TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MITO DA CAVERNA

Dissertações: O MITO DA CAVERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2013  •  849 Palavras (4 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 4

MITO DA CAVERNA

O mito da caverna é uma das mais expressivas parábolas, ela faz parte de um dos livros mais famosos do filosofo Platão “A Republica” o que torna esta história ser tão maravilhosa é como o homem vê o mundo em sua volta, onde na descrição da alegoria o individuo esta posto com seus amigos em uma caverna e somente de lá ele percebe que o mundo em sua volta não passavam de sombras, pois eles só enxergam pela única luz que havia no local uma pequena fogueira projetava nas paredes as imagens que eram trazidas lá de Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam ser eles as falas das mesmas.

Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade. fora ,e ainda estavam presos a ela , lá eles cresceram , e só compreendiam o mundo que na realidade deles era imperfeito e havia conflitos entre suas ideias , neste momento em suas vidas compreendiam que o verdadeiro mundo era somente aquele, escuro , imperfeito sem beleza nenhuma , uma verdadeira sinestesia superficial; o filosofo compreendia, somente com a ruptura do homem com a caverna , o mundo das sombras, ele poderia ser uma pessoa com o pensamento racional e assim conheceria a verdade , a essência real das coisas.

Assim passou-se o tempo e certa ocasião o individuo começa a questionar se aquelas projeções feitas pelas sombras eram verdadeiramente o mundo que ele tanto acreditava ser, de repente ele quebra esse paradigma e se liberta da caverna, porem quando sai dela é ofegado pela luz do sol, e reflete em seus olhos uma realidade doloroso de se ver pela primeira vez, e esse individuo vai apreendendo a conviver com este novo mundo, todavia percebe que não pode deixar de mostrar tudo isto para seus amigos, com isso ele volta à caverna e conta a seus amigos a verdadeira essência das coisas a realidade maravilhosa no qual os aguardava, mas os indivíduos não acreditam nele e por lá ficaram, dentro de sua caverna acreditando naquela realidade fria e sombria.

Sob a influência de Sócrates, ele buscava a essência das coisas para além do mundo sensível. E o personagem da caverna, que acaso se liberte como Sócrates correria o risco de ser morto por expressar seu pensamento e querer mostrar um mundo totalmente diferente. Transpondo para a nossa realidade, é como se você acreditasse, desde que nasceu que o mundo é de determinado modo, e então vem alguém e diz que quase tudo aquilo é falso, é parcial, e tenta te mostrar novos conceitos, totalmente diferentes.

Mas a pergunta é? O que podemos tirar como aprendizado, lição, no que tange essa história? Muito tempo se passou e o mito da caverna obteve variadas interpretações, a caverna é a ignorância é a omissão da verdade, os homens são seres e possuem uma alienação a realidade, e a escuridão , as sombras ,são as suas percepções do mundo onde vivem , e no momento da saída do homem da caverna acontece o seu primeiro impacto com a verdadeira realidade, olhando a luz do sol que para a nossa compreensão é a razão , assim o filosofo procura compreender através dessa história o nascimento do questionamento , das perguntas,é o homem se libertando das sombras da ignorância e indo para luz da razão .O tão justamente famoso Mito da Caverna quis mostrar muitas coisas. Uma delas é que é sempre doloroso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com