TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O MÉTODO PREVENTIVO E DE COMBATE A INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES

Por:   •  27/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  3.091 Palavras (13 Páginas)  •  82 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ÚNICA

JHONNY BARBOZA DIAS

MÉTODO PREVENTIVO E DE COMBATE A INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES

CORDEIRO - RJ

2022

FACULDADE ÚNICA

JHONNY BARBOZA DIAS

MÉTODO PREVENTIVO E DE COMBATE A INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES

Artigo Científico apresentado à Faculdade Única, como parte das exigências para a obtenção do título de especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho.

CORDEIRO - RJ

2022


MÉTODO PREVENTIVO E DE COMBATE A INCÊNDIOS NAS EDIFICAÇÕES

 Jhonny Barboza Dias

RESUMO

O Brasil é o terceiro país com o maior número de mortes por incêndio, de acordo com dados oficiais do governo, divulgados em 2021. A nação teve uma média de 267 mil incêndios registrados, incluindo ocorrências florestais e residenciais.  Um dado alarmante, que vem sendo noticiado amplamente pela mídia com mais de duas mil reportagens sobre a temática. Desta forma, o presente artigo elegeu como objetivo geral compreender os métodos preventivos e de combate ao incêndio por meio da citação das normas reguladoras, bem como a compreensão de sua importância e aplicabilidade. E, ainda, reconheceu a precariedade dos imóveis, assim como a falta de verbas e de políticas públicas voltadas para a manutenção das edificações e equipamentos de segurança. Concluiu-se a necessidade de medidas preventivas de combate a incêndio, com a intenção de fomentar uma cultura e comportamento preventivos por meio da aplicação de condutas corretas e pertinentes a necessidade e urgência de sistemas de contingência do fogo. Os sistemas devem ser realizados com muito cuidado e zelo, por profissionais especializados que protejam a vida de todos os cidadãos.

Palavras chave: Engenharia Civil. Segurança do Trabalho. Prevenção ao Fogo. Manutenção de equipamentos. Incêndio nas edificações.

Introdução

Desde os tempos mais remotos, o elemento fogo foi essencial a sobrevivência humana, sendo utilizado desde a pré-história para diversos fins, tanto para o cozimento de alimentos como para a fabricação de materiais, armas e objetivos úteis a vida doméstica e profissional (SANTOS DINIZ; SANTOS E CORREA, 2019). Entretanto, o mesmo elemento que constrói, aquece e alimenta é capaz de destruir, machucar e ceifar vidas.

Nos últimos anos, o Brasil assistiu por meio dos meios de comunicação de massa a diversos episódios envolvendo acidentes com incêndios, ocasionado por uma quantidade de fogo que não pôde ser extinto, extremamente perigoso e ocasionado de maneira repentina e inesperada. No entanto, existem diversas formas de combater e prevenir o fogo. Monitoramento diário, realizado pelo Instituto Sprinkler Brasil, contabilizou 2.301 reportagem sobre a temática, em 2021. Um aumento de 85,2% em relação ao ano anterior, 2020, quando foram registradas 1244 notícias (JRS, 2022).

Ao longo da história do Brasil, alguns acidentes infelizes ficaram registrados na memória popular dos brasileiros, com impactos negativos envolvendo um grande número de vítimas: Gran Circus (1961-Niterói, RJ); Edifício Andraus (1972 – São Paulo, SP); Edifício Joelma (1974 – São Paulo, SP); Lojas Renner (1976 – Porto Alegre, RS); Edifício Grande Avenida (1981-São Paulo); Favela de Cubatão (1984, Cubatão-São Paulo); Edifício Andorinha (1986- Rio de Janeiro); Creche Uruguaina (2000- RS); Canecão Mineiro (2001- Belo Horizonte-MG); Boate Kiss (2013 – Santa Maria- RS); Creche Gente Inocente (2017 – Janaúba - MG); Museu Nacional (2018- Rio de Janeiro), entre outros (VELHANO, 2020).

Mesmo assim, é cada vez mais evidente a ideia de se ter uma edificação segura, cumprindo as normas e exigências legais - tanto em nível federal, quanto estadual e municipal. Importante verificar a qualidade e viabilidade dos equipamentos necessários; efetuar as manutenções periódicas e condutas adequadas em caso de focos de incêndio.

Diante destes fatos, é oportuno trazer a inquietação que motivou esta pesquisa: quais são os métodos preventivos e de combate ao incêndio nas edificações? As normas, leis e instruções técnicas dos órgãos competentes são seguidas? Qual é a importância e eficácia das medidas preventivas?

Desta maneira, o presente artigo elegeu como objetivo geral compreender os métodos preventivos e de combate ao incêndio nas edificações, no Brasil. Para tanto, desenvolveu os seguintes objetivos específicos: (1) Citar normas, leis e instruções técnicas do corpo de bombeiros a serem seguidas no estado do Rio de Janeiro; (2) Compreender a importância de se manter as exigências normativas de um sistema de combate a incêndio eficaz, assim como a importância de se manter os equipamentos de segurança em perfeitas condições de uso e (3) Reconhecer a precariedade dos imóveis, assim como a falta de verbas e de políticas públicas voltadas para a manutenção dos mesmos, versus a aplicabilidade das normas de segurança.

O artigo justifica-se pela relevância e constante necessidade em se observar quais as normas, leis, instruções técnicas e decretos que devem ser considerados para o combate ao incêndio nos imóveis comerciais e residenciais, bem como analisar quais as documentações devem ser emitidas pelos engenheiros e apresentadas aos órgãos de fiscalização competentes a fim de conquistar a liberação do alvará de funcionamento.

Desenvolvimento

A preocupação com o desempenho das tarefas profissionais e a sua devida seguridade é muito antiga. Neste sentido, torna-se importante destacar que o médico Bernadino Ramazzini ficou reconhecido como o patriarca da medicina do trabalho, pois em 1700 publicou o livro “As doenças dos trabalhadores”, tornando-se uma referência até a atualidade. O conteúdo descreve 54 ocupações e os riscos relacionados a cada uma delas (ANAMT, 2020).

Com o passar dos anos, e, sobretudo, com o advento da Revolução Industrial surgiu uma obrigação de adotar práticas e métodos que proporcionassem segurança aos trabalhadores. Com a implantação das máquinas a vapor, houve crescente oferta de mão de obra, entretanto, os índices de acidentes e doenças aumentaram consideravelmente (DEHER, 2004).

E, da mesma maneira, que a demanda de trabalho aumentou, houve um crescimento populacional em centenas de cidades, em todo o mundo, contribuindo para o fomento de populações, e esta tendência veio mantendo-se ao longo dos anos, com registros de populações com mais de 10 milhões de habitantes. Estas cidades grandes construíram centros urbanos com espaços cada vez mais reduzidos, em ocupações, que na maioria das vezes, reúnem complexos residenciais, comerciais, de convivência, lazer, entretenimento, entre outros múltiplos serviços (DUARTE; ONO; BENTO, 2021).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (115.9 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com