TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONGE E O EXECUTIVO

Artigos Científicos: O MONGE E O EXECUTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/10/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  298 Visualizações

Página 1 de 3

Livro: O monge e o executivo.

Este livro conta a história de um executivo chamado John Daily que sempre foi perseguido pelo nome “Simeão” e que enfrenta uma crise em sua vida pessoal e profissional e que resolve ir para um retiro em um mosteiro cristão, incentivado por sua esposa Rachel.

Chegando ao mosteiro John conhece Leonard Hoffman, um grande empresário que se tornou monge, porém o que mais lhe surpreendeu foi o nome que Leonard tinha recebido no mosteiro: “Simeão”.

Neste retiro espiritual, outras seis pessoas que, assim como John, que também eram líderes em suas respectivas áreas de atuação, estão em um local onde ninguém é melhor ou pior que ninguém, onde a presença de um líder serve apenas como lembrança ao cumprimento de atividades habituais, mantendo assim a harmonia e a ordem no ambiente, já que, todos os monges pertenciam ao mesmo grau de hierarquia.

Logo nas primeiras aulas ministradas por “Simeão” foi ensinado sobre a diferença entre a autoridade e o poder “enquanto poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer a sua vontade por causa de sua posição ou força mesmo que a pessoa preferisse não fazer, autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal”.

Também foi ensinado sobre o conceito de liderança “que é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum”, onde um bom líder deve trabalhar para remover obstáculos, facilitar e servir seus liderados.

E sobre o velho e o novo paradigma, onde o cliente deve ser visto como aliado e não como inimigo. No velho paradigma foi descrito no livro que as necessidades dos seres humanos vão além de apenas ganhar dinheiro, já que as coisas que nos proporcionam prazeres e alegrias são de graça.

Leonard acreditava que a autoridade é servir aos outros e sacrificar-se por eles, que deve - se preocupar com a escolha: do que se fala e o que se faz, deixando de lado os sentimentos, isto é, que podemos não gostar muito de alguém, mas devemos respeitá-lo e agir de forma respeitosa e amorosa.

Assumir as responsabilidades que o status de liderança exige é essencial para entender que para cada ação existirá uma causa e que soubermos com antecedência a causa poderemos prever o efeito e interligando isto ao ambiente profissional, é importante que este ambiente seja saudável para que os funcionários se sintam estimulados a trabalhar mais e melhor.

Dentre os assuntos do debate se abordou a respeito do maior líder já conhecido na história, Jesus Cristo, “que não usava o estilo de poder porque não tinha poder, ele influenciava o outro porque tinha autoridade” - Segundo “Simeão”, pois ser líder é ensinar as pessoas a serem responsáveis sem sentir-se pressionadas ou cobradas.

Haverá sempre a recompensa quando exercemos a liderança conforme os conceitos que vimos, teremos a oportunidade única de fazer uma real diferença na vida dos outros, proporcionando, a Alegria, uma valiosa recompensa apoiada por grandes autoridades como: Gandhi, Martin Luther King, Madre Teresa, etc.

...

Baixar como  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »