TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MODELO DE EXCELENTE GESTÃO

Projeto de pesquisa: O MODELO DE EXCELENTE GESTÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

1. MODELO DE EXCELÊNCIA DA GESTÃO

O estabelecimento estudado é a empresa de nome INOXEL que na verdade trabalha ‘com a matéria prima em aço inoxidável, aço carbono, alumínio e chapas galvanizadas’, materiais esses que é desenvolvido na Caldeiraria.

Pesquisando sobre as formas de como o estabelecimento é conduzido foi constatado que a sociedade é formal, mas com algumas defasagens em sua organização. Tendo sua existência dada a partir da fusão de empresas de amigos, é uma empresa que tem um bom número de clientela, clientela essa de um bom porte.

Apesar de tentar modificar algumas ações da instituição houve uma dificuldade de realizar as mesmas, vez que as demandas são altíssimas e o tempo fica sobrecarregado para tal.

Sendo assim a INOXEL deverá criar o seu organograma através de uma empresa de consultoria, onde ela irá atuar com os membros do RH, para juntos designar funções a serem realizadas por determinadas pessoas fazendo com que a empresa supra a necessidade da sua clientela evitando danos futuro devido contratempos por excesso de responsabilidades em uma ou duas pessoas do setor empresarial.

Ao desenvolver o ‘organograma’ e definir de acordo com a aptidão dos seus funcionários as diversas funções a serem criadas na empresa, haverá uma melhor relação entre patrão, colaboradores e clientes. Para tanto, seria necessário após a divisão de tarefas, uma formação para cada equipe, aonde todos iriam se inteirar do seu verdadeiro papel, contando nesse momento com a organização de uma formação por parte do setor de RH, o mesmo contrataria uma empresa habilitada em cada função para uma capacitação de excelência.

2. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

Cada vez mais empresas estão conscientes da importância de ações de sustentabilidade para preservação do meio ambiente. Atualmente, é possível contar com benefícios fornecidos pelo Governo para instituições que realizem atividades sustentáveis, como redução de impostos ou financiamentos para projetos. Inicialmente, é preciso que todos os colaboradores participem da iniciativa verde proposta e que façam sua parte para que os resultados possam aparecer.

Algumas dicas importantes de sustentabilidade nas empresas são realizar mudanças no ambiente corporativo e no hábito das pessoas. Instalar lixeiras para reciclagem e realizar campanhas internas para o seu uso é uma ótima forma de fazer o descarte correto do lixo. Ainda dispor vários lixeiros em locais estratégicos permite uma melhor higienização do ambiente.

Integrar eficientemente os valores sociais, ambientais e econômicos das populações envolvidas nos projetos de sustentabilidade; além de promover meios para que os impactos resultantes da exploração econômica das áreas sejam plenamente assimilados pela natureza deve ser a nova meta para as grandes corporações que desejem usufruir as benesses proporcionadas pela floresta e mesmo para as empresas de menor porte que podem participar decisivamente deste processo.

Diante do exposto no material de apoio observam-se alguns impactos ambientais que merecem sugestões de adequações o qual se deve planejar a parte financeira para a realização dessa ação. Veja a tabela abaixo:

Impactos Ambientais que podem ser causados pela atividade da Organização. Medidas sugeridas para adequar esse impacto.

Custo/Beneficio

Esgotamento de recursos naturais.

Utilizar recursos renováveis, requisitar menos extração do meio. Instalar painéis de energia solar, para aproveitar a luz solar substituindo ainda as lâmpadas incandescentes por lâmpadas fluorescentes. Assim teremos um custo quase zero.

Contaminação do solo e/ou água Prover descarte próprio para os resíduos líquidos e sólidos e/ou destinação de resíduos para empresas especializadas no setor. Utilização da reciclagem para transformação de resíduos em matéria-prima, gerando economias no setor industrial. Para tanto, deverá investir sem prever os retornos possíveis, pois são imprevisíveis.

Gás carbono favorece o efeito estufa; contribui para o aquecimento global; pode provocar incêndios; grande teor de poluição. A remoção de gases poluente só foi possível em função do grande volume de florestas plantadas, ou seja, o movimento de reflorestamento. Projetos de arborização e reconstituição de florestas destruídas pela ação humana. Construção de Unidades de Produção de Carvão. Esses projetos podem reduzir as emissões em 10 milhões de toneladas de CO2, entre 2008 e 2015, além de gerar emprego.

Desconforto e/ou risco de saúde Organizar e realizar manutenção dos processos de descarte de resíduos líquidos e sólidos, e das chaminés. Fornos de incineração, redução substancial do volume de resíduos a ser disposto tendo como desvantagens os custos operacionais e de manutenção elevado;

3. CUIDADOS JURÍDICOS

Terceirizar foi uma das opções adotadas pela empresa para que haja o controle da qualidade e redução dos desperdícios e retrabalho, tornando a empresa mais competitiva capaz de enfrentar desafios maiores da era contemporânea, em meio à globalização econômica (GIOSA, 1993).

Sendo a terceirização cada vez mais utilizada se faz necessário o cumprimento de alguns procedimentos e regras básicas. Os contratantes de serviços terceirizados são corresponsáveis pela mão-de-obra terceirizada em suas dependências perante reclamações trabalhistas, podendo os mesmos responder por dívidas trabalhistas e previdenciárias de empregados que trabalhem em suas instalações mesmo que vinculados a empresas de prestação de serviços.

RETENÇÕES

Merece destaque na contratação de terceiros a retenção tributária, como: retenção de INSS, PIS, COFINS, CSLL, ISS e IRRF. A contratante não efetuando as respectivas retenções, em procedimento de fiscalização tributária, deverá recolher os tributos, mesmo que não os reteve.

LEGALIDADE

A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio. Para identificar as áreas que podem ser terceirizadas deve-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com