TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Linkedin Para Inclusão No Mercado De Trabalho

Por:   •  31/5/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.941 Palavras (12 Páginas)  •  37 Visualizações

Página 1 de 12

CENTRO UNIVERSITÁRIO CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

Guilherme Novaes Rodrigues RA: 231007395 (ADS)

Jair Aparecido Nascimento Neto RA: 231006095 (ADS)

Lucas Gomes Fernandes RA: 231007046 (ADS)

Luiz Henrique Pazo RA: 231006291 (ADS)

Natan Kenzo de Freitas Iza RA: 231007514 (CCO)

Paulo Felipe Souza Marques RA: 231007578 (CCO)

Rairon Pereira Vieira RA: 231006134 (ADS)

LINKEDIN PARA INCLUSÃO NO MERCADO DE TRABALHO

São Paulo

2023

RESUMO

O LinkedIn se destaca como a maior rede social profissional do mundo, proporcionando um ambiente propício para a construção de relacionamentos significativos, a troca de conhecimentos e a busca por oportunidades de carreira. Ao aproveitar todas as vantagens que essa plataforma oferece, os profissionais podem fortalecer sua presença no mercado, expandir suas perspectivas e alcançar seus objetivos profissionais de forma eficaz.

  1. INTRODUÇÃO

No cenário atual, as redes sociais desempenham um papel fundamental na forma como as pessoas se conectam e procuram oportunidades de carreira. Entre essas plataformas, destaca-se o LinkedIn, uma rede social profissional com mais de 850 milhões de usuários ativos e 58 milhões de empresas registradas em todo o mundo. Ao contrário de outras redes, como o Facebook, o LinkedIn tem como objetivo principal oferecer um ambiente dedicado ao meio profissional e acadêmico, permitindo que os usuários construam uma reputação sólida e estabeleçam conexões valiosas. Com uma variedade de recursos à disposição, o LinkedIn possibilita que os profissionais otimizem sua presença online e impulsionem suas carreiras. É essencial começar criando um perfil completo, incluindo informações pessoais, experiências acadêmicas e profissionais relevantes, além de um resumo que destaque habilidades e objetivos. Através da otimização do perfil, é possível aumentar as chances de ser encontrado por recrutadores e empregadores em potencial.

Porém, o uso da plataforma ainda apresenta algumas dificuldades...

  1. Quais são as dificuldades / problemáticas em relação a plataforma LinkedIn?

  1. Pessoas que se conectam e não respondem

A empresa na busca de candidatos acaba tendo dificuldades em se conectar com o candidato quando o mesmo não responde ao pedido de conexão ou até recusa.

  1. Pessoas com perfil desativado

Usuários que criam perfil no LinkedIn e o abandonam, o que se encaixa no tópico anterior onde os pedidos de conexão acabam não sendo respondidos.

  1. Algumas pessoas acham que o LinkedIn é para se conectar só com pessoas conhecidas e não se conectam com pessoas que não conhecem

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para networking, quando o usuário se limita a se conectar apenas com conhecidos, o mesmo está diminuindo suas chances de ter contatos com pessoas que possam o colocar num cargo na sua área de desejo.

  1. Não entender quais são as novidades do marketing

É muito importante que o usuário saiba quais são os assuntos que rodeiam sua área para que possa estar sempre atualizado sobre tendências de mercado e tenha bagagem para conversar com suas conexões.

  1. Informações em terceira pessoa

É interessante que o usuário tome posse de seu perfil com informações em primeira pessoa, pois assim, fica menos distante de quem irá ler o seu perfil.

  1. Perfil que não condiz

O perfil do LinkedIn é uma representação pessoal do usuário. Informações que não retratam quem realmente é a pessoa, acabam por gerar desconfiança no seu perfil. Como, por exemplo, um perfil desatualizado com informações e publicações antigas.

  1. Compartilhar postagens da empresa sem algo a acrescentar

Fazer comentários adicionando elementos de suas opiniões quanto ao assunto publicado demonstra que a pessoa está atualizada quanto ao assunto.

  1. Não publicar conteúdo original

Assim como no tópico anterior, apenas republicar sem nada a acrescentar gera desinteresse no perfil.

  1. Não interagir

Assim como no presencial, no virtual também é importante a interação, pois, mostrar-se interessado no que está sendo dito faz com que o usuário esteja sempre em evidência.

  1. Divulgar seu perfil antes de estar pronto

Um perfil completo, com informações relevantes sobre a carreira profissional aumentam significativamente as chances de conexões.

  1. Compartilhar a vida pessoal

O LinkedIn é uma rede social voltada ao mercado de trabalho, portanto publicações que não envolvem a vida profissional do usuário devem ser evitadas.

  1. Desconsiderar trabalhos antigos ou voluntários

As vezes a pessoa não possui experiência profissional na área em que deseja atuar, porém, realizou trabalhos voluntários que podem contribuir para que consiga conexões que o façam ter o trabalho desejado.

  1. Não solicitar recomendação

O networking gerado no LinkedIn é um excelente meio de conseguir recomendações a um emprego desejado, pois, se deduz que a pessoa está de acordo com o perfil buscado pela empresa.

  1. OBJETIVOS

Como o projeto pode ajudar a comunidade?

Orientar a comunidade sobre o uso correto do LinkedIn promove um ambiente profissional e colaborativo. Isso permite que os usuários construam relacionamentos significativos, troquem conhecimentos, estabeleçam parceiras de negócios e ampliem sua rede de contatos profissionais. Conscientizar sobre a importância das ferramentas oferecidas, como os cursos online, incentiva o desenvolvimento de habilidades e competências, aumentando a empregabilidade e o potencial de crescimento profissional. As atualizações e informações relevantes compartilhadas mantêm os usuários atualizados sobre o mercado, abrindo portas para novas oportunidades de emprego e colaborações. Em suma, a orientação correta do uso do LinkedIn potencializa a entrada no mercado de trabalho e impulsiona o crescimento profissional dos usuários, levando a melhores posições e empresas alinhadas com suas aspirações de carreira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (362.7 Kb)   docx (468.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com