TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge E O Executivo

Artigo: O Monge E O Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

O Livro O Monge e o Executivo conta a história de John Daily, um homem de negócios aparentemente bem-sucedido, mas que começou a ter problemas em várias áreas da vida. Relutante, mas vencido pela insistência da mulher Rachel, John resolve participar de um retiro sobre liderança onde encontra um ex-executivo que tinha desaparecido do mundo dos negócios há muito tempo.Tratava-se de Leonard Hoffman, que agora era um dos frades chamado de irmão Simeão e quem iria ministrar as aulas daquela semana.

Toda a historia é contada num mosteiro, através de uma espécie de exílio que por sua vez acontece de forma estruturada e segue uma programação cheia de treinamentos, atividades religiosas e momentos de reflexão, onde a humildade, a atenção e a paciência são os principais ingredientes para um bom aproveitamento de seus participantes.

Simeão nos ensina que os melhores lideres dão direção, apoio, coragem e incentivo, o líder não perde o foco e mantém sua visão do futuro. Se você não mudar a direção terminará exatamente onde partiu, quem quiser ser um líder deve ser servidor, se você quiser liderar, deve servir.

Servir aquele que precisa ser servido, ouvir os que precisam ser ouvidos, ouvir é uma das habilidades mais importantes que um líder pode escolher para desenvolver. Exercer influência sobre os outros que é a verdadeira liderança, está disponível para todos, mas enorme doação pessoal, é preciso ter amor e paciência.

Liderar é diferente de Gerenciar, você gerencia seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos, você não gerencia pessoas, você gerencia coisas e lidera pessoas. Há uma diferença entre Poder e Autoridade, o poder submete o fraco na sua fraqueza, a autoridade motiva ser forte a partir de suas fraquezas.

O Poder é a faculdade forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa da sua posição ou força, mesmo que a pessoa prefira não fazer. A Autoridade é a habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal...

Os líderes verdadeiramente grandes têm a capacidade de construir relacionamentos saudáveis. Para haver um negócio saudável e próspero devem existir relacionamentos saudáveis entre os responsáveis pela organização. Relações desgastadas são o combustível da insatisfação constante, tudo é uma questão de “perspectiva”, para onde você e como você está olhando.

O líder tem a capacidade de fornecer uma nova visão sobre nós mesmos, o líder é alguém que identifica e satisfaz as necessidades legítimas de seus liderados e remove todas as barreiras, para liderar você deve servir, os escravos fazem o que os outros querem, os servidores fazem o que os outros precisam.

O líder deve incentivar e dar boas condições para as pessoas se desenvolverem, é a lei da colheita, você colhe o que planta, só boas intenções não bastam, boas ações menos ação é igual a nada... só quando as intenções estiverem de acordo com as nossas ações é que nos tornaremos líderes coerentes.

Para liderar com autoridade você deve servir com:

- Paciência: mostrar autocontrole;

- Bondade: dar atenção, apreciação, incentivo;

- Humildade: ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância;

- Respeito: tratar as pessoas bem porque elas são importantes;

- Abnegação: satisfazer as necessidades dos outros;

- Perdão: esquecer do ressentimento quando enganado;

- Honestidade: ser livre de engano;

- Compromisso:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com