estar mais ou menos na largura do ombro e os calcanhares seguem em direção as nádegas do atleta, os dedos dos pés voltados para trás, um cuidado tem que ser tomado em relação às coxas, elas não podem ficar muito a frente, pois isso causaria atrito maior.

A parte propulsora do ciclo

Como já foi dito anteriormente a regra diz que os pés devem estar voltados para fora, quando começa o movimento para trás ajudando a criar um ótimo impulso das pernas. Os pés se movem em flexão dorsal.

A parte propulsiva começa com uma extensão das coxas, os pés se movimentam rapidamente ainda em flexão dorsal e voltados para fora.

No final as pernas se juntam e se movimentam mais lentamente os pés se flexionam na posição de plantar para que aja um deslizamento.

Ação dos Braços

A maioria dos nadadores utilizam se das pernadas para impulso, a braçada não contribui muito para propulsão, pois os nadadores executam uma pequena puxada lateral para acompanhar e regular o nado.

Dentre os estilos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com