TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Lixo Que Vira Luxo

Artigo: O Lixo Que Vira Luxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2015  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  566 Visualizações

Página 1 de 4

1. JUSTIFICATIVA

Todos os seres da natureza dependem do meio ambiente para viver. Logo os bens da terra são patrimônio de toda humanidade. Seu uso deve estar sujeito a regras de respeito às condições básicas da vida em sociedade, e dentre elas a qualidade de vida dos que dependem desses bens.

Propõe-se com esse projeto, trabalhar com atitudes, com formação de valores e conceitos, buscando sensibilizar os alunos sobre a importância da reciclagem e reutilização a fim de diminuir o acúmulo de lixo, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos. Conhecer as formas de fazer a separação do lixo em nossa comunidade, haja vista que a mesma ainda não tem um projeto pronto voltado a esta área.

Diante deste contexto acredita-se que a escola possui um papel relevante no que diz respeito a desenvolver o senso crítico dos alunos. Como discorre os Parâmetros Curriculares Nacionais (2001); O convívio escolar será um fator determinante para a aprendizagem de valores e atitudes. Considerando a escola como um dos ambientes mais imediatos do aluno, relações a elas se darão a partir do próprio cotidiano da vida escolar do aluno.

A escola e a comunidade exercem papel fundamental na contribuição para a conservação e preservação do meio ambiente das cidades. Por isso foi pensado o uso de múltiplas ações, que visam melhor a qualidade de vida dentro e fora da escola fazendo uso dos 5 R’s (Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Repensar ou Refletir e Recusar). A forma como nos relacionamos com o meio ambiente à nossa volta está diretamente ligado á qualidade de vida que temos. O projeto “O Lixo Que Vira Luxo” será implantado no Município de Arari mais precisamente na Escola Municipal Roseana Sarney, localizada no bairro Coréia, e terá como publico alvo os alunos do 9º ano do turno noturno.

Este estudo é de grande importância, pois trará grande contribuição não só para a atuação governamental no que tange a destinação correta dos resíduos sólidos, como também para despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, podendo inclusive ser usado na confecção de ricos e criativos materiais didáticos, que servirão para enriquecer as aulas, facilitando assim, o processo ensino/aprendizagem.

A base que se tem para desenvolver um projeto tão realista que condiz com quase todos os municípios do mundo, foi o fato de estar sensibilizado de como ainda tem pessoas que não conhecem outra maneira de descarte do lixo, que além de trazer renda, o meio ambiente ainda agradece. Partiu-se do pressuposto de que as crianças desenvolvem com mais sensibilidade o gosto e o amor pela natureza, já nos adolescentes e adultos, muitas vezes é preciso desenvolver o respeito. Por essas e outras razões e cientes de que nenhum projeto neste sentido foi realizado até o presente momento no bairro Coréia, é de grande importância e interesse pedagógico a implantação deste projeto.

Alerta-se que, infelizmente, as pessoas tenham outras severas preocupações antes da formação de sua consciência ambiental e mesmo que a tivessem em primeiro plano o objetivo principal do projeto não seria alcançado.

2. OBJETIVOS

2.1. objetivo geral

• Despertar nos alunos a consciência de que praticamente todo o lixo pode ser reaproveitado, despertando assim neles hábitos saudáveis e responsáveis.

2.2. objetivos específicos

• Reconhecer que a reciclagem é a melhor maneira de preservar o meio ambiente;

• Esclarecer a importância dos 5 R’s na vida em sociedade;

• Estimular a criticidade sobre as graves questões ambientais que envolvem o lixo produzido na cidade;

3. METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido com alunos da Escola Municipal Roseana Sarney do 9⁰ ano do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com