TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MONGE E O EXECUTIVO

Dissertações: O MONGE E O EXECUTIVO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

COMENTÁRIO

Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.

O LIVRO O MONGE E O EXECUTIVO conta a história de John Daily, um homem de negócios aparentemente bem-sucedido mas que começou a ter problemas em várias áreas da vida, relutante mas vencido pela insistência da esposa Rachel, resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra Leonard Hoffman, que agora era um dos monges chamado de irmão Simeão e quem ministra as aulas daquela semana.

1- PRINCIPAIS IDÉIAS

a) O autor traz os conceitos para compreensão da diferença entre poder e autoridade:

Poder: é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer.

Autoridade: a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

b) Propõe como exemplos de qualidades de pessoas que têm autoridade reconhecida pelos demais a honestidade, bom exemplo, cuidado, compromisso, bom ouvinte, capacidade de conquistar a confiança das pessoas, tratamento respeitoso com as pessoas, capacidade para encorajar as pessoas, atitude positiva e entusiástica e gostar das pessoas.

O desafio para o líder é escolher traços de caráter que precisam ser trabalhados e aplicar-lhes estímulo para serem desenvolvidos. Desafiar-nos para mudar nossos hábitos, nosso caráter, nossa natureza.

c) Sobre a arte de ouvir o autor ensina que quando você interrompe as pessoas no meio de uma frase, está enviando mensagens negativas/desrespeitosas:

Se você me interrompeu, é porque não estava prestando muita atenção ao que eu dizia, já que sua cabeça estava ocupada com a resposta.

Se você se recusa a me ouvir, não está valorizando minha opinião.

Você deve acreditar que o que tem a dizer é muito mais importante do que o que eu tenho a dizer.

E os sentimentos devem se expressar através das ações.

d) Propõe a necessidade constante de revisão de paradigmas, que são padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida. Nossos paradigmas podem ser valiosos e até salvar nossas vidas quando usados adequadamente. Mas podem tornar-se perigosos se os tomarmos como verdades absolutas, sem aceitarmos qualquer possibilidade de mudança, e deixarmos que filtrem as novas informações e as mudanças que acontecem no correr da vida.

3 – O LÍDER - PROFESSOR QUE EXPÕE A CAPACIDADE DE MANDAR.

Ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher desenvolver.

O autor propõe a reflexão sobre a terrível responsabilidade assumida quando é feita a opção por ser líder, citando que nos comprometemos voluntariamente a ser pai, mãe, esposo ou esposa, chefe, treinador, professor e acrescentando que ninguém é forçado a desempenhar nenhum destes papéis e estamos livres para deixá-los quando quisermos. O papel do líder é extremamente exigente.

Sempre que uma ou mais pessoas se reúnem com um propósito, há uma oportunidade de exercer a liderança. Boa notícia: compartilhar os princípios da liderança, dar as chaves da liderança. Má notícia: cada um deve tomar a decisão sobre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com