TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Gestor Como Mediador Organizacional Da Escola

Monografias: O Gestor Como Mediador Organizacional Da Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/12/2013  •  3.406 Palavras (14 Páginas)  •  759 Visualizações

Página 1 de 14

O GESTOR EDUCACIONAL COMO MEDIADOR ORGANIZACIONAL DA ESCOLA

Daniele Renata Santos da Silva Bandeira 1

RESUMO:

Este artigo faz uma análise sobre a importância do papel do gestor educacional dentro da instituição e como isso é importante para o trabalho produtivo da equipe e para um bom clima organizacional. O gestor educacional deve liderar uma gestão participativa e democrática na relação com os professores, funcionários e com a comunidade, mostrando-se positivo e confiante no desenvolvimento dos trabalhos, atuando como mediador, compartilhando suas ideias sabendo ouvir, sendo aberto e flexível à contribuição de todos para que os profissionais da escola e a comunidade se sintam valorizados, reconhecidos e motivados para que a escola atinja um processo de ensino e aprendizagem de sucesso.

PALAVRAS-CHAVE: Gestão Educacional. Organização. Participação. Ensino.

ABSTRACT:

This article is an analysis of the importance of the role of the educational Manager within the institution and how important that is for the productive work of the team and a good organizational climate. The educational Manager must lead a participatory and democratic management in the relationship with the teachers, staff and the community, showing positive and confident in the development of the work, acting as mediator, sharing their ideas heard hear, being flexible and open to the contribution of everyone to school professionals and the community feel valued, recognized and motivated for the school reaches a teaching and learning process of success.

KEYWORDS: Educational Management. Organization. Participation. Teaching.

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar a importância do gestor educacional na instituição escolar, por ser ele o principal articulador na construção de um ambiente de diálogo e de participação propício para melhor desenvolvimento do trabalho dos profissionais e, conseqüentemente, para o sucesso do processo educativo-pedagógico.

A abordagem retrata a importância do perfil do gestor na formação de uma equipe participativa e de construir um ambiente que permite o bem estar coletivo. Também analisa como é importante que o gestor como líder seja audacioso, tenha visão, diálogo e seja bom ouvinte sempre disposto a buscar “novos caminhos”, novas respostas, visando o que há de melhor para a instituição, pois isso resulta na melhoria da educação.

Podemos entender como “novos caminhos” desafios a serem enfrentados pelo gestor educacional que deve viver no presente, sem lamentar o passado e planejar o futuro criando novas ações sem medo da ocorrência de falhas por sentir segurança junto a sua equipe.

Torna-se indispensável que o gestor escolar lidere a realização do Projeto Político-Pedagógico o qual deve estabelecer as propostas elaboradas pela comunidade intra e extra-escolar para nortear as práticas pedagógico-educativas.

Para embasar esse processo, fazer a avaliação é primordial para saber como anda o desempenho da instituição. A avaliação institucional realizada deve apresentar metas a serem atingidas nas quais se fundamentarão a construção das melhorias.

Enfim, este artigo sobre “O Gestor Educacional como Mediador Organizacional da Escola” analisa os novos desafios da gestão educacional, as características dos gestores e sua influência nos resultados educacionais.

2. CONCEITO DE CLIMA ORGANIZACIONAL ESCOLAR

Podemos definir clima organizacional de uma escola como um conjunto de reflexos de valores e de efeitos, percebidos pelas pessoas quando se interagem com a estrutura e padrões formais e informais que existem em uma organização, o clima representa a forma como cada colaborador percebe e como reage a isso exercendo uma influência no comportamento e nos sentimentos dos professores em relação à organização escolar.

Devemos classificar o clima organizacional como a percepção que as pessoas tem do ambiente escolar, podendo ser boa ou ruim de acordo com a interpretação pessoal que cada colaborador faz das políticas, normas e conduta escolar.

De acordo com Luz (2003, p.13) “o clima organizacional é a atmosfera psicológica que envolve um dado momento, a relação entre escola e seus funcionários”.

Carvalho (1992, p.36) define clima de escola numa dupla asserção:

a)Enquanto realidade objetiva, no sentido em que constitui um campo de forças, que se exerce globalmente sobre todos os elementos da organização escolar, confirmada pela existência de maiores diferenças inter-organizacionais que intra-organizacionais, nas medidas das percepções de membros de organizações diversas;

b)Dependente da estrutura subjetiva, na medida em que é percepcionado por cada individuo, através das interações no decurso das praticas organizacionais.

Avaliar o clima de uma organização permite verificar a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho e como os valores difundidos pela organização afetam o comportamento dessas pessoas no trabalho. A partir da concepção de clima organizacional podemos perceber de que forma o ambiente organizacional é percebido e interpretado pelos empregados assim como as percepções dos membros da organização sobre o ambiente, notando-se que no ambiente escolar possui condições dramáticas ou não, capaz de gerar nos indivíduos sentimentos referentes a sua experiência escolar. Podendo definir clima como um conjunto de crença, valores e atitude que interagem entre os alunos, professores e administradores.

Dessa forma Griffih (1999, pág 21) afirma que:

O clima da escola facilita as interações sociais e individuais, satisfazendo a identidade dos membros do grupo e necessidades interpessoais, chamada expressiva ou emocional ela esta dividida em duas formas: Ordem social que refere-se a estrutura social nas escolas, como os objetivos da escola, normas e valores, papeis definidos de funcionários e alunos, clima social e ação social relacionada às interações do dia-a-dia entre os alunos, funcionários da escola e os pais.O clima existente na realidade organizacional, é exterior ao individuo e diferente das próprias percepções, pode ser avaliado através das percepções ou de medidas objetivas, distingue-se inter organizacional, é relativamente estável no tempo e influencia o comportamento dos indivíduos na organização.

O clima organizacional pode ser considerado como uma representação criada pela interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com