TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo Relatório Psicológico

Por:   •  27/12/2023  •  Resenha  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO PSICOLÓGICO

  1. IDENTIFICAÇÃO

Nome:

Sexo:

Data de nascimento:

Solicitante:

Autor (a):

N° de inscrição do CRP:

 Finalidade: Avaliação Psicológica para a identificação de TDAH

  1. DESCRIÇÃO DA DEMANDA

A senhora ***** procurou atendimento psicológico na Unidade Básica de Saúde Santo Expedito para o filho o paciente *******, onde relatou que este apresenta agressividade, muita agitação, dificilmente se relacionar com os demais pares, batuca as mãos, tem preferências em brincar com carros, não obedece aos comandos a ele direcionado e apresenta dificuldade na fala.

  1. PROCEDIMENTOS

Primeiramente realizou-se a anamnese com a mãe do paciente para saber do histórico familiar da criança, como se deu o desenvolvimento e outras informações essenciais que surgem durante a entrevista, questionários, relatório, observação, musicoterapia, entrevista lúdicas, testes psicológicos, teste de inteligência e escalas para TDAH baseadas em critérios diagnóstico do DSM V – Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais.

Foi utilizado o TDE II, que mapeia a aprendizagem para então aplicar estratégias promotoras de leitura e escrita de maneira mais efetiva.

No total, foram 10 encontros, de 45 (quarenta e cinco) minutos cada, durante abril a novembro de 2023.

  1. ANÁLISE

No primeiro contato mostrou-se bastante interessado nos brinquedos com o que lhe esperava e explorou toda a sala. Nas sessões quando lhe foi destinados alguns comandos demonstrava pouca concentração e perdia rapidamente o foco e logo procura outra atividade. Ainda não sabe as cores e formas. só demonstrava interesse por coisas que não exigisse tanto esforço mental prolongado.

Na área pedagógica segundo o relatório recebido pela escola, Jim apresenta pouco interesse em participar das atividades, é agressivo com os colegas, evita contato com os colegas de classe.

Ao analisarmos a área cognitivo-comportamental, é possível perceber que Y. têm dificuldade na questão do raciocínio lógico, mostrando também um nível baixo no quesito memória visual. A atenção obtém um desempenho significativo apenas quando a atividade é rápida e dinâmica.

  1. CONCLUSÃO

Diante dos dados analisados durante o período de atendimento, é possível concluir que a criança possui dificuldades em relação a atividade que exijam esforço mental prolongado, logo perdendo o interesse.

Dependendo da dificuldade da tarefa, apresenta um nível de atenção baixo, o que pode ser relacionado com sintomas do déficit de atenção e Hiperatividade/Impulsividade, TDAH.

Orienta-se um acompanhamento multidisciplinar e uma atenção especial ao seu desenvolvimento, continuando o acompanhamento psicológico e iniciando o acompanhamento psicopedagógico e fonoaudiólogo pra um bom desenvolvimento.

Também é orientado à escola adaptar o ensino da criança de forma dinâmica, que estimulem a curiosidade e atenção dela. 

Importante ressaltar que é essencial que se estabeleça uma rotina familiar de apoio ao estudo, assim como um maior suporte afetivo para a criança.

23 de novembro de 2023.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (50.8 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com