TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O GERENCIAMENTO DE CUSTOS

Por:   •  26/2/2020  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

ADRIANO MARQUES SOLER

Trabalho da Disciplina Gerenciamento de Custo ,

                                                                Tutor: Prof. Eduardo Moura

LAURO DE FREITAS

2020

FICHAMENTO

 Gerenciamento de Custo

CASO: Apple Computer, 2006

REFERÊNCIA: YOFFIE DB; SLIND M. Apple Computer, 2006. Harvard Business School, 708-P03, 2007

      O artigo traz a história de sucesso da Apple Computer, empresa fundada por Steve Jobs e Steve Wozniak em 1.976.Tambem nos mostra uma trajetória cheia de desafios e confusões na busca constante por inovação no setor tecnológico.

Em 2006 Jobs comemorou vitória em relação ao seu principal concorrente, pois as ações a da Apple Computer estava em alta, e nesse momento a Apple vale mais que a DELL. O motivo de tanta euforia se deve ao comentário do seu rival Michael Dell, em 1997 ele disse que Apple deveria entregar os pontos, fechar as portas e devolver dinheiro aos acionistas.

Desde seu retorno à Apple, fez diversas mudanças radicais. Ele impulsionou a empresa na criação de produtos inovadores como iMac e o sistema operacional OS X. Em 2005 já havia surpreendido seus concorrentes ao utilizar os chips da Intel.

Ao criar  a empresa em 1.976, os jovens com cerca de 20 anos Steve Jobs e Steve Wozniak, lançaram o Apple I e venderam em poucos meses mais de 200 unidades. Jobs declarou como missão da Apple levar um computador fácil de usar para todo homem, mulher, criança. Em 1978 lançou o Apple II, uma máquina relativamente simples que as pessoas poderiam usar sem grandes segredos. Esta inovação foi um grande sucesso e desencadeou uma revolução no mundo dos computadores.

Após ver ameaçada pela IBM, em 1.984 a Apple começou a produzir o Macintosh que teve uma limitação de vendas devido a incompatibilidade de software. Desde então as dificuldades aumentaram e o Lucro Líquido da empresa caiu 17%, Jobs foi afastado e nomeado John Sculley para sucedê-lo, executivo recrutado da Pepsi-Cola. Por pouco mais de dez anos a Apple passou por várias mudanças, tanto nos negócios quanto filosofia e cultura organizacional.

Após uma aliança com seu maior rival IBM em 1.991, formaram um joint venture, a Taligent, com intuito de criar um novo e revolucionário sistema operacional ao custo de US$500 milhões , e também a empresa Kaleida criada para desenvolver aplicações de multimidia. A Apple comprometeu-se a mudar da linha de processadores da Motorola para i chip da IBM.

Sculley acreditava piamente que a Apple devia mudar seu posicionamento perante o mercado se quisesse prosperar, para ele a empresa devia reduzir custos e reposicionar preços .

Sculley assumiu nova posição na Apple, dessa vez como diretor de tecnologia, o cargo de CEO sucedeu por mais dois executivos, Mike Spindler e Amelio, porem sem sucesso no que tange a recuperação da empresa. Dessa forma no ano de  1.997 sua participação de mercado estava muita em baixa e os preços das ações também em baixa, nesse momento Steve Jobs retorna a Apple, empresa criada por ele, e se tronaria o CEO interino

da companhia.

Jobs retoma com força total, onde, traz novos investidores para Apple, fechou divisões deficitárias e lança novo produto, o iMac, dessa forma sinaliza ao mercado confiança e se torna CEO permanente. O iMac era um computador da internet com preço de US$1.299, não tinha unidade de disquete, usava CPU básica , uma unidade de CD-ROM e um modem, prioridade de Jobs era revitalizar a imagem da Apple.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (140.1 Kb)   docx (46 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com