TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monge e o Executivo. Resenha

Resenha: O Monge e o Executivo. Resenha. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/6/2013  •  Resenha  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 3

O Monge e o Executivo

Resenha

Ao nos depararmos pela primeira vez com a obra O Monge e o Executivo do escritor James C. Hunter, logo nos perguntamos o que um monge e um executivo têm a ver um com o outro. Por meio de uma narrativa simples e empolgante, o livro narra à história de John Daily, um executivo bem sucedido, técnico voluntário de um time de beisebol, casado e pai de dois filhos. John, durante aproximadamente 25 anos, sonhava com ele correndo em um cemitério, quando de repente se esbarra com um homem vestido com um manto negro dizendo: Ache Simeão, Ouça-o! Durante muitas noites esse foi o sonho que o fazia acordar suando frio.

Aparentemente John tinha uma vida muito boa estável, más só aparentemente.

Com o passar do tempo John começou a perceber que estava se deparando com certos problemas na empresa e com sua família. Vendo isso, sua esposa, Rachel lhe deu a idéia de John procurar o Pastor da igreja para ajudá-lo. Após isso, foi procurar o Pastor que o disse para se afastar um tempo de sua empresa e passar um tempo em um mosteiro que ficava próximo ao lago Michigan. O pastor mencionou que um dos frades do mosteiro seria Leonard Hoffman, um ex-executivo muito conceituado nos Estados Unidos, o que chamou muito a sua atenção e despertou uma curiosidade de conhecer esse mosteiro.

John Daily vai ao mosteiro. Chegando lá, o que mais ele queria saber era onde estava Len Hoffman. Ficou espantado em saber que a aproximadamente há dez anos o reitor tinha nomeado Len Hoffman de Irmão Simeão.

Neste retiro espiritual, outras seis pessoas que, assim como John, eram líderes em suas respectivas áreas de atuação, participariam do retiro. São eles: Lee – um pregador, Greg – um sargento do Exército, Teresa – diretora de uma escola, Chris – treinadora do time de basquete da Universidade Estadual de Michigan, e Kim – uma enfermeira.

Durante uma semana, todas essas pessoas irão vivenciar uma experiência inesquecível, coordenada por Simeão, um frade sereno e sábio na arte da liderança. A cada dia, muitas lições são aprendidas, mas também muitas dúvidas surgem sobre como aplicar tais conhecimentos na vida real.

Ensinamentos

Durante as aulas ministradas, o debate inicial foi sobre a diferença entre poder e autoridade, e o conceito de liderança. Na continuidade discutiram sobre o velho e o novo paradigma, como não ter o cliente como inimigo, mas como aliado. Foi colocada a questão dos modelos de liderança dos quais Len acredita que a autoridade sempre se estabelece ao servir aos outros e sacrificar-se por eles, e isso trouxe a reunião questionamentos sobre o ato de amar, que, na visão de um líder, deve ser traduzido pelo comportamento e pela escolha, na união do falar e do fazer, deixando de lado o sentimento.

Mais conhecido como Amor Agapé, a bondade, o respeito e a paciência são uma de suas principais características. Sinônimo de liderança, este conceito, aqui, significa o que você faz e não o que você sente, ou seja, você pode odiar uma pessoa mais pode agir com amor. Sobre o ambiente foi ressaltada a importância do bom cultivo para uma boa colheita, que só podemos colher os frutos que plantamos, e que no âmbito profissional o ambiente de trabalho tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com