TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem De Vocação Politica

Casos: O Homem De Vocação Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  857 Visualizações

Página 1 de 5

O homem de vocação política

O homem de vocação política

Por: Ális Tatiana M. Barros

1. INTRODUÇÃO

Política é uma das palavras mais discutidas do mundo, acompanhada de outras que são praticamente indispensáveis do cotidiano humano, como religião, ciência, filosofia de vida e até futebol.

Para se ter uma análise sobre o tema “política”, deve-se sempre observar as diferentes opiniões e contextos de diferentes meios. Mas sabe-se também que cada cidadão tem seu próprio conceito sobre o tema.

Cada país, continente, região tem sua política definida, até dentro da sala de aula. Por isso tanta divergência, pelas diferentes políticas existentes.

2. POLÍTICA

Para se começar a falar sobre política, é necessário saber o seu significado. Portanto, política denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta arte aos negócios internos da nação (política interna) ou aos negócios externos (política externa).Nos regimes democráticos,a ciência política é a atividade dos cidadãos que se ocupam dos assuntos públicos com seu voto ou com sua militância. A palavra tem origem nos tempos em que os gregos estavam organizados em cidades-estado chamadas "polis", nome do qual se derivaram palavras como "politiké" (política em geral) e "politikós" (dos cidadãos, pertencente aos cidadãos) [1].Então, pode-se ligar política à ciência da negociação. Podendo ocorrer entre nações, chamando-se política externa; dentro do país, estado ou cidade, que se denomina política interna. Mas sabe-se que além dessas, existem muitas outras denominações e formas de política.

2.1 A política e a comunidade

A política é um assunto que gera diferentes opiniões, mas sempre uma maioria vence, principalmente quando a pergunta é: “Você gosta ou não gosta de política?”. Abaixo analisemos um gráfico sobre essa pergunta feita para 10 pessoas na cidade de Arcoverde. Vejamos o que a maioria dessas pessoas diz sobre gostar ou não gostar do assunto.

Por estes dados, vê-se que a maioria dos que foram entrevistados, diz gostar de política, tendo 60% das opiniões. Apenas 30% disseram não gostar e 10% não souberam responder. Dentre algumas explicações do por que gostar ou não de política, foi dito:

“Da política? Sim, eu gosto muito! Só não gosto dos políticos, pois são tudo corruptos”.

• “Não! Mas tenho que conviver e votar em toda eleição”.

• “Demais. Assisto os debates entre os candidatos em época de eleição.”

• “Eu gosto de política e não de politicagem”.

Vê-se que muitos ligam política apenas às eleições e a questão dos políticos serem corruptos. Isso demonstra que nem todo mundo sabe exatamente o que é política, o significado em si da palavra. Mas pelo menos é possível notar que é um assunto aceito entre muita gente, mesmo uns contradizendo. Um termo que foi citado entre eles foi “politicagem” que nada mais é do que a política sendo feita em troca de favores, por interesse pessoal.

No vídeo “Sociologia Política”, produzido pelo professor Sergio de Goes Barboza, vê-se uma clássica situação em que o político chega para “inaugurar” uma ponte já feita e usada pela população apenas para receber “méritos desmerecidos”. O lado satírico do vídeo é bem divertido, principalmente pela questão de toda aquela cerimônia em torno do político e a satisfação dele em ser tão aclamado. O mais engraçado é a parte do corte da fita de inauguração, onde ele não consegue cortá-la e faz de tudo até usar uma bomba e acabar destruindo a ponte.

Ou seja, um homem político deve ter acima de tudo vocação e ética para saber lidar com a política de forma que a população o aceite de maneira positiva. Coisa que se torna muito rara nos tempos de altas corrupções e politicagem.

No outro texto “A Ética da convicção VS A Ética da responsabilidade” de Egídio Vaz, podem-se notar as afirmações de Weber citadas anteriormente.

Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com