TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lixo E Luxo

Dissertações: Lixo E Luxo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/9/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 2

desenvolvimento

As aulas muitas vezes , tornam-se meras repetições de exercícios educativos, ficando a aula monótona e como consequência vazia, assim procura-se a utilização dos jogos para despertar na criança o interesse pela descoberta de maneira prazerosa e com responsabilidade.

Vivemos em uma época em que a tecnologia avança aceleradamente inclusive na educação, mas as atividades lúdicas não podem ser esquecidas no cotidiano escolar, pois trabalhar de maneira lúdica em sala e muito mais atraente e educativa.

Após em grupo criarmos um jogo que foi uma centopeia bem colorida aonde a criança jogava o dado.........................esse jogo foi aplicado com crianças de ........anos que se encontram na educação infantil onde a criança desenvolve-se suas habilidades com cores, formas geométricas, números, a natureza percebemos que a criança quando utilizou o brinquedo aprendeu com muito mais prazer destacando no brinquedo as cores que ainda não conhecia os números que contava desordenadamente e as sua formas geométricas a centopeia que antes de iniciarmos o jogo explicando como seria as sua regras falamos da centopeia como ela e na natureza de que se alimenta que ela não e so apenas um bichinho que seria usado no jogo mas que ela e um ser da natureza, destacamos no brinquedo que a criança quando brinca ela experimenta, descobre, inventa, exercita, vivendo assim uma experiência que enriquece sua sociabilidade e a capacidade de ser tornar um ser humano criativo.

Para Vigotsky(1989, p.84) “ as crianças formam estruturas mentais pelo uso de instrumentos e sinais. A brincadeira, a criação de situações imaginarias surge a tensão do individuo e a sociedade. O lúdico liberta a criança das amarras da realidade”. Por isso devemos aliar as atividades lúdicas ao processo de ensino e aprendizagem para o desenvolvimento da criança envolvida pois uma atividade que desperta o interesse da criança e o jogo.

A utilização do jogo com as crianças trouxe varias descobertas para elas que estavam jogando e pra nos futuros educadores, com o jogo a criança realizou esforço espontâneo e voluntario para atingir o objetivo do jogo , ele mobilizou os esquemas mentais delas, estimulando o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, o jogo integrou varias dimensões de personalidade, como afetiva, social, motora e cognitiva, o mesmo favoreceu a aquisição de condutas cognitivas e desenvolvimento de habilidades como coordenação, destreza, rapidez, concentração. A participação das crianças no jogo contribui para a formação de atitudes sociais como respeito mutuo, cooperação, obediência as regras, senso de responsabilidade, senso de justiça para com o colega, iniciativa pessoal e grupal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com