TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Modelo SCM

Artigo: O Modelo SCM. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  418 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

3) Operação da cadeia de suprimento

Curto prazo (semanal ou diário);

A configuração da cadeia de suprimento é considerada fixa e as políticas de planejamento como já definidas;

Implementar as políticas operacionais da melhor maneira possível;

Explorar a redução da incerteza da demanda e otimizar o desempenho dentro das restrições estabelecidas pela configuração e pelas políticas de planejamento.

Para se superar nos negócios, é preciso adotar um método disciplinado. Aqui estão algumas das melhores práticas para melhorar o seu gerenciamento da cadeia de suprimento:

Benefícios da Implementação do SCM:

A redução dos custos operacionais;

Melhoria da produtividade dos ativos;

A redução do tempo de ciclo;

Redução dos custos de manutenção de estoque, transporte e de armazenagem;

Melhoria dos serviços (entregas mais rápidas e produção personalizada);

Crescimento da receita devido à maior disponibilidade e personalização.

O Outsourcing é outra prática vantajosa do SCM, pois refere-se a estratégia de transferir atividades internas das empresas para fornecedores externos com o objetivo de liberar recursos como patrimônio, infra-estrutura e pessoas para que a empresa concentre seus esforços em suas competências essenciais do negócio, ou simplesmente nas atividades que mais dão retorno. Desta forma, admite-se que a empresa canalize seus recursos em iniciativas que demandem vantagem competitiva.

Fatores Críticos na Implementação do SCM:

A complexidade da implantação do conceito SCM é um dos fatores que explica o fato de poucas empresas o terem implantado até hoje. Os desafios que se apresentam são tanto internos quanto externos. Internamente é preciso “quebrar barreiras” organizacionais para que se adote uma visão sistêmica em que o resultado do grupo seja mais importante do que os resultados das partes. Os resultados buscados pelo SCM não serão completamente alcançados se cada empresa pretender aperfeiçoar seus próprios resultados, em detrimento da integração de seus objetivos e atividades com os das organizações parceiras.À complexidade gerencial envolvida na implantação do SCM, soma-se o fato de que o SCM requer investimentos significativos de tempo e dinheiro e que o retorno deste investimento não se dá automaticamente. Isto acaba por se tornar mais um problema a ser gerenciado, uma vez que é preciso administrar as expectativas de curto prazo dos acionistas e investidores quanto ao retorno do investimento realizado.

Diante do que foi abordado podemos concluir que, se cada organização apenas olhar para as suas operações, corre riscos desnecessários, podendo interromper o fluxo de materiais e aumentar os custos. Uma integração externa à organização remove esse risco e melhora, no conjunto, a cadeia. Esta integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com