TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Literária - O Monge E O Executivo

Artigos Científicos: Resenha Literária - O Monge E O Executivo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/9/2013  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  633 Visualizações

Página 1 de 5

O livro “O Monge e o Executivo” narra as experiências de John Daily, um homem bem sucedido, casado há 18 anos com Rachel, pai de John Jr e Sara, aparentemente viviam de maneira confortável e feliz. Porém sem que ele se desse em conta sua vida se desestruturou, com problemas no trabalho, em sua família e até mesmo com o time de beisebol em que era treinador.

Após uma conversa com o pastor a pedido de sua esposa ele decide ir a um retiro espiritual de sete dias, vendo isso como um sacrifício para agradar a sua amada e pensando apenas em encontrar um ex-executivo de sucesso de uma das maiores empresas dos Estados Unidos da América, Leonard Hoffman chamado no mosteiro de Frade Simeão. Para John esse nome “Simeão” o intrigava pelas coincidências, pois o acompanhara desde o seu batismo até em seus sonhos.

O tema do retiro era voltado à essência da liderança, participando dele John e outras cinco pessoas também líderes em suas funções, sendo ministrado em aulas diárias por Simeão com o objetivo de ajudar o grupo a colocar as idéias no lugar e descobrir as causas das dificuldades em desempenhar seus papéis.

O personagem do frade procura deixar claro que liderança e gerência são coisas diferentes. Enquanto gerência costuma funcionar somente num certo período de tempo e define-se como gerenciar coisas e não pessoas, liderança é equivalente a influenciar pessoas a trabalhar entusiasmadas para um objetivo comum sendo que esta é a longo prazo, estimando um resultado final satisfatório a todos os envolvidos, chefe, empregado, empresa e cliente.

Seguindo esse contexto, relata-se que é preciso compreender poder e autoridade, explicitando que poder é uma faculdade de forçar as pessoas a fazer a vontade de outrem mesmo elas preferindo não a fazer, e já autoridade como uma habilidade de levar as pessoas a fazer espontaneamente a vontade do outro por causa de sua influência pessoal.

O autor destaca que a chave para a boa liderança é executar as tarefas à medida que se constroem os relacionamentos, pois não há liderança sem eles e para que isso de fato aconteça um líder deve ser parceiro, honesto, comprometido, ter respeito, pedir ajuda quando achar necessário e acima de tudo transmitir confiança, ela é a cola dos relacionamentos.

No que se diz respeito à arte de ouvir é abordado a importância de ser um bom ouvinte, mostrando que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar mensagens negativas e desrespeitosas o que deixa claro que a mente está ocupada com a resposta e chamando atenção para o fato de que se não se ouve não valoriza-se a opinião alheia.

Através de Simeão o autor ressalta que os melhores sentimentos da vida, como a alegria, são totalmente gratuitos e que os bens materiais nem sempre vem acompanhados de felicidade.

No segundo capítulo, James Hunter fala sobre o que são paradigmas demonstrando a necessidade de desafiá-los. Exemplificando a pirâmide da Administração que precisa ser modificada para a melhora no sistema de liderança, visando remover obstáculos, destacando que o cliente é o foco e deve ser o mais satisfeito, pois é através dele que a empresa terá sucesso, logo, o patrão ficará feliz com o desempenho de seus subordinados.

O autor abre uma discussão a respeito das necessidades e vontades citando a hierarquia das necessidades humanas, ou seja, a pirâmide de Maslow, afirmando que o líder deve identificá-las e satisfazê-las até certo ponto, percebendo as diferenças entre elas.

Segundo ele um líder deve servir e dá o exemplo de Jesus Cristo que mesmo sem ter poder influenciou e influencia pessoas do mundo inteiro que nunca coagiu ninguém para que o seguisse, sendo assim o resultado do seu sacrifício.

Ainda nesse contexto James Hunter traz em sua abordagem que as intenções pouco significam se não forem acompanhadas por ações e de acordo com ele as intenções somadas às ações concretizam a vontade.

No quarto capítulo do livro fala-se sobre o verbo mostrando como fator mais importante dentro da liderança o amor ágape definido por ele como o ato de se colocar a disposição dos outros, identificando e atendendo as necessidades. Trata-se de uma liderança “amorosa” em que o amor refere-se a comportamento, estimulando a construção de novas realidades. Assim liderança esta diretamente ligada ao amor. Hunter ressalta ainda que comportamentos positivos produzem sentimentos positivos.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com