TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Nascimento Da Educação Infantil

Trabalho Universitário: O Nascimento Da Educação Infantil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

O termo escola deriva do latim “schola” e refere-se ao estabelecimento onde se dá qualquer gênero de instrução. Também permite fazer alusão ao ensino que se dá ou quase recebe, ao conjunto do corpo docente e discente de um mesmo estabelecimento escolar, ao método, ao estilo peculiar de cada docente para ensinar, à doutrina, aos princípios e ao sistema de um autor. http://conceito.de/escola

A educação infantil é a primeira etapa da educação básica onde se trabalha a estruturação/desenvolvimento da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, proporcionando a ampliação de experiências e conhecimentos. Abrange crianças de 0 a 6 anos de idade, sendo ofertada de 0 a 3 anos em creches e de 4 a 6 em pré-escolas.

As creches e pré-escolas são estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças por meio de profissionais com a formação específica, legalmente determinada.

Essa primeira fase de estimulação das crianças contribui muito para o aprendizado futuro. Desenvolvendo as capacidades motoras, afetivas e de relacionamento social, além do desenvolvimento da autonomia para a descoberta de interesses e desejos próprios.

No mundo:

O papel das crianças na antiguidade era definido pelo pai, a criança era vista como um ser incapaz.

A partir do convívio com os adultos é que adquiria conhecimentos para a vida.

Na Idade Média era muito comum o assassinato de bebês por seus pais; ato praticado por famílias pobres que possuíam muitos filhos e não tinham como criá-los e alimentá-los. No caso das das deficientes e das meninas, eram mandadas para prostíbulos para não serem mortas, em outros casos, (as pobres) eram abandonadas ou vendidas.

Com a ascensão do cristianismo, o modo de lidar com as crianças mudou, apesar da mudança ter sido um processo lento.

A partir do século XVIII, a visão de criança pelos pais começa a mudar e estes passam a dar mais atenção à área afetiva e social da criança.

No Brasil, durante o século XIX, as creches, internatos e asilos foram criados com a finalidade de atender crianças pobres e os filhos de escravos. Outra solução encontrada para solucionar este problema foi a criação de jardins-de-infância, que já existiam na Europa.

Em 1875 surge o primeiro jardim de infância particular no Brasil, fundado por Menezes Vieira no Rio de Janeiro, apesar de sua escola atender a alta aristocracia da época, Menezes defendia que os jardins de infância deveriam dar assistência às crianças negras libertas pelo ventre livre e às com pouca condição econômica.

Portanto, no Brasil, as creches populares serviam para atender não somente os filhos das mães que trabalhavam na indústria, mas também os filhos das empregadas domésticas. E a educação era de caráter assistencialista, apenas tinha o foco em cuidar da criança, higienizar e educar a criança.

Com a regulamentação do trabalho feminino em 1932 as creches em empresas com mais de 30 funcionárias passam a ser de caráter obrigatório. Esta medida integra-se a Constituição de 1988 no que se refere à educação infantil, que prevê creches gratuitas para crianças de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com