TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ipva x Licenciamento

Por:   •  13/4/2019  •  Monografia  •  9.941 Palavras (40 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 40

Universidade Paulista UNIP

Instituto de Ciências Jurídicas

Curso de Direito

                               

IPVA X LICENCIAMENTO

                                                                                 

                                          Projeto apresentado como requisito parcial para conclusão da disciplina Metodologia do trabalho cientifica.

                                                               Aluna: Priscila Cristina Moreira Figueira

                                        Orientador (a): ____________________________

 

Ribeirão Preto

2017

RESUMO

O objetivo deste trabalho é a definição dos aspectos inconstitucionais praticadas pelo Estado através da cobrança do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) veiculando este tributo ao licenciamento. Ainda será analisado o motivo pelo qual um tributo não pode ser condição do outro, dentro de nossa legislação tributária e da Constituição Federal de 1988. Defenderemos o licenciamento livre sem veiculação a qualquer requisito, a necessidade de se inovar nessa área no Brasil, comparado com os Estados unidos e a metodologia aplicada procedimento nesse país. Por fim, falaremos da violação que o Estado promove em pactos e leis que o mesmo é signatário.

Palavras-chave: IPVA, Licenciamento, Tributário, Inconstitucionalidade.

 

                                                         SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        4

PERÍODO HISTÓRICO        6

SISTEMA NACIONAL TRIBUTÁRIO        9

ANTERIORIDADE -        12

DAS ESPECIES TRIBUTÁRIAS        12

DA VIOLAÇÃO DO PRINCIPIO DA IGUALDADE, DA PROPRIEDADE E DO DEVIDO PROCESSO LEGAL.        17

A DIFERENÇA DE ALIQUOTAS ENTRE OS CONTRIBUITES DO MESMO FATO GERADOR        18

DEVIDO PROCESSO LEGAL        20

O PRINCÍPIO DO NÃO CONFISCO.        22

VIOLAÇÕES AO DIREITO A PROPRIEDADE        23

VIOLA O DIREITO AO DEVIDO PROCESSO LEGAL        24

MEDIDAS ADMINISTRATIVAS – RECOLHIMENTO DO DOCUMENTO DE HABILITAÇÃO E REMOÇÃO DO VEÍCULO.        27

DAS SÚMULAS DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.        29

DIFERENÇA ENTRE BRASIL E ESTADOS UNIDOS        30

CONCLUSÃO        33

BIBLIOGRAFIA        34

        


INTRODUÇÃO

Atualmente em nosso em ordenamento jurídico temos uma estrutura muito polêmica em relação IPVA e ao Licenciamento de veículo.

A polêmica tem sido a seguinte, ao ficar inadimplente com o IPVA, automaticamente, o contribuinte se vincula a inadimplência do licenciamento do veículo, porém sabemos que taxa não se confundi com imposto, cada uma tem sua peculiaridade, no entanto defenderemos a desvinculação da taxa de licenciamento e do IPVA e das multas de trânsitos que se vincula ao veículo devendo essa multas serem vinculadas a CNH do infrator, não havendo nexo de causalidade para que um dependa do outro, no entanto defenderemos por seguinte a importância de se derrogar, revogar e inovar no nosso ordenamento sobre este tema, pois as duas modalidades, “Imposto e taxa (licenciamento),” imposta ao contribuinte, deve ser considerada arbitraria  pois  a forma de confisco como forma de satisfazer a pretensão do estado de forma imediata sem a utilização dos meio legais é expressamente vedada em nossa ordenamento.

Veremos porque a diferenciação das alíquotas aplicadas aos contribuintes em todo território nacional viola o artigo 5º da Constituição Brasileira de 1988.

No presente trabalho será abordado espécies tributarias que se encaixa o IPVA e o licenciamento, o que significa o CRLV, quais as condições para que seja emitida, a qual grupo tributário pertence, será que tal pratica considerada bitributação?

Trataremos de forma clara o desmembramento do IPVA do CLRV e debateremos os motivos pelo qual um não pode ser condição  do outro.

De acordo com alguns especialistas, tributos não podem ser cobrados de formas coercitivas, devendo o estado se utilizarem dos meios disponíveis para fazê-lo, pois o mesmo não pode permitir a criação de normas infraconstitucional com efeitos acima da constituição, desrespeitando aquilo que lutamos durante anos para implementar no nosso ordenamento.

Falaremos o porquê a Fazenda não se utiliza das execuções fiscais, e expõe o contribuinte a cobrança vexatória expondo- o em público, desapropriando de forma violenta sem o devido processo legal, sem forma de defesa ou condições para quitar o tributo devido.

Será que tal conduta pode ser enquadrada no artigo 316 § 1º como excesso de exação?

 Com a desapropriação arbitraria do estado, o inadimplemento da dívida se agrava quando feita a apreensão, que tudo fica a cargo do contribuinte inadimplente, que inviabiliza a retirada do veículo, tendo o estado atingindo o objeto material, sem o devido processo legal desrespeitando o contraditório e a ampla defesa.

Debateremos se a possibilidade de uma resolução ter efeitos maiores que a constituição, causando um grande dano irreversível aos cidadãos brasileiros.

Sabemos, pois que ao comprar um veículo aqui no Brasil, especificamente no estado de São Paulo teremos que desembolsar uma alíquota de 4% do valor total do mesmo (Valor baseado pela tabela FIPE), que será destinado para o pagamento do Imposto de Veículos Automotores, mais a taxa de Licenciamento para que o automóvel possa transitar.

Questionaremos o porquê dessa veiculação e a ilegalidade das consequências que o próprio estado, criado para ser representante de um bem comum e os interesses da sociedade, se afasta desta finalidade, aquele estado que cria uma constituição CIDADÂ, foge para um extremo, do que essa, protege em seu texto, e que, se não intervimos, seremos omissos em deixar que tal disparate ocorra contra seu próprio progresso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.6 Kb)   pdf (378.8 Kb)   docx (122.5 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com