TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O IDEB NO MUNICIPIO DE RAPOSOS

Artigo: O IDEB NO MUNICIPIO DE RAPOSOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  Artigo  •  743 Palavras (3 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O presente trabalho tem como finalidade mostrar a importancia da brinquedoteca que é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, dentro de um ambiente especialmente lúdico. É um lugar onde tudo convida a explorar, a sentir, a experimentar”.

É brincando, propondo jogos que a criança irá aprender, pois são atividades interessantes que despertam a curiosidade e o prazer em construir conhecimentos, interagindo com o meio físico e social.Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objeto em si mesmo, produzir prazer desde a sua execução, ou seja, divertir o praticante.

Portanto, é importante valorizá-lo, dando o tempo para que as crianças possam se expressar ludicamente aflorando sua criatividade, fantasias, sonhos, frustrações, passando a agir e lidar com seus pensamentos e emoções de forma espontânea.

O IDEB NO MUNICIPIO DE RAPOSOS

O material de estudo desta pesquisa foi duas escolas públicas,sendo um Municipal(1° ano ao 5° ano) e outra Estadual(6° ao 9° ano),na qual denominaremos de escola A (Municipal) e B(Estadual). Fizemos a seguinte questionamento para a escola A e B: Qual o IDEB de sua escola? A média da escola A foi de 5,4 e B 4,5 ambas baseada no gráfico do IDEB estão com bom desempenho,pois existe em cada escola projetos para melhorarem o índice e alcançarem a meta do ensino de qualidade. A segunda pergunta do questionário foi baseada se o índice do IDEB alcançado fazia parte da meta da escola,segundo as gestores das duas escolas A e B a estava de acordo,porém a meta era alcançar a média nacional .

No segundo questionamento perguntamos ambas gestoras se a escola preparava os alunos para a avaliação do IDEB,as duas responderam que a preparação se dava antes mesmo das avaliações, atraves de aulas preparatorias como simulados e aulas de reforço . Como as duas instiutições de ensino mostraram resultados satisfatórios,ambas continuam no empenho por melhores resultados buscando estimular os alunos cada vez mais o gosto pela aprendizagem e quem sabe chegar a meta nacional do IDEB.

Dourado (2002) afirma que gestão democrática, em seu sentido lato, é um espaço de participação, de descentralização do poder e, portanto, de exercício da cidadania – prática social transformadora.Baseado nisso as instituições aqui pesquisadas mostra-se que há um gestão democrática onde todos participam, por isso houve essa grade melhora no índice do Ideb.

Baseando se nisso podemos perceber que a diretora recebe a nota do Ideb repassa para as professoras,,assim como a prova do Saeb é conversado com as professoras sobre os conteudos. As iniciativas voltadas para aprendizagem induzidas pelas avaliações externas e os índices educacionais são: reforço escolar; incentivo à leitura e metodologia adaptada aos modelos das provas externas.

O reforço escolar é oferecido duas vezes por semana para as turmas do 5° ano que vão fazer a avaliação. Próximo ao exame acontecem aulas todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com