TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monitoramento e Amostragem da Água

Por:   •  27/4/2022  •  Resenha  •  971 Palavras (4 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 4

Conteúdo: Amostragem e monitoramento

Capítulo 2: Planejamento de amostragem
Capítulo 6: Amostragem de água bruta e sedimentos
Capítulo 7: Amostragem de águas para abastecimento público
Capítulo 8: Amostragem de efluentes líquidos

PLANEJAMENTO DE AMOSTRAGEM

A caracterização dos corpos aquáticos é uma tarefa complexa que envolve diferentes variáveis, para as quais é preciso estabelecer planos de amostragem que se ajustem aos objetivos dos estudos a serem desenvolvidos, além de levantar os dados existentes da área de influência a ser estudada e ter um reconhecimento da mesma.

Etapas principais para o planejamento de programas de amostragem

[pic 1]

É preciso desenvolver planos de amostragem que sejam representativos aos corpos de água, levando em consideração:

  1. Os usos preponderantes da água: consumo humano, preservação da vida aquática, irrigação e dessedentação de animais; abastecimento industrial, recreação entre outros.
  2. A natureza ou classificação da amostra: água bruta, tratada ou residuária; superficial ou subterrânea; interior ou costeira; doce, salobra ou salina).
  3. Os parâmetros de caracterização da área de estudo: parâmetros físicos, químicos, microbiológicos, biológicos, toxicológicos e radiológicos, variabilidade espacial e temporal.
  4. Informações sobre a área de influência: Levantamento de estudos já realizados no local, elaboração de croqui com a localização dos possíveis pontos de coleta, visita à área de estudo para georreferenciamento dos locais, verificação das vias de acessos, possíveis limitações ou interferências.
  5. Local e pontos de coletas: Os objetivos determinam os locais e pontos de coleta.
  6. Apoio operacional: Os veículos, embarcações, equipamentos, frascaria, material de preservação e acondicionamento de amostras devem estar disponíveis em quantidade e qualidade adequada.
  7. Capacidade analítica laboratorial
  8. Recursos financeiros e humanos

Classes de amostras a serem coletadas:

  1. Amostras de água tratada.
  2. Amostras de água bruta
  3. Amostras de água residuária.
  4. Amostras de solo, sedimento, lodo, material sólido de dragagem, resíduo sólido e semi-sólido em geral.
  5. Amostras de materiais biológicos.

Tipo de amostragem:

  • Amostra simples (pontual ou instantânea): é aquela coletada em uma única tomada de amostra, num determinado instante, para a realização das determinações e ensaios. É obrigatória para os parâmetros cujas características alteram-se rapidamente ou não admitem transferência de frasco (sulfetos, oxigênio dissolvido, solventes halogenados, óleos e graxas, microbiológicos).
  • Amostra composta: é constituída por uma série de amostras simples, coletadas durante um determinado período e misturadas para constituir uma única amostra homogeneizada.
  • Amostragem integrada: é aquela realizada com amostradores que permitem a coleta simultânea, ou em intervalos de tempo o mais próximo possível, de alíquotas que serão reunidas em uma única amostra.

AMOSTRAGEM DE ÁGUA BRUTA E SEDIMENTO

Geralmente a amostragem em rios, riachos e pequenos cursos d’água é feita a montante e a jusante das fontes poluidoras, convém evitar a coleta de amostras em áreas onde possa ocorrer estagnação da água e em locais próximos à margem interna das curvas.

Recomenda-se que:

  1. A coleta de água seja realizada antes da coleta de sedimentos.
  2. Os primeiros frascos a serem preenchidos de água do local devem ser direcionados aos ensaios microbiológicos, biológicos e aos que não podem sofrer aeração.
  3. Coletar a água superficial (primeiros 30cm da lâmina d’água), antes da amostra em profundidade (abaixo dos 30cm superficiais e acima de 1m do fundo).

AMOSTRAGEM DE ÁGUAS PARA ABASTECIMENTO PÚBLICO

Para definição dos locais de amostragem e ensaios a serem analisados em um sistema de tratamento de água para consumo humano é necessário o conhecimento das etapas da produção.

A frequência, o número mínimo de amostras, os locais, os parâmetros a serem analisados e os valores máximos permitidos, são definidos pela legislação vigente.

Coleta em estação de tratamento de água (ETA)

São feitas coletas na estação de tratamento de água (ETA) para o controle das condições de operacionalidade da estação e consequente caracterização da qualidade da água produzida. Os pontos de tomada de amostras geralmente estão disponíveis no laboratório da estação e acontecem no decorrer do processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (93.5 Kb)   docx (48.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com