TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Monopólio x Oligopólio

Por:   •  22/9/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 3

3) Confronte o monopólio com o oligopólio. Mostre as características de cada estrutura de mercado e o modo como o preço é fixado em cada uma delas.

A estrutura de mercado denominada monopólio é o extremo oposto da concorrência perfeita, uma vez que sua característica principal é a existência de uma única empresa vendendo um produto que não possui substitutos próximos. Isto é, temos um único empresário dominando inteiramente o mercado, onde não há produto substituto ou concorrente. 

Como apenas uma única empresa detém a exclusividade da mercadoria, ela determina o preço de equilíbrio de acordo com a sua capacidade de produção. Se a empresa monopolista aumentar a oferta, o preço de mercado diminuirá; se reduzir a

oferta, o preço de mercado aumentará. No monopólio, não é possível a entrada de novas empresas no mercado. As barreiras que impedem a entrada de novas firmas são: monopólio puro ou natural (no qual o mercado, por suas próprias características, exige elevado volume de capital; patentes (direito único de produzir o bem); controle de matérias primas básicas; e monopólio institucional ou estatal (protegido pela legislação, normalmente em setores estratégicos ou de infraestrutura).

Uma hipótese implícita no comportamento do mercado monopolista é que ele não acredita que os lucros elevados que obtém a curto prazo possam atrair concorrentes (uma vez que existem barreiras que impedem a entrada de novas empresas), ou que os preços elevados possam afugentar os consumidores, ou seja, acredita que, mesmo a longo prazo, permanecerá como monopolista. Desta forma, os lucros extraordinários permanecem também no longo prazo no mercado monopolizado, devido à barreira de entrada.

Por sua vez, o oligopólio é uma estrutura de mercado intermediária entre o monopólio e a concorrência perfeita. Nesta estrutura, temos um pequeno número de empresas que dominam a oferta de mercado. Pode ser definido de duas maneiras: oligopólio concentrado (pequeno número de empresas no setor) e oligopólio competitivo (pequeno número de empresas domina um setor com muitas empresas). Ademais, os oligopólios podem funcionar com produtos diferenciados (automóveis) ou com produtos homogêneos (alumínio, cimento).

Como temos a existência de empresas dominantes no mercado, elas têm o poder para fixar preços de venda, fazendo com que os consumidores tenham baixo poder de reação à alteração de preços. Isso ocorre basicamente devido à existência de barreiras à entrada de novas firmas no setor. Logo, a longo prazo os lucros extraordinários permanecem, pois as barreiras à entrada de novas firmas no mercado continuarão a existir.

Ademais, no oligopólio, podemos encontrar duas formas de atuação das empresas: através da concorrência entre si, via guerra de preços; ou através da formação de cartéis. O cartel é uma organização (formal ou informal) de produtores dentro de um setor que determina a política de preços dos produtos e a repartição do mercado para aquelas firmas que a ele pertence. Ainda assim, as empresas poderão competir entre si, mas não mais pelo preço, e sim por outros fatores como qualidade, atendimento, marketing, etc. Com o preço determinado pelo cartel, os consumidores finais não terão a possibilidade de escolha e acabarão consumindo seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (30.7 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com