TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Impacto Do Treinamento Para Colaboradores E Empresas.

Casos: O Impacto Do Treinamento Para Colaboradores E Empresas.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/8/2014  •  9.095 Palavras (37 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 37

Tema: Gestão por Competência II

Assunto: Treinamento

Título: O impacto do treinamento para colaboradores e empresas.

Problema: Como o treinamento pode trazer benefícios para a escola Etec Machado de Assis?

Hipóteses:

H1- A instituição poderá eleger um dos professores da escola para comparecer aos cursos e ficar responsáveis de repassar as informações adquiridas.

H2- A coordenação poderá fazer um planejamento com os gestores de como aplicar as técnicas de treinamento, pois assim garantirá o aumento do desenvolvimento cognitivo e técnico dos colaboradores.

H3- A Etec poderá realizar reuniões periódicas, onde os colaboradores possam sugerir ideias de treinamentos específicos para cada setor.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever o programa de treinamento aos professores, implantado pelo Centro Paula Souza na escola técnica Etec Machado de Assis em Caçapava-SP. A pesquisa almeja descrever os tipos de treinamentos usados pela instituição para atualizar seus professores, e quais os resultados positivos e negativos. A ideia principal é demonstrar a importância do treinamento, e de como essa ferramenta pode ajudar a melhorar de forma significativa o modo dos professores técnicos aplicarem as suas aulas de acordo com o mercado de trabalho atual. O estudo foi desenvolvido para apontar as necessidades de treinamento, e apresentar ideias para solucionar a lacuna existente no âmbito escolar, proporcionando assim um conhecimento mais amplo para desenvolver em sala de aula uma metodologia atualizada. Os critérios usados na obtenção dos resultados foram realizados por meio de pesquisa de campo com alguns professores, e por pesquisa bibliográfica. O levantamento dos dados adquiridos demonstrou que a organização não apresenta um método eficaz de T&D, que acarreta uma deficiência no critério de avaliação dos professores em relação aos alunos. O objetivo do treinamento é agregar valor às pessoas, à organização e aos clientes, bem como enriquece o patrimônio humano das organizações e responsabiliza-se pelo capital intelectual das mesmas.

Palavras-chaves: Treinamento, Desenvolvimento Organizacional, Levantamento de Necessidades.

Introdução

No atual mercado de trabalho, cada vez mais as empresas estão em busca de pessoas qualificadas, que possam desempenhar funções específicas dentro das organizações.

Desta forma muitas pessoas estão à procura de escolas técnicas para que possam cobrir essas necessidades existentes. As organizações buscam se adaptar as novas tecnologias e tendências. Por isso é importante que as escolas tenham professores atualizados, para que esses possam passar um ensino de acordo com o momento que se vive no atual mercado.

O diferencial de uma instituição está em seu capital humano: as pessoas, elas são elementos importante nos resultados organizacionais. As empresas para alcançarem o sucesso precisam de pessoas eficientes, capacitadas e dispostas a se adequar a visão da organização. Assim é necessária a capacitação contínua dos funcionários, bem como o aprimoramento das suas competências nas suas respectivas funções.

Nesse sentindo, é necessário que os docentes da instituição revisem a maneira que aplicam suas aulas, é imprescindível que busquem novas metodologias de ensino para que possam desenvolver conhecimento e ser manterem atualizados.

A Etec Machado de Assis é uma escola técnica conceituada e reconhecida pela qualidade do ensino, o Centro Paula Souza é responsável por oferecer cursos de capacitação para diversificadas áreas, direcionado para professores de todas as etecs e fatecs, observamos que apesar da oportunidade oferecida, muitos dos professores encontram uma grande dificuldade em participar destes cursos.

O desempenho em relação ao treinamento, é resultado de aprendizado e transferência do que foi adquirido, o que requer adequação especifica a área da instituição. O treinamento proporciona evolução capaz de gerar impactos positivos para a instituição se aplicados constantemente transformando-o em prioridade.

Com as mudanças que a atualidade traz, as instituições buscam por técnicas de treinamento e desenvolvimento através de novas tecnologias, para manter seus colaboradores atualizados e capacitados, que possa ao mesmo tempo proporcionar motivação.

Revisão de Literatura

Administração

Segundo Chiavenato (1936, p.2)

A Administração revela-se nos dias de hoje como uma das áreas do conhecimento humano mais impregnadas de complexidades e de desafios. O profissional que utiliza a Administração como meio de vida, pode trabalhar nos mais variados níveis de uma organização: desde o nível hirarquico se supervisão elementar até o nível de dirigente máximo da organização .

Para Chiavenato (1936, p.6)

A palavra administração vem do latim ad ( direção para ,tendência para) e minister ( subordinação ou obediência). E significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, isto é , aquele que presta um serviço a outro. No entanto, a palavra administração sofreu uma radical transformação no seu significado original. A tarefa atual da Administração é a de interpretar os objetivos propostos pela organização e transformá-los em ação organizacional através do planejamento, organização, direção e controle de todos os esforços realizados em todas as áreas e em todos os níveis da organização, a fim de alcançar tais objetivos da maneira mais adequada á situação.

Conforme Chiavenato (1936, p.10)

O objetivo de estudo da Administração sempre foi a ação organizacional inicialmente entendida como um conjunto de cargos e tarefas, mais além como um conjunto de órgãos e funções ,desdobrando –se posteriormente em uma complexa gama de variáveis ate chegar á concepção de sistema. As mais recentes teorias administrativas têm por objeto o estudo da organização como um sistema composto de subsistemas que interagem entre si e com o ambiente externo. Obviamente, o objeto de estudo da Administração sofreu uma ampliação enorme ao mesmo tempo em que se apresentou com uma qualidade enorme de variáveis importantes para sua compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com