TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papéis do Gestor Organizacional

Tese: Papéis do Gestor Organizacional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  1.154 Palavras (5 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Este trabalho tem por finalidade, a busca pela compreensão e o entendimento das mudanças nas organizações é extremamente instigante e não é tarefa simples. Cada organização tem um "dialeto" próprio para a manifestação de como as tarefas se realizam dentro do complexo de informações e relações que compõe a estrutura organizacional. Assemelha-se a um caleidoscópio, sempre mutante aos olhos, mas que mantém rigorosamente sua geometria, enquanto não se muda o instrumento.

Esta transformação vertiginosa que impera nas organizações do fim do milênio, exige dessas mais que capacidade organizacional para se adaptar às novas estruturas, "é preciso desenvolver uma capacidade contínua de adaptação e mudança" (Robbins, 1999: 407), ou seja, as mudanças do ambiente externo exigem da organização a capacidade contínua de resposta rápida e eficaz a estas transformações.

O conhecimento das ferramentas da gestão de qualidade e a integração dos diversos tipos de programas são de suma importância para as organizações alcançarem suas metas e seus objetivos surpreendendo as expectativas de seus clientes externos e internos. A terceirização de vários serviços médicos, de apoio e de diagnóstico tem sido um dos grandes instrumentos para operacionalizar os serviços de saúde de forma planejada, otimizando recursos, evitando desperdícios e abrindo mercado de trabalho, devendo, no entanto serem observadas os procedimentos da legislação sanitária, aplicada ao setor, dentro da visão de responsabilidade compartilhada, garantindo assim a qualidade desses serviços aos seus usuários e pacientes.

Desenvolvimento

A Empresa escolhida por meio de pesquisa

foi a Empresa Ecossistema Consultoria Ambiental, que localiza-se na BR 392, na cidade do Rio Grande, Estado do Rio Grande do Sul.

A empresa trabalha no ramo de consultoria ambiental, desenvolvendo estudos e projetos necessários para estabelecer o equilíbrio entre o uso e a conservação dos recursos naturais.

Os serviços prestados são Auditoria Ambiental, Educação Ambiental, Gestão Ambiental, Elaboração do EIA/RIMA, Licenciamento Ambiental e Recuperação Ambiental.

A empresa é de porte médio e sua missão é prestar serviço na área de Meio Ambiente de qualidade através de soluções inovadoras e integradas, buscando a satisfação do cliente, o lucro e trazendo benefícios para toda a sociedade.

A justificativa da escolha da empresa se dá pelo fato de o meio ambiente estar em grande evidência na Administração Contemporânea. Uma empresa que não cuida dos recursos naturais e não polui, não é bem vista pela sociedade. Uma administração, quando trata desse tema, além de causar benefícios ao meio ambiente, melhora também sua posição no mercado, de modo a ter vantagem competitiva sobre seus demais concorrentes.

A Ecossistema Consultoria Ambiental tem como contato responsável Flavia Moraes, Diretora Executiva da Empresa.

Mudança Organizacional e Quebra de Paradigmas

As organizações, como partes integrantes de um processo mais amplo, vêm crescendo em grau de complexidade na medida das evoluções tecnológicas, econômicas, sociais e políticas. Os teóricos da administração, por sua vez, têm tentado acompanhar essa evolução ou mesmo antecipar-se a ela sugerindo enfoques e formas diferentes de lidar com os problemas e conflitos organizacionais e as relações humanas no trabalho. Ao mesmo tempo em que a teoria administrativa busca propor alternativas para o desenvolvimento das organizações, das pessoas que nela trabalham e da sociedade de forma mais ampla, ela se forma e se desenvolve com os mesmos elementos dessa sociedade, refletindo seus valores e a visão de mundo e de homem em cada período determinado.

Uma mudança organizacional é seguir a evolução do mercado, quebrar regras tradicionais em detrimento de ideias novas, que trazem mais vantagem competitiva para a empresa, deixando de lado a Administração Tradicional para investir na Administração Contemporânea.

Para acompanhar essas mudanças a empresa deve se preparar na forma de estratégias. A estratégia é um padrão ou um plano que integra de forma coesa, os principais objetivos, políticas e ações de uma organização. A estratégia pode ser global, para a organização como um todo, ou setorial, envolvendo uma parte ou segmento da organização. Uma estratégia eficaz deve apresentar uma série de características:

a) Apresentar objetivos claros e precisos;

b) Promover a iniciativa, propiciando liberdade de ação e gerando maior comprometimento;

c) Concentrar força e poder no momento oportuno;

d) Propiciar flexibilidade;

e) Coordenar e comprometer as lideranças;

f) Propiciar competitividade;

g) Prover segurança para a base de recursos do negócio.

Uma estratégia empresarial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com