TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MEIO AMBIENTE E ECOSSISTEMAS

Por:   •  15/6/2018  •  Seminário  •  2.904 Palavras (12 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

[pic 2]

RESUMO

Meu trabalho será sobre Educação Ambiental e Ecologia, irei falar sobre conceitos, quando surgiram e onde surgiram, também irei mencionar ONGs que trabalham para preservar o nosso meio ambiente, falarei também sobre poluição ambiental, e quais males isso pode trazer para nós como seres humanos.

Palavras-chave: Ecologia; Preservação; poluição.

 

SUMÁRIO

  1.     INTRODUÇAO..........................................................06
  2.     MEIO AMBIENTE E ECOSSISTEMAS..........................08

  2.1          ONGS......................................................................10

  2.1.1       POLUIÇAO AMBIENTAL...........................................11

  3               CONCLUSÃO..........................................................14

                    REFERÊNCIAS........................................................15

1 Educação ambiental

É responsável por ensinar e formar pessoas preocupadas com problemas ambientais e que procuram a conservação e preservação de nossos recursos naturais e sua sustentabilidade.

         Esse conceito consta na lei 9.795 de 1999, que define a política Nacional da Educação Ambiental. A educação ambiental é um componente essencial e permanente na educação nacional, que tem que estar presente de forma articulada em todas as modalidades e níveis, em caráter formal e não formal.

Na educação ambiental são abordados vários tipos de aspectos, econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos. A educação ambiental tenta fazer com que as pessoas criem ou despertem sua consciência de que nós humanos também fazemos parte do meio ambiente, e dependemos dele para nossa sobrevivência.

         Educação ambiental é todo processo de preservação do patrimônio ambiental, criando modelos de desenvolvimento, como soluções limpas e sustentáveis. Também é uma ação que já este presente em todas as nações buscando desenvolvimento tecnológico sem prejudicar os recursos naturais do nosso planeta.

Ecologia

         É um ramo de Biologia que procura entender e estudar relações entre seres vivos e o meio ambiente em que vivem, também estudam a influência que cada um exerce sobre o outro. Temos 5 ramos em que se divide o estudo da ecologia, eles são:

Autoecologia que é a área onde se estuda como cada espécie, animal ou vegetal, reage separadamente em determinados fatores ambientais, como vegetação, clima, revelo, etc.

Demoecologia é mais conhecida como Ecologia das populações ou Dinâmica das Populações, ela é encarregada por estudar cada população separada. A forma que crescem os organismos, suas taxas de mortalidade, sobrevivência, etc.

         Sinecologia é o estudo das comunidades, relações entre indivíduos de variadas espécies e o meio em que eles vivem. Tem como objetivo compreender a influencia dinâmica das populações por meio de estudo das relações entre indivíduos de uma espécie   e seus fatores ambientais nos ecossistemas e suas comunidades. Também aborda conceitos relacionados a transferência de energia e matéria nos ecossistemas chamados de ciclos trogicos e de biomassa.

         Agroecologia é a ciência que fornece princípios ecológicos básicos para estudo e tratamento dos ecossistemas, sendo produtivo ou preservador de recursos naturais, sendo culturalmente sensível, socialmente justo e economicamente viável, possibilitando um agroecossistema sustentável. Esse estudo tenta desenvolver agroecossistemas com a mínima dependência de uso de agroquímicos e energéticos externos.

 Ecofisiologia é o estudo de como os organismos funcionam e respondem a mudanças em seus ambientes naturais. É um ramo de fisiologia comparativa, que estuda diversidade fisiológica com relação ao ambiente e implicações na ecologia dos organismos. O foco é bem integrativo e sua interpretação leva em conta aspectos evolutivos em uma conjunção de dados comportamentais, morfológicos, ecológicos e fisiológicos.

         Macroecologia um programa de pesquisa ecológico que busca saber quais são os mecanismos que geram os padrões encontrados em grande escala geográfica e temporais. Foca em estudar propriedades que se manifestam em grande escala sem se preocupar e interessar nos vários efeitos que se formam em menores escalas para forma-las. É como olhar um sistema que foca no macro sem aprofundar os detalhes dentro do sistema.

2 Meio Ambiente

São todas as coisas vivas e não-vivas que tem na terra ou em alguma região dela, que de alguma forma afetam os ecossistemas e vida dos humanos.

 Tem também diversos conceitos, que são identificados por seus componentes.

 O Meio ambiente é um conjunto de unidades que funcionam como um sistema natural, que inclui toda vegetação, animais, microrganismos, solo, rochas, atmosfera, e fenômenos naturais que pode ocorrer em seus limites, também recursos e fenômenos físicos como agua, e o clima, assim como energia, radiação descarga elétrica e magnetismo.

Na ecologia o meio ambiente é um panorama animado ou não, onde se desenvolve a vida de um organismo. Existem vários fatores que influenciam no organismo.

A ecologia tem como objetivo de estudo as reações entre organismos e o ambiente envolvente.

Meio ambiente e sustentabilidade: A sustentabilidade ambiental e ecologia é a manutenção do meio ambiente da terra, mantes a qualidade de vida, manter o meio ambiente em harmonia com as pessoas. Cuidar para não poluir a agua, separar o lixo, evitar desastres ecológicos ex.: queimadas, desmatamentos. O Conceito de sustentabilidade é a longo prazo, é cuidar de todo o sistema para que as futuras gerações possam aproveitar. É importante que essa sustentabilidade seja cada vez mais uma prioridade para políticos no poder, para que a conservação do meio ambiente possa ser alcançada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (457.8 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com