TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem De Vocação Politica

Trabalho Universitário: O Homem De Vocação Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2013  •  2.416 Palavras (10 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 10

O HOMEM DE VOCAÇÃO POLITICA

INTRODUÇÃO

POLÍTICA E VOCAÇÃO HUMANA

Refletir sobre política e vocação humana no contexto de nosso país requer antes de tudo, compreender algumas idéias de alguns pensadores que discutiram sobre esta questão ao longo dos séculos, além de analisar a realidade da política, principalmente a partidária e suas conseqüências para a sociedade. Frente a esta reflexão inicial, muitas indagações emergem considerando que, a princípio, devido à situação em que vive o Brasil quanto à política partidária, abordar esta temática é meio delicado ao mesmo tempo em que é estimulante desenvolver o pensamento crítico sobre a temática.

Diante das idéias de Weber pode-se iniciar uma reflexão sucinta neste trabalho compreendendo que a presente temática: Política e Vocação Humana é uma discussão longa e complexa considerando o contexto em que está inserido. Estas reflexões aqui apresentadas representam apenas o alavancar da análise crítica que se pode fazer a partir de conceitos de grandes teóricos que estudaram sobre esta temática. Pode-se perceber que Weber entende a política como uma atividade humana de liderança e participação em situações e contextos

Desse modo, o presente trabalho pretende discutir a problemática em questão considerando principalmente a política partidária no contexto brasileiro visando relacionar a política à vocação, além de delimitar algumas conseqüências do modelo de política que se tem no Brasil.

1-REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA E VOCAÇÃO NO CONTEXTO SOCIAL BRASILEIRO

A discussão sobre a relação política e vocação humana inicia a partir da compreensão de cada termo, considerando o contexto social em que os referidos termos são empregados. Neste caso, embora sejam discutidas idéias de teóricos que embasaram suas teorias em realidades diversas, a ênfase neste trabalho será dada ao Brasil e às idéias e vivências deste país.

É necessário atentar, a princípio, para o termo “política” e os vários significados. Weber (2007) fazendo uma análise sobre esta questão afirma:

Por política entenderemos, conseqüentemente, o conjunto de esforços feitos com vistas a participar do poder ou a influenciar a divisão do poder, seja entre Estados, seja no interior de um único Estado. (...) Quando de uma questão se diz que é “política”, quando se diz de um ministro ou funcionário que são “políticos”, quando se diz de uma decisão que foi determinada pela “política”, é preciso entender, no primeiro caso, que os interesses de divisão, conservação ou transferência do poder são fatores essenciais para que se possa esclarecer aquela questão; no segundo caso, impõe-se entender que aqueles mesmos fatores condicionam a esfera de atividade do funcionário em causa, assim como, no último caso, determinam a decisão. Todo homem, que se entrega à política, aspira ao poder – seja porque o considere como instrumento a serviço da consecução de outros fins, ideais ou egoístas, seja porque deseje o poder “pelo poder”, para gozar do sentimento de prestígio que ele confere

,.. (p.56)

Com as afirmações deste autor citado é possível perceber que política é uma questão bastante complexa e com múltiplos significados dependendo do contexto, dos objetivos no qual o termo está sendo aplicado. Pode-se dizer então que política implica participação na vida social, nas decisões; é também aspiração pelo poder. O anseio pelo poder é uma característica do homem, no entanto, uns necessitam ou almejam muito mais que outros.

Quando se trata do homem que aspira ou detém o poder político, pode-se afirmar que há certa diferença entre o homem enquanto ser político. Na verdade, todos os homens, independente de religião, classe social, gênero, entre outros aspectos, são seres políticos desde quando estão inseridos em um contexto social e têm oportunidades de escolha e participação. No entanto, quando se trata do homem com vocação política ou o homem com poder político se entende que há uma significação diferente partindo do princípio de que este homem no contexto social em que está inserido se destaca pelo poder que exerce sobre os demais. Como exemplo, o vídeo que aborda sobre a inauguração da ponte nos apresenta uma situação bastante conhecida dos brasileiros, que é o fato dos políticos do Brasil se aproveitarem de situações variadas para se apropriarem de bens culturais e inaugurarem como se eles fossem pessoas dotadas de princípios éticos e valores suficientes para servirem de referência para o povo. Vale lembrar que, a grande maioria do povo, embora não concordem com estas atitudes, agem como pessoas alienadas devido a relação de poder existente. Vale ressaltar que a falta de informação sobre os direitos e deveres do cidadão também contribuem para que os homens e mulheres que detêm o poder político no Brasil abusem da autoridade que lhes foi confiada pelo povo através do voto. Cabe também lembrar que o cidadão brasileiro que conhece seus direitos compreenderá que não é o político que financia as obras construídas e sim os impostos pagos pela população. Mas, o povo que paga seus impostos e ajuda na construção destas obras não é lembrado nestas ocasiões.

É essencial que se faça uma análise do significado da palavra vocação para se relacionar ao político que temos atualmente, além de compreender melhor a temática em questão que trata do homem vocacionado para a política. No Dicionário Global de Língua portuguesa (2013) a palavra “vocação” significa:

1.Ato pelo qual a Providência predestina toda a criatura racional a um fim determinado. (...) 2.Tendência, propensão ou inclinação natural para qualquer estado, profissão, ocupação. (...) 3.Disposição natural do espírito; índole. Talento; engenho. (...) 4. Inclinação para o sacerdócio ou para o estado religioso. (...) 5.Vocação de Abraão, escolha que Deus fez do patriarca Abraão para ser o pai dos crentes, o chefe do seu povo.

No contexto a que se aplica o termo vocação neste trabalho pode-se entender que o sinônimo mais adequado se refere à tendência ou propensão humana considerada natural para qualquer estado ou situação, profissão ou ocupação. Desse modo, considerando que, segundo o referido dicionário, a vocação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com