TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem E A Vocação Politica

Pesquisas Acadêmicas: O Homem E A Vocação Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2013  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 9

O HOMEM E A VOCAÇÃO POLÍTICA

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como Trabalho interdisciplinar em grupo.

Profs. Ângela Santini, Marco Rossi, Paulo Sérgio Aragão e Sérgio de Goes Barboza.

Cacoal

2012

SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.................................................................................................03

2- DESENVOLVIMENTO.....................................................................................04

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................08

REFERÊNCIAS....................................................................................................09

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho foi desenvolvido no sentido de representar uma reflexão sobre o significado do termo política na sociedade atual e as atitudes dos políticos que levaram a estas conclusões. Apesar de a política fazer parte do cotidiano das pessoas, muitas vezes estas não tem o entendimento adequado do que esta representa para sua vida e da sociedade.

Foi realizada junto à comunidade uma pesquisa, sobre qual o significado do termo política, o que pode ser comprovado por meio das respostas transcritas no decorrer do texto. Sendo que os entrevistados são cidadão da comunidade local, maiores de idade, cujo nível de escolaridade figura entre o ensino médio completo e o ensino superior.

Com os resultados obtidos por meio das entrevistas, fez-se uma reflexão por meio da relação com os textos disponibilizados para pesquisa, bem como o vídeo “a inauguração da ponte’. Organizando um paralelo entre as ideias colhidas na comunidade e as presentes no material consultado, configurando as proximidades e distâncias presentes no contexto de pesquisa.

Por meio desta análise foi possível concluir as dificuldades existentes com relação à temática trabalhada, por parte tanto da população quanto dos políticos em relação ao verdadeiro papel da política na vida da população e da sociedade de forma geral. Constatou-se ainda que este desvio se deu ao longo do tempo e da inversão dos papéis na política.

Mesmo que parte da culpa quanto a esta inversão de papeis seja dos políticos que muitas vezes não compreendem o seu verdadeiro papel no universo político, a população também deve primar por conhecer e cobrar de seus representantes políticos a atuação de forma regular, de acordo com o que se estabelece em lei.

A educação política deve ser empreendida no âmbito da sociedade com o intuito de educá-la quanto ao que deve ser executado pelos seus representantes, e ainda, até onde o político pode agir de acordo com as leis e regimentos existentes. Combatendo também aqueles que prometerem algo além do que poderá realizar.

O povo é que tem o poder de mudar esta inversão em relação à política, bem como encará-la de forma positiva e necessária.

2 DESENVOLVIMENTO

A política é algo inerente do ser humano, não se pode viver alheio em relação a ela, apesar de algumas pessoas se declararem apolíticos na verdade o que estão tentando expressar é sua indignação quanto às práticas exercidas pelos políticos atualmente. Na verdade o ser humano é em sua essência totalmente político, caso contrário não sobreviveria em sociedade.

O que muito se critica em relação aos políticos da sociedade brasileira de forma geral, são as atitudes destes em relação ao que prometem e ao que executam durante todo o processo político eleitoral. A postura assumida por um determinado candidato durante a campanha política não corresponde com suas atitudes quando este se elege, distanciando-se de suas propostas iniciais.

O ingresso na carreira política gera um dilema fundamental para políticos: seguir a sua convicção pessoal ou tomar decisões impostas pelas circunstâncias. Em muitos casos, os eleitores acusam os governantes e legisladores de serem traidores ou oportunistas, figuras que, uma vez eleitas, se esquecem das suas promessas ou, nalguns casos, o que escreveram. (VAZ, 2007, p. 1)

Na realidade a população acaba se descontentando com esta situação de constantes desilusões em relação a seus comandantes políticos. A questão da corrupção, também bastante presente na cultura política brasileira, é outro fator determinante para explicar o atual desânimo do povo em relação a seus dirigentes.

A justificativa popular para assumir uma postura anti-política está nas expectativas que o cidadão deposita na personificação do político, de que este deve atender aos anseios da população e de suas necessidades materiais. O que na maioria das vezes não é possível devido aos reais objetivos para os quais o estado foi criado.

Esta problemática também é observada na postura do candidato, que quando pouco esclarecido sobre o real papel do político na sociedade, adentra-se para o campo das ansiedades populares, prometendo atender as dificuldades da comunidade, fazendo promessas fantasiosas por meio das quais conquista o eleitorado e por fim não consegue atender ao prometido. “[...] o distanciamento é necessário para o político, pois ele tem a necessidade de refletir sobre a realidade, para ter maior objetividade.” (ARAÚJO, p. 1)

Quanto ao entendimento da população sobre o significado do termo política, pesquisou-se na comunidade cerca de dez pessoas que deram sua opinião de acordo com o grau de instrução, que na maioria dos entrevistados configura entre o ensino médio completo e o nível superior, e o juízo que estas têm sobre política. A partir destas opiniões foi possível relacionar o conhecimento popular de política com a realidade apresentada no vídeo e nos textos indicados como referencial neste trabalho.

O primeiro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com