TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gerenciamento de Projetos e Processos

Por:   •  24/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Aluno: José Paulo Fernandes Teixeira     Matrícula: 2022300926   Data: 11/10/2022

Professor: Eduardo     Disciplina: Gerenciamento de Projetos e Processos

Curso: MBA em Gestão de Projetos Ágeis

Introdução

Apresentação do caso

Foi firmado um contrato entre a Sustainable Building Corporation com a CN Empreendimentos que tem como objetivo construir um complexo corporativo sustentável. Diante disso, a diretora executiva designou como Gerente de Projetos, a colaboradora Laura que é a mais recente pós-graduada em Gestão de Projetos da empresa, uma das contempladas pela bolsa de estudos. Um aspecto importante é que deve ser levado em consideração que este projeto não poderá sofrer atrasos.

Cabe ressaltar que a CN Empreendimentos atua nos países em que a Sustainable Building Corporation tem filiais, o que poderá no futuro se tornarem grandes parceiros comercial fora do Brasil.

A diretora executiva estabeleceu uma meta de no mínimo 40% de lucro sobre o contrato, já com os impostos descontados.

Laura, que é a gerente do projeto, observou através do TAP (Termo de Abertura do Projeto) que o valor resultante era de R$ 200.000,00, já com os impostos descontados e meta estabelecida de 40% e o orçamento disponível era de R$ 120.000,00. Tendo um prazo de entrega de 120 dias.

Assim sendo, foi apresentado as partes interessadas o escopo do projeto, a matriz de responsabilidade, as premissas e restrições, as metas e objetivos.

Também foi elaborado e apresentado em reunião (kick-off) a Estrutura Analítica do Projeto (EAP). Após a reunião e a análise da EAP, observou-se que os gastos estavam dentro do orçamento previsto, porém, o cronograma de entregas das atividades ultrapassava os 120 dias previstos para entrega do projeto, conforme descrito em contrato.

De acordo com o PMBOK: “Um projeto é um esforço temporário para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. A sua natureza temporária indica um início e um término definidos.” Para Kerzner (2006) um projeto além de ter um objetivo identificável e consumir recursos, opera sob pressões de prazos, custos e qualidade. Valeriano (2002) destaca que  “[…] cada projeto  consiste em um  “pacote de trabalho” distinto dos demais trabalhos”, reafirmando a singularidade dos projetos. De acordo com Vargas (2018), o principal objetivo é entender o comportamento das partes interessadas para poder definir abordagens específicas. 

-   Dentro deste contexto, quais técnicas Laura podem utilizar para reduzir o cronograma e consequentemente atingir os prazos do projeto?

-  Como ela pode avaliar os possíveis impactos e estabelecer a alternativa mais adequada para resolver esse problema?

-  Será que o orçamento de custos do projeto elaborado por Laura está de acordo com as boas práticas de gerenciamento de projetos?

Resolução do caso

Sendo verificado que o prazo de 120 dias previstos para entrega do projeto dificilmente seria cumprido, existem algumas técnicas que podem ser utilizadas para tratar o gap observado no cronograma, Laura poderá aplicar as seguintes técnicas:

  • 5W2H: É um método empírico e ajudará a coletar informações necessárias e suficientes, para melhor compreender o cenário e assim tentar alcançar um cronograma dentro do esperado.

  • MS-Project: Com o diagrama de Gantt, será possível ter uma visão de controlar o avanço das diferentes etapas do projeto. Outra etapa desta ferramenta é o cronograma de marcos (milestones), onde poderá identificar os entregáveis, possíveis trocas de responsabilidades e gerenciar os limites de gastos. Outra técnica desta ferramenta é a otimização da sequência de atividades (utilizando caixas para representar as dependências de uma sequência de atividades). Isso ajudará Laura na visibilidade do sequenciamento lógico das atividades.

  • Software de Gerenciamento de Projetos: Uma ferramenta específica facilitará a Laura uma visualização do projeto como um todo, controlando os recursos, os cronogramas, controlar a produtividade etc. Assim, Laura poderá coordenar as tarefas da equipe para que todos saibam quem está fazendo o quê. Compartilhando feedbacks, arquivos e atualizações de status.    

De acordo com o PMBOK: O gerenciamento do cronograma serve para assegurar que os prazos previstos não sejam ultrapassados. Afinal, o cronograma traz uma visão geral das atividades e das relações entre elas, além de mostrar os prazos das atividades e o prazo final. Vargas (2018) explica que é importante que as informações sejam distribuídas aos interessados dentro do prazo e da qualidade, de acordo com o estabelecido no plano de comunicações.

Com a utilização de técnicas assertivas, Laura poderá avaliar os possíveis impactos e estabelecer a alternativa mais adequada para resolver este problema. É prudente que Laura se utilize para cumprimento do prazo as seguintes atividades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (252 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com