TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mercado Farmacêutico Brasileiro

Trabalho Universitário: O Mercado Farmacêutico Brasileiro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2013  •  6.449 Palavras (26 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 26

1 INTRODUÇÃO

O mercado farmacêutico Brasileiro é de importância elevada ao mundo farmacêutico sendo que o país é o 11º do mundo com 661 empresas atuando em áreas afins. A cadeia de fabricação dos medicamentos começa a maioria das vezes fora do país, com a importação dos insumos farmacêuticos. (ANVISA – revista informativa ed. 59, 2005).

Por representarem o início da cadeia produtiva da indústria farmacêutica, os insumos estão sujeitos a rigoroso controle, afinal a qualidade das matérias primas usadas para fabricar medicamentos pode ser a diferença entre um produto ser eficaz ou não, sendo assim, de acordo com a Resolução RDC nº 210 de 04 de Agosto de 2003, a armazenagem, conservação e manuseio de produtos são componentes essenciais do conjunto de atividades de produção na indústria farmacêutica.

A armazenagem de mercadorias prevendo seu uso futuro exige investimento por parte da organização logística e financeira da empresa. O ideal seria a perfeita sincronização entre a oferta e demanda, de maneira a tornar a manutenção de estoques desnecessários. Entretanto, como é impossível conhecer exatamente a demanda futura e nem sempre os suprimentos estão disponíveis a qualquer momento, deve-se acumular estoques para assegurar a disponibilidade de mercadorias e minimizar o custo total de produção e distribuição. As matérias-primas são materiais básicos e necessários para a produção do produto acabado; seu consumo é proporcional ao volume da produção. Em outras palavras, também podemos dizer que matérias-primas são todos os materiais que são agregados ao produto acabado. O volume real de cada matéria-prima vai depender do tempo de reposição que a empresa leva para receber seus pedidos, da freqüência do uso, do investimento exigido e das características físicas como tamanho e durabilidade, pois a meta em qualquer trabalho na produção do medicamento é proporcionar compostos farmacêuticos com um alto nível de reprodutibilidade e com precisão, de tal maneira que se possam obter resultados dentro dos níveis aceitáveis de erro.

Percebe-se no desenvolver do entendimento da área de produtos farmacêuticos, o quanto é importante a matéria relacionada à atividade de estocagem e armazenamento desses produtos. Dessa forma desperta ao longo do curso, que essa atividade é tão importante quanto as demais. Basicamente, é uma parte do processo que não aparece quando o cliente adquire o produto, mas que, se não for feito uma boa armazenagem, como veremos, ficará o medicamento com a sua qualidade comprometida.

Dessa forma, consegue-se perceber como é importante pesquisar a respeito dessa atividade, dentro do aspecto, medicamentos farmacêuticos. É por isso que esse trabalho visa buscar informações a respeito dessa matéria, que trata especificamente, na amostra desse processo, no controle de qualidade do medicamento fornecido pela indústria de medicamentos.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL

Devido à complexidade dos componentes que envolvem a cadeia produtiva da indústria farmacêutica, é importante conhecer a importância e os cuidados necessários que envolvem e influenciam o atendimento das boas práticas de fabricação. Todo este processo inicia com a aquisição de produtos necessários a produção, envolvendo a fabricação e comercialização.

2.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

- Levantar informações sobre as maneiras de conservação e armazenamento que são ideais, pela qual a matéria prima deve ser conservada.

- Exaltar informações que são imprescindíveis para manter o fluxo normal de abastecimento do estoque.

- Elucidar os mecanismos adjacentes á produção, que também fazem parte da qualidade do produto industrializado.

- Aclarar os processos adequados e específicos sobre a estocagem, assim como, as minúcias que envolvem os mecanismos de precisão e de cuidado.

- Especificar como se mantém a boa qualidade do produto que passa por profissionais de armazenamento e estocagem, e quais as qualidades que se devem exigir de profissionais da área.

3 METODOLOGIA

O método aplicado na elaboração desse trabalho, depois de feitas as pesquisas em periódicos obtidos da base de dados Scielo, Google Acadêmico, além de livros e outros periódicos pesquisados em bibliotecas convencionais sobre o assunto, foi utilizado a seguinte metodologia:

1. Observação – será fase foi realizando uma observação simples na qual foi feito a análise do material de pesquisa da área para se obter informações, com o fim de consubstanciar o tema proposto;

2. Descrição – com toda certeza, todo o experimento precisa ser replicável, ou seja, ter a capacidade de ser reproduzido. Dessa forma, foram usadas descrições por mentes que já pensaram e escreveram sobre o assunto, sendo que algumas foram expostas, observando o cuidado no momento de reproduzir o pensamento, citando as fontes;

3. Explicação das causas – a busca da causalidade nas questões de armazenamento e estoque seguiu condições de aclaramento da idéias pré-concebidas e os caminhos encontrados foram úteis e importantes no conhecimento científico pesquisado:

a) Identificação das causas;

b) Correlação das práticas aplicadas;

c) A ordem dos fatores envolvidos.

4. Controle – fator que envolveu a análise de algumas experiências, sendo que, faz menção á técnica realizada na área de armazenamento e estoque, sendo que, ateve-se naquelas que permitem descartar as variáveis possíveis de mascarar os resultados da pesquisa.

4 DESENVOLVIMENTO

O controle da matéria prima na indústria farmacêutica é subdividida em e etapas: recebimento, armazenagem e distribuição.

Fig. 01 Organograma padrão do fluxo da matéria prima na indústria farmacêutica.

4.1 RECEBIMENTO

A entrada de materiais corresponde a primeira etapa do processo de recebimento, este local deve ser coberto para assegurar a adequada manutenção/conservação dos produtos recebidos e tem como objetivo a recepção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.2 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com