TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Homem De Vocação Politica

Artigo: O Homem De Vocação Politica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 8

Sistema de Ensino Presencial Conectado

SERVIÇO SOCIAL

nomes

O Homem De Vocação Política

Nova Lima

2013

Nome

Nome

Nome

Nome

Nome

O Homem De Vocação Política

Trabalho apresentado no curso de graduação de serviço social. Professores Maria Angela Santini, Rodrigo Trigueiro, Paulo Sergio Aragão, Sergio de Goes Barboza

Nova Lima

2013

Sumário

1.Introdução .............................................................................................. 4

2.Desenvolvimento ................................................................................... 6

3.Considerações Finais ............................................................................ 8

Referencias Bibliográficas

I

1.Introdução

De acordo com o Dicionário Online Michaelis, a palavra política significa uma Arte ou ciência de governar. Dois Arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados. 3 Aplicação desta arte nos negócios internos da nação (política interna) ou nos negócios externos (política externa). 4 Orientação ou métodos políticos: Política de campanário. 5 Arte ou vocação de guiar ou influenciar o modo de governo pela organização de um partido, influenciarão da opinião pública, aliciação de eleitores etc. 6 Prática ou profissão de conduzir negócios políticos. 7 Conjunto dos princípios ou opiniões políticas. 8 Astúcia, maquiavelismo. 9 Cerimônia, cortesia, urbanidade. P. de campanário: a que só vê os interesses locais. P. econômica: teoria e prática da direção econômica de um país. P. de boa vizinhança: política caracterizada pelo princípio de amizade, cooperação e não interferência nos negócios internos de outro país, principalmente país vizinho. P. social: conjunto dos princípios e medidas postos em prática por instituições governamentais e outras, para a solução de certos problemas sociais.

Max Weber estabeleceu, em princípios do século XIX, a distinção entre a ética da convicção e ética da responsabilidade. Para Weber, quanto maior o grau de inserção de determinado político na arena política, maior o afastamento das suas convicções pessoais e adopção de comportamento orientados pelas circunstâncias.

Este afastamento de crenças e suposições pessoais e adopção de medidas, muitas vezes contraditórias, são determinados pela ética da convicção e pela ética da responsabilidade. A distinção proposta por Weber entre convicção e responsabilidade traduz um dilema que certamente aparecerá nalgum estágio da carreira de qualquer político. Tal distinção permite aos eleitores e analistas, uma compreensão mais elevada dos meandros do mundo políticos.

Na abordagem da política dos vocacionados, eram aqueles que por necessidade do príncipe, se tornavam colaboradores dedicados, total e exclusivamente ao seu serviço.

Há dois modos pelos quais alguém pode fazer política da política a sua vocação: viver “para” a política ou viver “da” política. Quem luta para fazer da política uma fonte de renda permanente, vive “da” política como vocação passa que quem não age assim vive para a política.

A independência econômica dos que viver “para” a política. Sob o domínio da ordem da propriedade privada, para que uma pessoa possa viver “para” a política deve ser economicamente independente da renda que a política pode proporcionar. A liderança de um Estado ou de um partido por homens que vivem exclusivamente para a política, e não da política, significa necessariamente um recrutamento plutocrático das principais camadas políticas.

2.Desenvolvimento

Ao se fazer uma análise da falta de ética dos políticos brasileiros aos textos fornecidos, observa-se que os hábitos políticos adotados pelos políticos atuais não fogem dos seus antecedentes seculares. Por muitos anos se conviveu com o tráfico negreiro e a escravidão de africanos, considerados os dois maiores nefandos atentando a dignidade humana.

Hoje, vê-se nos noticiários brasileiros, corrupção, impunidade, desonestidade, injustiça e tantos outros que são presenciados a cada dia pela sociedade, onde a ética estabelecida por Weber como sendo o conjunto de normas e valores que orientam o comportamento do político na sua esfera privada. Já a ética da responsabilidade representa o conjunto de normas e valores que orientam a decisão do político a partir da sua posição como governador ou legislador está longe da realidade brasileira atualmente.

Foram entrevistadas dez pessoas aleatoriamente, através de um questionário semi estruturado com perguntas sobre a concepção da política atualmente, onde os mesmos deveriam apresentar seu entendimento sobre a realidade da política na

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com